Alimentos que não são bacanas: gelatina de caixinha


comidinhas da maite

Por Camila Granato

Oi pessoal. Hoje vamos encerrar a série de posts sobre alimentos que não são bacanas para os menores de 2 anos. Nestes posts falamos sobre muitas coisas que são “vendidas” como legais e saudáveis, mas que se dermos uma segunda olhadinha não é bem assim.

A ideia dessa série foi nos tornar um pouco mais críticos sobre o que as propagandas nos dizem e sobre o que realmente faz bem. A verdade é que nunca um industrializado será melhor que um alimento fresco. E sim, sabemos que a rotina de quem tem filhos é “de pirar” e que as vezes acabamos recorrendo a estas soluções por parecerem mais fáceis.

Mas a lição que gostaria deixar disso tudo é que existem sim, maneiras muito fáceis de fazer essas substituições e que são infinitamente mais saborosas também. E se tem uma coisa que temos que priorizar nessa fase é a construção do paladar. Esse é um legado que você vai deixar pra vida e pra saúde do seu filho.

O alimento de hoje não é muito diferente dos que falamos antes. Até porque eu nem classificaria como alimento, porque não agrega em nada. Até o colágeno que pode ser que alguém use de justificativa não compensa pela quantidade de corante e açúcar. Ou seja, gelatina de caixinha e basicamente isso: açúcar e corante.

Lá em casa eu não apresentei ainda a gelatina. Até porque não tenho hábito e acho com gosto de suco de pacotinho, ou seja, gosto de nada. Mas se esse não é o seu caso, que tal tentar uma versão mais saudável utilizando agar-agar ou gelatina incolor? Essa vai ser a receitinha da semana.

receitinhas da semana

Gelatina que não faz mal

Ingredientes

1 pacote de gelatina incolor

500 ml de suco de fruta natural

Como fazer

A gelatina incolor, ao contrário da gelatina de pacotinho, não deve ser dissolvida. Ela deve ser hidratada. Como fazer isso? Coloque num recipiente que possa ir ao microondas 1 envelope de gelatina + 6 colheres de sopa de água gelada. Misture bem até ficar em consistência de pasta.  Em seguida leve ao microondas em potência alta por 10 segundos. Se ela não ficar liquida, porque a potência do microondas pode variar, deixe mais 5 segundos. Mas atenção, não pode ferver!

Depois de ter feito essa etapa “ super complexa” , basta bater no liquidificador a gelatina com o suco natural da sua preferência. Leve à geladeira por no mínimo 2h. Assim que ficar durinho chegou a hora de servir.

Dica: você pode colocar em formas divertidas. Para desenformar basta colocar água quente num recipiente e mergulhar a forma (não a gelatina) por alguns segundos. Solta muito mais facilmente!

gelatinas divertidas

Gelatina saudável e divertida

 

Dica 2: Se quiser fazer uma mousse delícia, diminua 100 ml do suco e adicione um copo de iogurte natural.

Beijos e até a próxima!

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 1 ano e 8 meses. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Quer falar com Camila Granato? 

Escreva para comidinhasdamaite@maepirada.com.br

Você também vai curtir:

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

26 Comments

  1. Acompanho e tenho gostado bastante dos seus posts, Camila!
    A receita dessa semana veio de encomenda para a Dona Duda!
    Obrigada!

    Post a Reply
    • Oi Marcela!
      Fico super feliz em te dar uma opção mais bacana para a pequena Duda! Depois me diz o que ela achou viu?!
      Beijos

      Post a Reply
    • Ah Carol, fico feliz em te dar uma alternativa pro pequeno experimentar novos sabores!
      Bjs

      Post a Reply
  2. Gente que parceria maravilhosa!!!! To tentando tirar o danone da minha filha, por isso tenho feito gelatina…. Muito obrigada! !!

    Post a Reply
    • Suzana, faz a versão mousse e vai apresentando. Ela vai gostar, tenho certeza.
      Depois me conta!
      Bjs

      Post a Reply
  3. Queria muito tirar uma dúvida com VC, que tem tantos bebês sobre uma coisinha, tem algum e-mail pra contato? Juro ser coisa rápida!

    Post a Reply
  4. Ameiiiiii a dica da gelatina!
    Vou experimentar amanhã!
    Depois conto como foi a experiência!

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook