Gravidez: formando o hábito alimentar do bebê

Não tem aquele ditado: “Você é o que você come”? Uma verdadeira adaptação é “seu filho é o que você come”. O hábito alimentar da turminha é formado muito cedo, cedo mesmo, já dentro da barriga das mamães.

Durante a gestação, começa a construção da base alimentar para uma vida inteira. Se o feto receber alimentos saudáveis, maior é a probabilidade da aceitação deles durante a infância, é o que garante a nutricionista e escritora Maybe Cristina Milan Lemos. “Se você tende a comer alimentos mais saudáveis, como frutas e verduras, seu filho terá maior facilidade para aceitação desses alimentos. Agora, se você consome muito açúcar e gordura, ele terá uma tendência para gostar mais desses alimentos”, alerta.

Segundo a nutricionista, o início de uma vida saudável está nas mãos das futuras mamães: “Preste atenção ao que você está comendo, porque depois não adianta dizer ‘meu filho não aceita esses alimentos’. Então capriche e coma de forma saudável! Não é para deixar de comer uma ou outra coisa menos saudável que você tenha vontade. Mas que não vire hábito”.

A dica também vale para todas as fases do desenvolvimento de nossos filhos. Quanto mais cedo a turminha experimentar novos sabores, mais abrangente fica o cardápio e menor a incidência de narizes torcidos.

Quando os trigêmeos tinham um ano e meio, ofereci uma saladinha de cebola, tomate e pimentão que estava no meu prato. Jurei que eles iriam detestar e que me deixariam comer em paz… Hahahahaha! Mãe malvada…rs Mas aconteceu o contrário: eles adoraram e hoje comem salada tranquilamente, com a maior naturalidade. O feitiço virou contra o feiticeiro. Que bom!

Se você não conseguiu implantar a alimentação saudável na gravidez, ainda dá tempo de recomeçar. É lógico que tudo fica mais fácil se o hábito for apresentado o quanto antes pra criançada. Mas nunca é tarde! Várias vezes pensei “Ahhhh, eles não vão gostar disso” e me surpreendi para melhor. O importante é não deixar de tentar.

Colaboração: nutricionista Maybe Cristina Milan Lemos, autora do livro infantil Salada de Frutas, que incentiva o consumo desses alimentos pelas crianças de forma divertida e lúdica.

11694008_1598087123789040_4075057058894962487_n

Para comprar o livro, basta escrever para maybenutry@hotmail.com

Você também vai curtir:

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook