Minha filha mais velha começou o desfralde por volta dos dois anos. O diurno foi rapidíssimo: em três dias ela entendeu o recado. Mas o noturno demorou muitoooo, o que vou falar em outro post. Já com os trigêmeos, decidi esperar mais um pouco.
Quando o trio completou dois anos no auge do verão, pensei em aproveitar o momento, mas resolvi segurar minha ansiedade, pois a turminha ainda não demonstrava os sinais de maturidade (que vou descrever abaixo). Só agora, com dois anos e quatro meses, eles começaram a apresentar manifestações tímidas de que está chegando a hora! Ainda assim, vou esperar os dois anos e meio, quando, coincidentemente, o tempo vai esquentar!
Vamos às dicas que pesquisei?
1. DESFRALDE PRECOCE
Especialistas recomendam que a fralda não seja tirada muito antes dos 2 anos, pois a criança ainda não estaria preparada e isso poderia gerar traumas e resistências futuras. Não adianta forçar a barra! Mas conheço crianças que estavam prontas antes do segundo aniversário. Então, só tome a decisão se seu filhote realmente apresentar os sinais que vamos descrever abaixo!
2. QUANDO TIRAR?
Por volta dos dois anos e meio, a criança costuma emitir sinais claros de que está pronta. No entanto, isso pode variar, pois cada um tem seu ritmo!
3. QUAIS OS SINAIS DE QUE MEU FILHO ESTÁ PRONTO?
– incômodo quando a fralda está suja ou pesada;
– posição específica para fazer cocô (meu filho, por exemplo, fica de cócoras e logo vem aquela carinha de força);
– a fralda fica sequinha no soninho da tarde;
– faz cocô quase sempre na mesma hora do dia;
– fica com a fralda seca por três ou quatro horas, indicando que começou a “segurar o xixi”;
– começa a avisar que está fazendo ou que acabou de fazer o xixi e o cocô.
4. EM QUAL ÉPOCA DO ANO?
Se possível, tente desfraldar seu filho em época de calor, porque facilita a troca da roupinha e a criança não fica exposta à friagem com a roupa molhada.
5. VAMOS POR ETAPAS!
Primeiro, concentre-se no desfralde diurno. Só inicie o noturno quando a criança já houver completado a etapa anterior. E não se assuste! O processo noturno pode ser mais demorado! Também evite que o desfralde aconteça na mesma época de outras transições, como retirada da chupeta ou adaptação à creche, por exemplo. Uma coisa de cada vez!
6. INCENTIVE!
Comemore quando a criança conseguir fazer xixi ou cocô no vaso ou no penico! Reforço positivo sempre funciona! Muitos filhotes ficam constrangidos quando o xixi escapa. Minha filha mais velha, por exemplo, chorava, envergonhada. Diga que isso é normal e que ela irá conseguir da próxima vez!
7. DÊ EXEMPLO
Na escola ou creche, a ida coletiva ao banheiro ajuda a incentivar a turminha a experimentar o vaso! Permita que seu filho veja os irmãos ou você mesma (ou o papai) usando o vaso!
8. COMO TIRAR?
Deixe seu filho com roupinhas leves ou de calcinha ou cueca quando estiver muito calor. Use um penico ou redutor de assento. Aqui em casa, usamos primeiro o troninho e depois o redutor. Quando colocar a criança no vaso, utilize um banquinho para que ela apoie os pés. A posição com as pernas dobradas e apoiadas (como no troninho) facilita a evacuação. Não deixe, portanto, seu filho com as pernas penduradas no vaso. Leve-o ao vaso ou troninho mesmo que ele não esteja com vontade. Assim, ele vai se acostumando!
9. QUANTO TEMPO LEVA O DESFRALDE DIURNO?
Segundo os pediatras que consultei, é comum que o desfralde diurno leve de poucos dias a um ou dois meses. Mas é claro que isso pode variar de acordo com a criança. Observe o comportamento de seu filhote e, em caso de dúvidas, consulte o profissional!
10. RECAÍDAS SÃO NORMAIS!
Após o desfralde definitivo, algumas escapadas são perfeitamente normais! Então, não ache que voltou à estaca zero! Isso é muito normal!
Prometo voltar aqui para postar como foi o desfralde triplo! Mas, por já ter passado por essa experiência com a mais velha, minha dica é controlar a ansiedade e ter muita paciência, porque é trabalhoso, mas vale à pena! Nossos filhotes ficam mais independentes e nosso bolso agradece, né?
3 de agosto de 2016
Procurava um blog para dividir experiência de ser mãe é amei o seu!!!
Esse post é demais, e com certeza irei aproveitar essas dicas porque logo logo meu filhote está chegando a hora do desfralde!!!
Parabéns!!!
3 de agosto de 2016
Ahhhh, muito obrigada!!! Fico muito feliz! Foi feito pra vc!!!