Aproveitando legumes e frutas da época

comidinhas da maite

Por Camila Granato

Oi Pessoal! Essa semana vamos falar sobre como aproveitar melhor as frutas e legumes da estação. Até porque, hoje em dia é possível encontrar quase de tudo à venda em qualquer época do ano, não é mesmo?

Mas é sempre mais barato e saudável aproveitar aqueles que estão na época de colheita.

Sabe por que? Legumes e verduras fora da estação sofrem processo de amadurecimento artificial. E isso implica mais químicos e aditivos que não são tão bacanas. Claro que o ideal é que todos pudessem consumir alimentos orgânicos, mas nem sempre é possível.

Por isso é legal ficarmos atentos à listagem abaixo:

Slide3 Slide2 Slide1

Fonte: https://www.bemdesaude.com/seasonFruits.html

Inclusive descobri que está chegando uma época ótima para comprar tomates. E tem coisa mais gostosa que molho caseiro? E coisa melhor que molho caseiro e gastando pouco? Claro que não!

Então, aproveite que é época de tomate e siga essa receitinha. Dá para congelar e ter em casa um estoque de molho para as mais variadas preparações.

receitinhas da semana

Molho de tomate caseiro

Ingredientes

3 dentes de alho amassados

2 colheres de sopa de azeite

1 cebola pequena picada em cubinhos

4 tomates médios sem casca picados em cubinhos

½ colher de café de bicarbonato (para tirar a acidez do tomate)

Sal e temperos a gosto

Como fazer

Essa é uma receita que usa os vegetais sem passar por nenhum tipo de processador. Por isso, tente picar a cebola em cubinhos bem pequenininhos. Se preferir, pode ralar.

Antes de começar a preparação, tire as cascas dos tomates. Essa técnica se chama “tomate Concassê”. Consiste em tomates pelados em cubinhos. Para tirar a pele, basta fazer uma cruz com uma faca no fundo do tomate, colocar em água fervente por 10 segundos e em seguida mergulhar na água gelada.

image1

image2

A casca vai se soltar facilmente. Daí é só cortar em cubinhos, ou melhor, em estilo “Concassê”. Amasse o alho, corte a cebola e pronto. Você pode começar!

image3

Refogue o alho no azeite. Quando estiver bem douradinho adicione a cebola.

image4

Mexa bem e adicione o tomate. Mantenha em fogo alto e tampe por 5 minutos.

image5

Quando os cubinhos de tomate estiverem bem amolecidos, adicione o bicarbonato e misture bem.

image6

Quando a espuma desaparecer por completo, acerte o sal e adicione os temperos e pode servir!

image7

Para congelar, espere esfriar e coloque num recipiente com tampa, ou num saquinho com boa vedação.  Separe em porções de 300ml e você pode usar até 6 meses depois da data do congelamento.

Tem uma comidinha que seu filho gosta mas que não é tão bacana? Mande pra comidinhasdamaite@maepirada.com.br que vamos testar alternativas mais saudáveis e publicar aqui.

Até a próxima.

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 1 ano e 11 meses. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

1 Comment

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook