Como fazer o bebê dormir sem ninar

Sempre ouvi vários relatos de bebês que dormiam sozinhos, sem precisar ninar ou mamar, mas simplesmente não acreditava. Minha filha mais velha, muito chorona, só dormia ou ninando ou mamando. Não adiantava colocá-la no berço porque ela simplesmente não ficava.

Devido ao cansaço e à minha ansiedade em fazê-la adormecer logo, confesso que não tentava muito. Pegava a fofura no colo e fazia vários tipos de ninada, inclusive a “barco viking”, com seus balanços radicais, que acabava com a minha coluna, mas funcionava que era uma beleza!

Quando os trigêmeos nasceram, fiquei desesperada em passar novamente por essa experiência, já que não teríamos três colos para niná-los. Sem contar com a rotina exaustiva de ter que ficar embalando três bebês. Haja braço!

De início, tentei fazer o que me aconselharam: não acostumar o bebê a dormir balançando. Então eu chegava a proibir até as visitas de ninar os nenéns. Todos tinham que segurá-los parados. É lógico que não funcionou, porque esse negócio de ninar parece cultural. Nenhuma visita respeitava minha proibição e nem eu mesma! Vira e mexe, lá estava eu balançando o filhote inconscientemente.

Desisti por um tempo. No entanto, quando os bebês completaram oito meses de idade, eu simplesmente estava acabada por carregar tanto peso. Um belo dia, surtei: “Amoressss! A mamãe não tem mais braço pra embalar três! Vocês vão dormir no colchãozinho da sala, sem ninar”.

Colocamos todos deitados e ficamos do lado, com a mão neles. É lógico que choraram. Mas fomos tentando todo dia um pouco, cada vez por um tempo maior. O choro era acalmado por colinhos rápidos, beijinhos. Depois, a gente colocava os babies no colchão novamente. Sempre junto deles. Com a TV ligada, é claro, porque ninguém é de ferro. A gente conserta um lado e estraga o outro… he he he!

Milagrosamente dois deles se acostumaram a pegar no sono deitados, sem mamar. Dávamos chupeta e paninho (tínhamos que colocar outra mania, né?) e eles simplesmente começaram a gostar, chegando ao ponto de se sentirem desconfortáveis no colo! Um milagre!!!

IMG_5705

Um dos bebês ainda resistia e adorava ninadas frenéticas! E ele ainda era o mais pesado! Ó céus… Levou um pouco mais de tempo, mas consegui depois de muita insistência! Aquilo foi a glória! Me senti a mãe perfeita, daquelas que fazem tudo certinho. Continuo errando em um monte de outras situações, mas pelo menos nessa consegui acertar.

Outro dia, estava lendo as dicas para postar no blog. A maioria dos artigos dizia o seguinte:

Coloque o bebê para dormir sempre no mesmo horário;

Adote uma rotina para desacelerar (exemplo: banho, colchãozinho ou berço, luz fraca);

Fique por um tempo perto do bebê e, quando ele estiver calmo, comece a se afastar, mas permaneça nas redondezas;

Faça isso progressivamente por vários dias.

Sem saber, segui todos esses passos e funcionou. Outra dica muito legal é não deixar de tentar. Se o bebê não for colocado no colchão ou berço, ele nunca saberá que é bom dormir assim. Às vezes, as próprias crianças nos surpreendem para melhor! Foi o que aconteceu comigo. E eu torço para que aconteça com você!

WORKSHOP GRATUITO!

banner-empreenda-em-casa-jpeg

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

210 Comments

  1. Nossa… sou o travesseiro da minha filha de 1 ano e 4 meses… vou ter q colocar ordem por aqui tb em breve…

    Post a Reply
  2. Até 2 anos só dormia no meu colo segurando o peito, hoje ele dorme na cama dele comigo do lado. E a mãozinha tem que estar no meu peito. Em junho chega o mano, vou anotar sua técnica para usar com os dois rs.

    Post a Reply
  3. Minha Luna esta com 3 meses. E sempre fui adepta a chupeta!
    Ela terceira filha de inicio nao pegou a chupeta, eu insisti , troquei varios bicos ate que ela adaptou com uma certa marca..
    Antes da chupeta a ninaçao aqui era frenetica..rs.. Tapinha no bunbum forte mas sem doer pra poder dormir..rs..
    Mas meu dilema acabou sozinho apos a pegada da pepeta. Ela sempre dormiu cedo e a noite toda.
    A rotina sempre foi a msm e a chupeta me ajudou mais ainda.
    Minha rotina começa as 20hs, mama, faz coco e logo apos dou banho. Coloco no berço, dou a chupeta, coloco a fraldinha no cantinho do rosto, ali ela abraça e adormece com menoa de 10min o sono dos deuses..rss.

    Post a Reply
    • nossa legal a minha de dois meses só pega a chupeta quando quer se não faz ânsia .

      Post a Reply
    • Gabriela Paust a minha tb com outros bicos.
      Ate q esse ela pegou de primeira.
      Lilo bico ortodontico.

      Post a Reply
    • Ela só pega a chupeta pra dormir? A minha tb se chama Luna e não quis chupeta , ela demora a pegar no sono, começo o ritual umas 22h e só vou conseguir dormir depois da 00h

      Post a Reply
    • Oi Nancy Luiza agora ela pega qualquer horario do dia.. Rs.. Mas evito dar , so pra dormir msm ou acalmar se ela tiver chorando muoto

      Post a Reply
    • Luna fica nervosa se coloco chupeta nela. Ela só dorme se o peito tiver na boca, é difícil viu.

      Post a Reply
    • A minha quando começou querer fazer meu peito de chupeta eu cortei as asinhas dela..kkkkk

      Post a Reply
  4. O meu está fazendo 11 meses hoje e só dorme na cama,coloco ele deitadinho com uma fraldinha do lado e deito ao lado dele até ele pegar no sono.
    Mãe de segunda viagem a gente já tem um pouquinho mais de experiência.

    Post a Reply
  5. Meu Luquinha, com 3 dias em casa comecei a criar a rotininha dele.
    Banho, mamadeira com luzes apagadas(só a varanda do meu quarto acesa) e plimm! Desde então ele vai de meia noite às 7.
    Hoje com 42 dias já temos nossa rotina de casa quase toda normalizada.
    Uma noite de sono é preciosa!!

    Post a Reply
  6. a minha dorme comigo na cama , grudada no peito , qdo vejo q ela pegou no sono eu saio de porto , mas qdo ela se mexe e da uma acordada ja vem pegar o peito de novo , não sei como tirar essa mania dela .

    Post a Reply
  7. E no meu caso que o meu bebê de 3 meses nem de ficar deitado gosta, gente estou exausta, já introduzi a rotina, tipo: dou um banho morno pra relaxar, dou o mamar e dai vou colocar pra dormir sempre no mesmo horário já, só que ele só dorme no colo balançando em geralmente chora muito, nem deitado na cama comigo ele não fik de jeito nenhum, e dai começa a ficar super enjoado com sono chega a dar escândalo, e fora que acorda várias vezes na madrugada algumas vezes pra mamar e outras vezes acorda pra ficar no colo mesmo e ser balançado pra voltar a dormir, e durante o dia do mesmo jeito, chora com sono mais só dorme assim, e o pior é quando saio pra algum lugar que ele dá escândalo quando ta com sono pq não tem a cadeira pra balança-lo e não pega chupeta de jeito nenhum, tá muito difícil!

    Post a Reply
    • O meu teve muita coloca e usei um truque ligar o secador, faz o ritual banho, mama e berço, aí ka liga o secador no frio virado p lado o vento, o som acalma.

      Post a Reply
    • A fase das cólicas até já passou, o problema é que ele não fica sem ser balançado e só dorme assim, eu ponho o ventilador virado pra parede pra fazer o barulhinho pois ele tem o sono muito leve e daí camuflo os barulhos de casa com o ventilador kkkkkkkkkk mais só quer dormir balançando e quando fica com sono se eu não pega-lo no colo pra balançar ele dá escândalo, e acorda muitas vezes a noite e só volta a dormir quando pego pra balançar, pense viu!

      Post a Reply
    • Logou quando nasceu ele sofreu muito com cólicas e refluxo e por isso acostumou no braço pois por conta do refluxo sempre que mamava ficava com ele no ombro por um tempo e ele acabava dormindo e o balanço na cadeira acalmava quando chorava com coliccas, ele já melhorou bastante do refluxo mais ficou esse costume de só dormir no braço balançando, socorro! Kkk

      Post a Reply
    • força querida! vai passar. aqui a bebê de 3 meses tambem só dorme no colo, e geralmente mamando. aceitei o jeitinho dela e a vida segue, hehe.

      Post a Reply
    • Rapha Cordeiro aqui em casa foi do mesmo jeito. Minha filha teve muitaaaa cólica e tb teve refluxo…..e tb tem o sono super leve….se uma pêna cair no chão ela acorda! :/ mais graças a Deus “DO NADA” ela começou a dormir a noite toda….das 11 e meia até as 8. Um verdadeiro MILAGRE! Sempre dormiu no meu colo por conta do refluxo…pq.eu tinha medo dela sufocar e eu nao ver…..mais agora com 5 meses…..graças a Deus ela dorme de boa a noite toda! Achei q esse dia não iria chegar! 🙂

      Post a Reply
    • Isso td passa com o tempo…..sei q é muitoooo difícil….tem horas q a gente falta enlouquecer com a falta de sono…..mais eu sou a prova viva de q isso passa! E depois fica a saudade! 🙂

      Post a Reply
    • Rapha Cordeiro também balanço muito para dormir. E ligo o ventilador para abafar o som. Essa semana, conversando com uma amiga ( Elane F. C. Gaspari) resolvi depois do banho deixar no peito o máximo de tempo possível. Mesmo que ele não queria mais eu insisto. Ele tem dormido no peito. Foi ótimo, pq eu tava exausta. Mas ele acorda fácil também, tipo uma pena caindo no chão. ..kkk
      Em media depois de 3 horas ele acorda… mama um pouquinho e volta a dormir.

      Post a Reply
  8. Atualmente mama, fico deitada ao lado dele, em silêncio ou cantando baixinho até pegar no sono. Mas gosta de umas boas risadas antes de dormir. Kkk primeiro se agita pra depois acalmar.

    Post a Reply
  9. Meu caculinha so basta colocar na cama que vira para o lado pra dormir digo q amo e ele adormeci agarrado em sua fraldinha, sempre fico ao lado dele, de dia ele tira os cochilos em minha cama a noite ele adormece em minha cama e depois coloco no berço sempre dormiu a noite toda so acorda pq o irmao do meio acorda no meio da noite gritando… Esse me da trabalho ate hj pra dormir…me grita a noite, vem pra minha cama as vezes deixo ele dormir na nossa cama mesmo quando ja estou cansada demais levantar para acalma-lo.

    Post a Reply
  10. Meu bebê só dorme mamando no peito , e não aceita chupeta uque eu faço ?? #DESESPERADA.

    Post a Reply
  11. Com a minha mais velha fiz igual a você e só parei porque grávida dos trigêmeos, ela não conseguia mais dormir no meu colo… Até hoje me dá problemas pra dormir, tenho que ficar do lado dela um pouquinho fazendo carinho, nem que sejam 5 minutinhos. Com os trigêmeos já logo de cara eu colocava pra dormir no berço, nunca dormiram no colo. Não consigo fazê-los dormir assim no colchão, queria muito, pois no caso de viagem facilitaria… preciso tentar!!!

    Post a Reply
  12. Natália Madasi eu sempre coloquei Tonton num colchao no chao e eu em outro para dormir. Ele mama no peito deitado no colchao dele e eu junto. Depois eu saio e ele fica. Quando acorda, chora, eu vou la, dou a mao e ele volta a dormir. Qdo ele quiser, vai largar o peito. Mas pelo menos ja dorme na caminha dele… Rs.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook