Como fazer o bebê dormir sem ninar

Sempre ouvi vários relatos de bebês que dormiam sozinhos, sem precisar ninar ou mamar, mas simplesmente não acreditava. Minha filha mais velha, muito chorona, só dormia ou ninando ou mamando. Não adiantava colocá-la no berço porque ela simplesmente não ficava.

Devido ao cansaço e à minha ansiedade em fazê-la adormecer logo, confesso que não tentava muito. Pegava a fofura no colo e fazia vários tipos de ninada, inclusive a “barco viking”, com seus balanços radicais, que acabava com a minha coluna, mas funcionava que era uma beleza!

Quando os trigêmeos nasceram, fiquei desesperada em passar novamente por essa experiência, já que não teríamos três colos para niná-los. Sem contar com a rotina exaustiva de ter que ficar embalando três bebês. Haja braço!

De início, tentei fazer o que me aconselharam: não acostumar o bebê a dormir balançando. Então eu chegava a proibir até as visitas de ninar os nenéns. Todos tinham que segurá-los parados. É lógico que não funcionou, porque esse negócio de ninar parece cultural. Nenhuma visita respeitava minha proibição e nem eu mesma! Vira e mexe, lá estava eu balançando o filhote inconscientemente.

Desisti por um tempo. No entanto, quando os bebês completaram oito meses de idade, eu simplesmente estava acabada por carregar tanto peso. Um belo dia, surtei: “Amoressss! A mamãe não tem mais braço pra embalar três! Vocês vão dormir no colchãozinho da sala, sem ninar”.

Colocamos todos deitados e ficamos do lado, com a mão neles. É lógico que choraram. Mas fomos tentando todo dia um pouco, cada vez por um tempo maior. O choro era acalmado por colinhos rápidos, beijinhos. Depois, a gente colocava os babies no colchão novamente. Sempre junto deles. Com a TV ligada, é claro, porque ninguém é de ferro. A gente conserta um lado e estraga o outro… he he he!

Milagrosamente dois deles se acostumaram a pegar no sono deitados, sem mamar. Dávamos chupeta e paninho (tínhamos que colocar outra mania, né?) e eles simplesmente começaram a gostar, chegando ao ponto de se sentirem desconfortáveis no colo! Um milagre!!!

IMG_5705

Um dos bebês ainda resistia e adorava ninadas frenéticas! E ele ainda era o mais pesado! Ó céus… Levou um pouco mais de tempo, mas consegui depois de muita insistência! Aquilo foi a glória! Me senti a mãe perfeita, daquelas que fazem tudo certinho. Continuo errando em um monte de outras situações, mas pelo menos nessa consegui acertar.

Outro dia, estava lendo as dicas para postar no blog. A maioria dos artigos dizia o seguinte:

Coloque o bebê para dormir sempre no mesmo horário;

Adote uma rotina para desacelerar (exemplo: banho, colchãozinho ou berço, luz fraca);

Fique por um tempo perto do bebê e, quando ele estiver calmo, comece a se afastar, mas permaneça nas redondezas;

Faça isso progressivamente por vários dias.

Sem saber, segui todos esses passos e funcionou. Outra dica muito legal é não deixar de tentar. Se o bebê não for colocado no colchão ou berço, ele nunca saberá que é bom dormir assim. Às vezes, as próprias crianças nos surpreendem para melhor! Foi o que aconteceu comigo. E eu torço para que aconteça com você!

WORKSHOP GRATUITO!

banner-empreenda-em-casa-jpeg

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

210 Comments

    • Vou tentar…..eu sei que o banho faz ele relaxar …..mas colocar ele direto no berço não deu…acho que foi pq não da p ficar do ladinho dele!!! Na situação que estou, vou tentar de tudo….só preciso de forças p ver ele chorar e não ficar c dó!!!

      Post a Reply
  1. Amo fazer minha filha dormir no colo. Passa tão rápido essa fase… durmo com ela na msm cama. Meu filho dormiu comigo até os 7 anos. Amo muito tudo isso ♡♡♡♡

    Post a Reply
    • Ismael só dormi assim, coloco ele no bercinho depois de mamar ou do banho e ele dormi sozinho

      Post a Reply
  2. O meu só dorme no peito.
    Não há raio que faça ele dormir se não for assim.

    Post a Reply
  3. Bom dia meu BB está com 40 dias não pegou nenhum tipo de chupeta e tá me dando um baile para dormir me ajudem please

    Post a Reply
  4. A minha tem 7 meses, coloco ela no berço e ela dorme sozinha, não gosta que fique ninando ela rs

    Post a Reply
  5. Marcos Santana Santos mesmo sem saber estaba fazendo isso… vou tentar fazer dormir na sala tbm 😉 vai q consigo!!! Me sentindo uma Super Mãe^^

    Post a Reply
  6. Oi Paola, incrível como as nossas histórias são parecidas. Mas não tenho filha mais velha, só (hã?) os trigêmeos de junho de 2014. Eles (e você) ainda estão dormindo no colchão(zão) à noite? Uso a mesma técnica mas já não estou dormindo junto, o colchão saiu da sala e foi pro chão do meu quarto, mas queria que eles voltassem pro berço (ou pr’uma caminha se for o caso) no quarto deles… Como estão as noites pra vocês?

    Post a Reply
    • Oi Dani!!! Vou te mandar um e-mail! Beijos!!!

      Post a Reply
  7. Comigo foi muito parecido. Meu primeiro filho só dormia mamando ou sendo ninado. Além disso, não pegou bico. Era muito difícil. Só consegui dormir a noite inteira quando eu o desmamei, aos 2 anos de idade. Minha caçula foi diferente: pegou bico e era mais dorminhoca, só de colocar no berço e segurar a mãozinha dela por alguns minutos já dorme. Acho que isso depende de criança para criança. Se quiser ler minha experiência no meu blog serão bem-vindos. Abraços

    http://sonhadamaternidade.blogspot.com/2016/04/como-fazer-bebe-dormir-noite-toda.html

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook