Mitos e verdades: Comer muito antes de dormir causa pesadelos?

comidinhas da maite

Por Camila Granato

Olá! Continuando a nossa série, vamos falar de uma fala super recorrente nas casas de Vó de todo o Brasil. É um daqueles conselhos que eu nunca soube se era exagero ou se tinha, sim, um pouquinho de fundamento.

Mas, afinal, comer demais antes de dormir causa pesadelos?

E a resposta é: VERDADE, em partes.

Não é comprovado que refeições antes de dormir causem os pesadelos em si. Isso depende de outros fatores que não estão diretamente associados à alimentação. Mas, se considerarmos que a comida acelera o seu metabolismo e manda sinais para o seu cérebro para que ele fique mais ativo, é uma boa dar um tempo para a digestão antes de ir deitar.

Até porque, se estamos falando de uma comida mais pesada, com um pouco mais de gordura do que o convencional, ou muito carregadas de proteínas ou cheia de açúcar, a digestão pode ser bem mais turbulenta.

A explicação é bem simples: estes alimentos são mais difíceis de serem digeridos, por isso, podem tornar o sono das crianças e adultos mais agitado.

Uma sugestão de refeição leve, saborosa e que pode auxiliar a ter uma noite de sono mais tranquila é o Smoothie de Frutas. Leve, cremoso e saboroso, é uma opção ideal para o calorão e para deixar as noites mais tranquilas. E essa é a receitinha da semana!

receitinhas da semana

Smoothie de frutas (sem glúten, sem lactose, sem açúcar, para ser consumido imediatamente)

smoothie

200 ml de chá de maçã – Ferva as cascas de uma maçã em 200ml de água por 7 minutos e deixe esfriar antes de usar.

½ xícara de banana congelada para dar cremosidade

½ maçã picadinha é uma fonte natural de melatonina (hormônio do sono)

3 colheres de sopa de polpa de maracujá, que tem um flavonoide chamado isovetexina que atua como depressor do sistema nervoso central, relaxa, acalma e melhora a qualidade do sono.

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente. Fica cremoso e delicioso. Não precisa adoçar.

 Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 2 anos. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Slide4

Você também vai curtir:

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook