Doutora Mamãe: a dieta da mamãe que amamenta

Por Amanda Amaral, a Doutora Mamãe!

DOUTORA MAMAE REDUZIDA

Olá, mamães!

Quando estamos amamentando, várias dúvidas começam a surgir e uma delas é sobre o que podemos comer nesse período.

O ideal é que a alimentação seja o mais saudável e equilibrada possível. Algumas dicas para o seu cardápio:

– Abuse das frutas, legumes, verduras e cereais.

– Evite o excesso de gordura saturada, presente na fritura, por exemplo.

– Fique atenta ao famoso cafezinho. O excesso deve ser evitado pois a cafeína passa para o leite.

– Beba muita água. Tome o suficiente para saciar sua sede (que vai ser muita!) e deixar sua urina clara, garantindo assim que você está bem hidratada. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto, principalmente quando for amamentar.

Mas não se preocupe em ter uma dieta radical, até porque isso pode se tornar um motivo de desânimo na amamentação, então se permita comer uma guloseima de vez em quando. A amamentação é um gesto de amor e pode ser algo leve e prazeroso para você.

E lembre-se, a mamãe que amamenta não deve ingerir bebida alcoólica.

Alguns alimentos são popularmente conhecidos por aumentar a produção de leite, como a canjica e a cerveja preta, mas não há comprovação científica de que isso seja verdade. O principal estímulo para a produção de leite materno é o bebê sugar bem, esvaziando o peito e ser amamentado em livre demanda.

Alimento na mamãe x cólica no bebê

Mais um benefício do aleitamento materno: de fato, o bebê que está em aleitamento materno exclusivo tem menor chance de ter cólica, quando comparado ao bebê em uso de fórmula infantil.

Alguns alimentos são evitados pelas mamães por aumentar a cólica no bebê, como o feijão e o repolho por exemplo, mas não há estudos que comprovem essa informação.

Existem estudos científicos que observaram a diminuição da cólica do bebê em aleitamento materno exclusivo quando a mãe excluiu o leite de vaca da dieta.

⇒ Não se esqueça: Você é a pessoa que melhor conhece seu filho, por isso observe se algum alimento que você costuma ingerir pode estar causando desconforto no seu bebê e converse com o pediatra.

Um beijo,

Amanda

DOUTORA MAMAE IMAGEM

Amanda Amaral é pediatra, mãe do Gustavo e autora do blog Doutora Mamãe, também com uma linda página no Facebook! É um prazer ter você conosco, Amanda!

“VAI TRABALHAR, MAMÃE?”

WORKSHOP GRATUITO!

banner-empreenda-em-casa-jpeg

 

Você também vai curtir:

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook