Com todo o meu amor, mamãe

comidinhas da maite

Por Camila Granato,

Filha, sei que no auge dos seus dois aninhos talvez seja difícil compreender essas palavrinhas que estou dedicando a você. Mas quero que saiba que elas só servem para descrever aquilo que eu tento te transmitir todos os dias.

Sabe filha, há muitos anos, bem antes de você chegar eu já tinha me descoberto cozinheira. Mas depois que você nasceu, não só me descobri mãe, mas descobri o tempero especial da comida que habita na minha memória afetiva.

Você não tem ideia de como gosto de compartilhar contigo o preparo das minhas receitas e como o seu elogio me faz feliz, quando gosta de algo de fiz com todo o amor para ser o seu papá.

Tenho certeza que nem imagina a minha alegria a te ver na ponta dos pés interessada sobre o preparo de algo, ou quando entende que quando o fogão está ligado mamãe te deixa de fora, e você traz suas panelinhas para brincar enquanto me espera no corredor.

Mas antes que você pense que é porque te desejo uma grande carreira na gastronomia, não se assuste. O que eu quero é que você entenda o amor que devemos dedicar às pequenas coisas. Pois é o tempero especial que coloco em tudo que faço.

É ele que vai tornar esses momentos lembranças divertidas e que vai te confortar naquele dia que não foi tão bacana e que você decide comer um pãozinho de batata porque isso te traz boas lembranças.

E quando isso acontecer, mesmo que você não tenha consciência disso, mesmo que eu não esteja mais por perto, mesmo que você ache que não é possível, eu vou estar ali no seu ouvidinho te dizendo “mamãe te ama filha”.

Deixo aqui uma receitinha, para esses dias.

receitinhas da semana

Pão de batata
250 g de batata inglesa descascada e cozida (pode ser baroa, aipim ou abóbora que também dá certo)
Duas colheres de sopa iogurte natural (dispensável)
50g de Manteiga
1 ovo
50g de queijo parmesão ralado
1 pacote de fermento biológico seco
1 colher de sopa de açúcar (usei demerara)
300 g de farinha de trigo (ideal é a 00, própria para pães)
Sal a gosto

1

Modo de preparo

Numa vasilha, misture os secos. Em outro recipiente, incorpore o purê de batata, com a manteiga, iogurte e o ovo. Adicione aos secos e amasse bem, até que a massa fique elástica.

23

Deixe descansar por 40 min ou até dobrar de tamanho. Modele os pãezinhos e coloque numa assadeira.

4

Deixe que cresça por mais 40 min.

5

Passe egg wash por cima (gema com leite) e leve ao forno médio por 40 min. Dura uns 3 dias conservado em pote hermético e 3 meses congelado.

6

Essa receitinha nós fizemos juntas quando você tinha dois aninhos e espero que possamos repeti-la por muitos e muitos anos.

Te amo. Mamãe.

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 2 anos. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook