Causas da prisão de ventre em crianças

Seu filho tem prisão de ventre? Isso ocorre quando há eliminação de fezes com dor ou dificuldade, aumentando o intervalo entre as evacuações. Mas fique tranquila, porque na maioria dos casos não há nenhuma doença no intestino. É o que afirma a gastropediatra Dra. Mariana Deboni.

A médica faz o alerta para situações especiais que podem causar o problema de forma súbita. Então, não é preciso se apavorar se isso acontecer! Vamos ver quando, de uma hora pra outra, o intestino da turminha pode ficar “preguiçoso”?

Mudanças na dieta: muito comuns quando há a introdução de novos alimentos e troca de leite materno por fórmula.

Infecções febris agudas: nessa fase a criança tende a ficar sem apetite e beber pouca água. Dessa forma, as fezes se tornam mais consistentes.

Retirada das fraldas: quando a retirada é feita de forma precoce, os padrões bizarros de evacuação podem surgir. Lembre-se que não há uma idade mágica para o treinamento. O desfralde é uma conquista da criança.

Mudanças bruscas na rotina: viagem, troca de escola, mudança de casa.

Indisponibilidade de banheiro: cuide para que seu filho tenha sempre acesso a um vaso sanitário limpo. Jamais ensine que usar o banheiro fora de casa é sujo ou ruim. Essas crenças acabam acompanhando a gente por toda a vida.

Adiamento involuntário da defecação: as crianças são muito ocupadas com suas brincadeiras e não gostam de perder tempo no vaso sanitário. Esse comportamento que inicialmente é voluntário, rapidamente torna-se inconsciente e pode atrapalhar muito a vida do seu filho.

O que fazer nesses casos? “A correção exige tratamento prolongado com a ajuda de sua pediatra ou gastropediatra”, afirma a médica. Então, o melhor é sempre procurar ajuda profissional, porém as mamães já podem ficar mais tranquilas, pois os casos apresentados acima não costumam ser graves. Boa sorte pra nós!

Colaboração: Dra. Mariana Deboni, gastropediatra.

– Médica especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

– Médica especialista Gastroenterologia Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria

– Médica da unidade de Gastroenterologia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

– Pediatra do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês em São Paulo.

– Médica consultora da FPIES Brasil

Você também vai curtir:

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook