Doutora Mamãe: Amor antes da primeira vista

Por Amanda Amaral, a Doutora Mamãe!

DOUTORA MAMAE REDUZIDA

A relação mãe-pai-bebê começa no período da gravidez em que os pais começam a interagir com o filho e amá-lo, antes mesmo do nascimento.

A partir da sexta semana de gestação, aquele ser tão pequenininho já demonstra capacidade de audição, podendo reconhecer a voz dos pais e os batimentos cardíacos de sua mãe. Além disso, o bebê também é capaz de captar as emoções de sua mãe, fazendo com que o bem estar físico e emocional da gestante sejam essenciais para um adequado crescimento e desenvolvimento fetal.

A exposição à música também parece ter um impacto sobre o feto. Há relatos de bebês que se acalmam ao escutar músicas que estavam habituados a ouvir durante a gravidez, mas não há nenhuma pesquisa que indique que essa apreciação musical precoce perdure.

Interagir com o filho antes do nascimento, conversando com ele, imaginando suas características e sentindo seus movimentos, ajuda na construção de um relacionamento saudável com a criança. Por isso, converse sempre com seu bebê, mesmo que possa parecer estranho falar com a “barriga”. Lembre-se que ali está o seu melhor presente, capaz de despertar o maior amor do mundo.

O papai “grávido”

O pai não carrega o filho no ventre, nunca o amamenta e só ocasionalmente permanece ao lado dele por tanto tempo quanto a mãe. No entanto, o papel do pai na gravidez tem sido cada vez mais valorizado, visando formar um vínculo pai-filho tão forte quanto o vínculo mãe-filho.

O papai deve compartilhar os sentimentos e manter um contato com seu filho através de carinho na barriga da mamãe e da comunicação verbal. Além disso, ser o mais participativo possível nas decisões que envolvam o bebê.
A mãe pode ajudar o companheiro a participar cada vez mais, e não deixar que ele se sinta excluído.

E vale lembrar que o pai deve ser sempre paciente com a gestante. As alterações hormonais a tornam mais instável e sensível, mas uma boa notícia: são transitórias.

Um beijo,
Amanda

 

DOUTORA MAMAE IMAGEM

Amanda Amaral é pediatra, mãe do Gustavo e autora do blog Doutora Mamãe, também com uma linda página no Facebook! É um prazer ter você conosco, Amanda!

PARA MÃES EMPREENDEDORAS!

banner-empreenda-em-casa-jpeg

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook