Minha filha mais velha nunca foi teimosa. Não costumava se envolver em grandes travessuras e obedecia a maioria dos comandos. Mas os trigêmeos são exatamente o contrário. Eu digo “não”, mas parece que é “sim”.
Tipo: “não pode colocar o dedo na tomada”, “não pode subir na estante”, “não pode escalar o sofá”, “não pode comer terra” e por aí vai. Sabe o que eles fazem? Colocam o dedo na tomada, sobem na estante e escalam o sofá, comem terra e ainda OLHAM FUNDO NOS MEUS OLHOS (= manhê, olha eu aqui). Desafiadores, não?
Às vezes, fico com vontade de rir, mas viro de costas para disfarçar. Em outros momentos, tenho vontade mesmo é de chorar. De quatro filhos, três teimosos? Ó céus… Essa proporção poderia ser melhorzinha, né? Só que não.
Dos vários artigos que li, todos apontam para dicas comuns. Vou resumir:
1) Fique calma
Juro que tento. Mesmo quando a filhota sobe no rack da TV, enquanto o outro tenta escalar a estante e o terceiro saboreia terra. Mas é uma dica importante, porque o estresse só atrapalha.
2) Observe a criança e a retire da situação estressante
Isso eu faço. É o dia inteirinho correndo atrás delas, retirando-as de um lugar, colocando-as em outro, até que inventem outra moda dois minutos depois. É cansativo, mas trata-se do único caminho.
3) Escute seu filho
Na maioria das vezes, querem chamar nossa atenção. Mas pode haver outros motivos que mereçam até mesmo ajuda profissional. Devemos ficar de olho.
4) Utilize o reforço positivo
Isso eu sempre fiz de verdade. Funcionou muito com a mais velha. Em vez de castigar o comportamento negativo, elogio o positivo. Funciona mesmo. Pode apostar.
5) Ofereça opções
Essa eu juro que tento. Quando estão quase derrubando a televisão, apareço com um monte de potes de cozinha e jogo tudo no chão. Passados 6 minutos, eles enjoam. Vou trocando de atividade até o ponto de acalmar a turma.
6) Observe se passa com o tempo
Muitos casos de teimosia são simplesmente formas de se expressar, tendo em vista que os pequenos ainda não dominam suas emoções. Vi muitos filhos de amigos melhorarem com o tempo. Espero que aconteça o mesmo com meus bebês.
7) Em caso de insegurança, busque ajuda
Não é nenhuma vergonha procurar ajuda profissional. Se percebermos que não temos o controle da situação e que a teimosia foge da normalidade, toda ajuda deve ser bem-vinda!
Boa sorte para nós!!!
4 de novembro de 2015
Dizem que as crianças não entendem a palavra não. O não pra eles é a mesma coisa que dizer sim, faça isso. Tente não usar o não. Por ex. Você pode cair daí; isao da choque; é perigoso, etc. Pelo menos li ou vi algum profissional ensinando isso. Tenta aí
4 de novembro de 2015
Muito bom
4 de novembro de 2015
Não funciona! Pelo menos comigo nunca funcionou!
4 de novembro de 2015
Meu filho tem 1 ano e 9 meses, to na fase de vários “naos”… Mas ele tbm e bem teimoso. Mas ele entendi sim… Pq por varias vezes ele estava mexendo ou pegando algo q nao podia eu disse NAO e ele larga ou para de fazer e fica chorando.
E tem vezes tbm q falo nao e ele fica me olhando e continua fazendo. Ódio mortal q me dar
Mas fazer oq? E saber lidar e continuar insistindo
4 de novembro de 2015
Ricardo Rocha
4 de novembro de 2015
Gente o que vc faz com a criança que de 1 ano que joga celular dentro do balde de água?!?! Eu chorei muito…lkkkkkkk
4 de novembro de 2015
Tatiana Pereira Santos e Katheryn C. Sooma Alves
4 de novembro de 2015
Minha sobrinha tem 3 anos e desafia a mãe dela,tudo que ela diz não poder a pequena vai lá e faz.O mais grave foi perfurar o tímpano .Com o pai,avós e comigo até que ela obedece,mas com a mãe eh triste viu.
4 de novembro de 2015
Nossa meu filho tem 1 ano e 5 meses e é exatamente assim, uma teimosia que nao sei daonde vem, ele faz as coisas e olha pra mim tipo quem diz: vc nao manda em mim, e se eu falo nao parece que ai que ele faz mesmo, resultado, faço como vc dou tudo que ta na frente pra tentar mudar o foco, as vezes funciona as vezes nao, pego ele direto lambendo o chão, eu quase surto qdo vejo isso mas procuro manter a calma e distrair a atenção dele, oh fase, espero que passe logo meu Deus.
4 de novembro de 2015
Rsrs é tão bom saber o quanto é comum nossos desafios rsrs por aqui são 3 só que idades diferentes, mas minha do meio toca o terror. Desafia toda hora, ela chama Maria, e é o nome mais falado por aqui rsrs ser mãe é ser tudo!!!
4 de novembro de 2015
A segunda palavra que meu filho aprendeu a falar foi NÃO (a primeira foi mamã :)), ele teima tanto e faz tanda coisa que não deve que o bichinho só fala não, porém isso não o intimida, pois ele morre de rir quando ouve ‘nã na ni na não’ kkkk
4 de novembro de 2015
RSgleyderman Gleyderman
4 de novembro de 2015
Leandro Landim…Eu li…lê tbm!!!
5 de novembro de 2015
Meu filho de 2,5 está numa fase de extremos desafios, fico muito indignada com a coragem deles. Mas falando com uma psicóloga ela me deixou mais feliz .. Disse me que as crianças desafiadoras são as que no futuro terão mais capacidade de enfrentar a vida, encarar desafios e resolver problemas sozinhos !! Então mamães fiquemos feliz pelo futuro deles !!!
5 de novembro de 2015
Jefferson Gê