Gravidez gemelar (ou múltipla): por onde começar?

Você descobriu que está grávida de gêmeos ou múltiplos? Não sabe ainda por onde começar? Quais as primeiras providências? No início da gravidez, não há muito a fazer. Ainda é cedo pra comprar roupinhas, mamadeiras, carrinhos… Mesmo porque não sabemos nem o sexo dos bebês.

Mas o que fazer nessa fase inicial, quando a ansiedade parece consumir cada minuto do nosso dia? Minha dica é: leia bastante sobre a experiência de outras mães de gemelares. Leia nosso blog! Leia vários blogs! Tente conhecer outras pessoas que já passaram por isso!

Foi nessa fase que comecei a traçar a estratégia que iria adotar com o meu trio. Seguem algumas dicas:

  1. Sonde com a família e com os amigos que itens usados eles poderiam doar (berços, cadeirinhas, banheira, etc). Aceite tudo! Lavou, tá novo! Eu economizei muito com o uso de equipamentos doados por amigos!
  2. A partir do inventário de doações, faça a lista do que ainda estiver faltando para o enxoval. Antes de comprar produtos novos, visite sem compromisso lojas de usados ou grupos de revenda na internet. Eu me surpreendi para melhor, comprando semi-novos! Foi assim com um bebê-conforto e com uma cadeirinha de carro! Assim você economiza dinheiro e evita desperdícios.
  3. Meu conselho é fazer as compras somente após a descoberta do sexo dos bebês. Mas não demore muito após isso, porque provavelmente você entrará de repouso mais cedo e não poderá ficar batendo perna no comércio!
  4. Se não conseguir fazer o enxoval a tempo, não se desespere! Delegue a alguém ou compre pela internet!
  5. Faça a lista das adaptações da sua casa para receber a turminha. Será útil comprar, por exemplo, espumas ou colchonetes para espalhar no chão da sala. Isso facilitou minha vida, pois era muito difícil ficar curvada sobre três berços durante o dia! E foi assim que a turma aprendeu a engatinhar: ficando no chão! Estude a necessidade de ter mais cômodas ou armários para guardar tudo, um cantinho específico para remédios, mamadeiras, etc. Também estude os projetos mais trabalhosos, como colocação de telas nas janelas e escadas, por exemplo. Aqui em casa, fiz todas as instalações antes do nascimento dos bebês, porque depois não teria tempo pra nada!
  6. Escolha as pessoas que irão te ajudar e sonde se elas estão disponíveis (parentes, amigos, babá, etc);
  7. Planeje seu orçamento doméstico para o aumento da família. Por favor não se desespere com esse tópico, porque há jeito para tudo! Veja onde é possível “enxugar” despesas e desperdícios, para que as novas contas caibam no orçamento!
  8. Planeje datas para os chás de fraldas e uma possível campanha de doações, porque isso ajuda muito! Minha sugestão é que o chá de fraldas seja feito por volta do quinto mês, enquanto ainda é possível participar de um evento social! Peça para os amigos ajudarem nos comes e bebes para que a festa não saia cara. Todo mundo vai entender!

Aproveite essa fase inicial para se ambientar nesse novo mundo. Mantenha foco nas curiosidades e dicas que vão valer ouro mais para frente. Mas, por outro lado, DESCONECTE-SE DE QUALQUER NOTÍCIA RUIM SOBRE O TEMA! Por favor, busque o tipo de informação que vá somar! Leia somente blogs felizes!  Mantenha o pensamento positivo e viva um dia após o outro! 

Aproveite, também, para assistir a programas leves de televisão, ver filmes de comédia, ler revistas de fofocas e rir com as piadas da internet! Um pouco de futilidade nesse momento é um santo remédio! E fique conosco, porque prometemos boas risadas para alegrar seu coração!

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

2 Comments

  1. Como ficou o orçamento familiar com a chegada do trio? Vc falou pra economizar enxugar,
    Mais são três e bebes é uma despesa que vc tmb nao espera e pouco tempo pra tentar fazer alguma coisa sei que Deus da o frio conforme o coberto como foi no seu caso. Vc recebe alguma ajuda do governo?? Ja li um artigo em algum lugar nao me recordo qie gravidez de multiplos de ajuda financeira do governo. Desculpe-me a pergunta.adoro seu blog 😘

    Post a Reply
    • Enxugamos o máximo e contamos com a ajuda de campanhas de fraldas no primeiro ano feitas pelos amigos do trabalho! Alguns municípios oferecem ajuda para múltiplos, mas infelizmente não é o caso da nossa cidade!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook