A dúvida em tentar o segundo filho

Sempre pensei em ter o segundo filho, mas demorei bastante a criar coragem. Quando o primogênito passa da trabalhosa fase do mamá-xixi-cocô-madrugadas-em-claro, bate aquela preguiça… Aí você se pergunta: logo agora que comecei a dormir direito, que posso tomar um banho mais demorado, que assisto a um filme sem interrupção, que tenho vida social, SERÁ QUE DEVO RECOMEÇAR?

Eu também pensava muito no custo de vida. Se o orçamento está justo com um só filho, imagina com dois. Será que poderei dar a mesma qualidade de vida? Pagar por uma boa educação?

Mas aí você pensa no outro lado, onde estão as coisas que o dinheiro não pode comprar: a companhia de um irmão, que seria ainda mais valiosa quando nós, pais, não estivéssemos mais por aqui. Sem contar com a alegria de sermos visitados por mais de um filho, como naqueles comerciais de margarina com todos em volta da mesa!

Ó dúvida cruel… E ainda tem o fato de a natureza ser implacável com o sexo feminino. A decisão tem que vir antes que o nosso relógio biológico comece a nos sabotar. É nessa que a pressão aumenta ainda mais, assim como a indecisão.

Comigo, foram várias idas e vindas até criar a coragem e batermos o martelo. Minha mais velha tinha por volta de cinco anos de idade. Mas veio o problema: eu não conseguia engravidar. Tentei sem grande empenho por três anos e nada. Fiz vários exames e descobri um problema no útero (endometrite). Após o tratamento, tomei um indutor de ovulação e não engravidei. Joguei a caixa fora, desisti e disse para a primogênita que ela seria filha única.

Quando descobri que estava grávida, fiquei surpresa e feliz! Só não imaginava que, junto com o segundo filho, viriam o terceiro e o quarto! É claro que entrei em pânico! Chorei um mês seguido. Contei a história em outro post!

Quando a vida nos prega uma peça é que a gente percebe que o controle não está nas nossas mãos… Mas nada é por acaso. Hoje não me imagino sem esses quatro amores que iluminam minha vida.

Se você está em dúvida, pense com calma, mas tente evitar a ansiedade. Mais cedo ou mais tarde, a resposta irá bater à sua porta. E quando tomar a decisão, assuma o compromisso de não se cobrar depois pelo que fez ou deixou de fazer. O “e se” não existe. A melhor decisão será a que você tomar e ponto final.

No meu caso, o planejamento fugiu do controle. Mas não poderia ter recebido presente maior. Não tenho garantia de que meus filhos serão irmãos unidos, de que minha vida será um comercial de margarina ou de que poderei dar tudo o que sempre sonhei para todos… Mas agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de tentar.

WORKHOP GRATUITO

banner-empreenda-em-casa-jpeg

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

44 Comments

  1. Aqui o meu maior medo era não conseguir dar conta dos dois, da violência desse mundo maluco, questão financeira… Mas hoje em dia vejo que foi a décima mais sábia que tive. Maria Alice veio para completar nossa família, um anjo em forma de menina. E eu dou conta sim! Não de tudo, mas faço o que posso, do melhor jeito que consigo.

    Post a Reply
  2. Ainda estou com essa dúvida cruel.Ainda estou pesando os pros e os contras.Fico pensando em tudo,de voltar a não dormir,de ter que fazer o desfraude,tirar a mamadeira,ensinar a usar o vaso,e assim eu vou adiando.Penso tmb em trabalhar,já que meu filho já tem 9 anos,mas sei que tudo isso não significa nada diante da possibilidade de ser chamada de mãe por outro serzinho lindo.Tenho 29 anos e o tempo não para,será que ainda da tempo,será que não é doidera kkk,não sei,só sei que me pego pensando nisso o tempo todo e de como seria bom para meu filho ter um irmão (a).O que fazer ?

    Post a Reply
    • Se vc pensar mto nao vai ter…Deixa acontecer naturalmente…tenha fe tudo vai dar certo….!!! Um novo bebe vai alegrar sua casa….rs…

      Post a Reply
    • Obrigada Fernanda Gomes vou começar a preparar o psicologico kkkk e quando acontecer e vou postar aqui kkk

      Post a Reply
    • Também não me encorajei ainda… são os mesmos dilemas que os seus. As pessoas cobram… sei lá. Ainda não tô pronta, mas se acontecer…

      Post a Reply
    • Eu tb tinha o mesmo dilema!!!! Acho que nunca estaremos prontas…rs

      Post a Reply
  3. Estou indo para o segundo filho terei um casal já tenho um menino de 1 ano e logo nasce uma menina, tenho 20 anos ainda sei que sou nova mas tenho.medo de não conseguir colocar meus planos em prática, quero me formar trabalhar, mas com 1 já é bem difícil imagina com 2 RS
    Sei que vou ter que adiar mais uma vez meus planos! Tenho MT medo de não dar conta psicologicamente mas Deus me dará forças!!

    Post a Reply
  4. Sensacional sua história Paola !!
    Esperei tbm por nove anos para ter a segunda, e maravilhoso ter duas filhas <3

    Post a Reply
  5. Por vezes me sinto completamente decidida, tenho a certeza de que vou ser mãe de filha única, mas, muitas outras vezes fico pensando em aumentar a família, o maior problema não são os desgastes físicos porque estes um dia irão diminuir, o principal dilema é o financeiro, sempre me senti no dever de dar bons estudos, e isso no nosso país é bem caro… Então enquanto a renda não aumenta fico decida agir pela racionalidade.

    Post a Reply
  6. https://www.youtube.com/channel/UCGSpoB2GoTQnycjLssNqCgg

    Amore boa noite !!
    Vim apresentar meu canal pra vocês !! Esta no inicio, mas já tem 6 videos onde falo sobre minhas duas filhas, sobre a dieta que estou fazendo pra emagrecer no pos parto e já tem mais um video fresquinho subindo, comentei sobre a polemica da foto dr uma mulher amamentando na bicicleta !!! Vem ver minha opinião sobre o assunto e deixa a sua nos comentários também !! SE INSCREVE LA PRA ME AJUDAR E RECEBER O CONTEUDO !!
    BEEIJOS

    Post a Reply
    • aaaah lindona, muito obrigada de coração, to no inicio mas espero ajudar as mamães de alguma forma !!

      Post a Reply
  7. eu tive a segunda filha sem planejar, mas sempre pensei que onde come um come dois, e amor temos pra um batalhão !!!

    Post a Reply
  8. Tb estou vivendo esse dilema…se pudesse teria um por ano…kkkkk…Filhos sao bençaos na nossa vida! So tenho uma mais penso mto em outro bebe…

    Post a Reply
  9. Essa terça minha família aumenta! Seremos quatro!!!!!
    Estamos muito felizes com isso!!!
    Quem sabe daqui a alguns anos não aumentamos mais!!!!

    Post a Reply
  10. Eu estou aqui muito feliz tbm com meu segundinho que está com 2 meses! Ter o segundo filho é mto bom… É uma delícia cuidar de um bebê com mais segurança do que cuidamos do primeiro! Sempre disse q queria mais de um filho e estou curtindo demais meus dois meninos!!! Eu recomendo o segundo!!!

    Post a Reply
  11. Lindo seu texto!! Tbm sou Mãe de 2, uma princesa com 9 e um lindo baby boy de 7 meses!! Não é fácil a rotina, mas absolutamente tudo vale a pena por eles!!!!
    Tbm vou compartilhar seu texto. Gratidão!

    Post a Reply
  12. Eu não planejava aumentar a família tão cedo rsrss, mas aconteceu e eu estava bastante apreensiva e não parava de pensar no futuro e em como lidar com isso, acredite estava pedindo a Deus uma luz e o seu texto para a revista Crescer foi essa luz. Eu li e morri de rir com a sua reação ao saber que eram três e como foi a sua reação depois que vc aceitou e de como vc agiu e confesso que me deu um Up e a coragem que eu precisava( tive finalmente a coragem de fazer a minha 1 ultrassom rs). Muito Obrigado por compartilhar um pouco da sua experiência.

    Post a Reply
    • Oi Ingrid Santos! Eu é que agradeço pelas suas palavras! Toda a felicidade do mundo, viu? Grande beijo! <3

      Post a Reply
  13. Depois de treze anos Deus me deu o Gabriel hj completa minha família ♡ se fosse mais nova queria mais um. bjs

    Post a Reply
  14. Eu sempre quis um casal… Deus foi tão maravilhoso comigo que me entregou gêmeos.. depois de um aborto que sofri, recebi de Deus os meus milagres que hj são a minha maior alegria! Filhos são heranças do Senhor… eu e meu marido ja conversamos.. se nossa situação financeira estiver melhor daqui uns anos queremos aumentar mais ainda a família… .. Seja como Deus quiser… obrigada Mãe Pirada por compartilhar sua história. É exatamente como escreveu: onde estão as coisas que o dinheiro não pode comprar… é isso mesmo

    Post a Reply
  15. Eu sempre quis 2 meu marido só 1 então o tempo foi passando ,passando demais daí eu nao queria kkkk porque passei tantos anos cuidando da minha mãe que deixe essa vontade de lado ,mais devido a problemas de saúde nunca mais poder e tomar hormônios daí veio a vontade de novo mais veio tb o medo a angústia pois eu já estava com 38 anos ,mais meu filho queria meu marido tb então deixamos ao natural depois depois de 1 ano e 3 meses aconteceu uma maravilha uma reviravolta gostosa veio o Pedro kkk tenho 2 filhos lindos meninos meu o cesar f de 13 anos e o Pedro de 11 meses hj estamos aqui acordados os 3 sem.sono estou mortinha mais feliz

    Post a Reply
  16. Também acho que nunca estaremos prontas, já estou com 34 …quase 35 e tem dias que morro de vontade e tem dias que não quero nem pensar…..tenho muito medo do parto (apesar de já ter passado por isso e ter sido tranquilo) medo de não dar conta, medo até do meu Pedrinho perder o colo que é só dele……são tantos medos que me desencorajo e vejo que a vida vai passando, afinal a idade não espera né.

    Post a Reply
    • Letícia!!! Te entendo perfeitamente!!!! Grande beijo!

      Post a Reply
  17. Queridas mamães… Eu também sempre quis ser mãe de dois, mas desde que meu primeiro filho nasceu fiquei em dúvida porque eu já tinha meu enteado que sempre morou com o pai e que eu crio junto desde os 3 anos e meio… Quando a mãe dele voltou a querer participar da vida dele, quando ele tinha 8 anos, acreditamos que ele fosse querer morar com a mãe é que ela também ia querer isso… Então me deixei de certa forma engravidar… deixei pra Deus decidir…não parei com o anticoncepcional, mas me descuidei… Acabou que engravidei no início do ano… Só que junto com a notícia da gravidez, descobrimos que a mãe do meu enteado havia se mudado de cidade e não ia mais conviver com o filho … Entrei em Pânico com a ideia de criar TRES crianças… Chorei muito… Meu Deus… Até hoje perto da minha filha nascer estou aqui em desespero… E pra completar meu marido foi demitido… Só faço rezar, chorar e trabalhar…. Espero que logo Deus nos ajude com uma benção financeira pra nossas vidas…

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana | Mãe Pirada - […] Mãe Pirada no Blog da Crescer: a coragem para tentar o segundo filho […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook