Como lidar com a teimosia

Minha filha mais velha nunca foi teimosa. Não costumava se envolver em grandes travessuras e obedecia a maioria dos comandos. Mas os trigêmeos são exatamente o contrário. Eu digo “não”, mas parece que é “sim”.

Tipo: “não pode colocar o dedo na tomada”, “não pode subir na estante”, “não pode escalar o sofá”, “não pode comer terra” e por aí vai. Sabe o que eles fazem? Colocam o dedo na tomada, sobem na estante e escalam o sofá, comem terra e ainda OLHAM FUNDO NOS MEUS OLHOS (= manhê, olha eu aqui). Desafiadores, não?

Às vezes, fico com vontade de rir, mas viro de costas para disfarçar. Em outros momentos, tenho vontade mesmo é de chorar. De quatro filhos, três teimosos? Ó céus… Essa proporção poderia ser melhorzinha, né? Só que não.

Dos vários artigos que li, todos apontam para dicas comuns. Vou resumir:

1) Fique calma

Juro que tento. Mesmo quando a filhota sobe no rack da TV, enquanto o outro tenta escalar a estante e o terceiro saboreia terra. Mas é uma dica importante, porque o estresse só atrapalha.

2) Observe a criança  e a retire da situação estressante

Isso eu faço. É o dia inteirinho correndo atrás delas, retirando-as de um lugar, colocando-as em outro, até que inventem outra moda dois minutos depois. É cansativo, mas trata-se do único caminho.

3) Escute seu filho

Na maioria das vezes, querem chamar nossa atenção. Mas pode haver outros motivos que mereçam até mesmo ajuda profissional. Devemos ficar de olho.

4) Utilize o reforço positivo

Isso eu sempre fiz de verdade. Funcionou muito com a mais velha. Em vez de castigar o comportamento negativo, elogio o positivo. Funciona mesmo. Pode apostar.

5) Ofereça opções

Essa eu juro que tento. Quando estão quase derrubando a televisão, apareço com um monte de potes de cozinha e jogo tudo no chão. Passados 6 minutos, eles enjoam. Vou trocando de atividade até o ponto de acalmar a turma.

6) Observe se passa com o tempo

Muitos casos de teimosia são simplesmente formas de se expressar, tendo em vista que os pequenos ainda não dominam suas emoções. Vi muitos filhos de amigos melhorarem com o tempo. Espero que aconteça o mesmo com meus bebês.

7) Em caso de insegurança, busque ajuda

Não é nenhuma vergonha procurar ajuda profissional. Se percebermos que não temos o controle da situação e que a teimosia foge da normalidade, toda ajuda deve ser bem-vinda!

Boa sorte para nós!!!

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

15 Comments

  1. Dizem que as crianças não entendem a palavra não. O não pra eles é a mesma coisa que dizer sim, faça isso. Tente não usar o não. Por ex. Você pode cair daí; isao da choque; é perigoso, etc. Pelo menos li ou vi algum profissional ensinando isso. Tenta aí

    Post a Reply
  2. Meu filho tem 1 ano e 9 meses, to na fase de vários “naos”… Mas ele tbm e bem teimoso. Mas ele entendi sim… Pq por varias vezes ele estava mexendo ou pegando algo q nao podia eu disse NAO e ele larga ou para de fazer e fica chorando.
    E tem vezes tbm q falo nao e ele fica me olhando e continua fazendo. Ódio mortal q me dar
    Mas fazer oq? E saber lidar e continuar insistindo

    Post a Reply
  3. Gente o que vc faz com a criança que de 1 ano que joga celular dentro do balde de água?!?! Eu chorei muito…lkkkkkkk

    Post a Reply
  4. Minha sobrinha tem 3 anos e desafia a mãe dela,tudo que ela diz não poder a pequena vai lá e faz.O mais grave foi perfurar o tímpano .Com o pai,avós e comigo até que ela obedece,mas com a mãe eh triste viu.

    Post a Reply
  5. Nossa meu filho tem 1 ano e 5 meses e é exatamente assim, uma teimosia que nao sei daonde vem, ele faz as coisas e olha pra mim tipo quem diz: vc nao manda em mim, e se eu falo nao parece que ai que ele faz mesmo, resultado, faço como vc dou tudo que ta na frente pra tentar mudar o foco, as vezes funciona as vezes nao, pego ele direto lambendo o chão, eu quase surto qdo vejo isso mas procuro manter a calma e distrair a atenção dele, oh fase, espero que passe logo meu Deus.

    Post a Reply
  6. Rsrs é tão bom saber o quanto é comum nossos desafios rsrs por aqui são 3 só que idades diferentes, mas minha do meio toca o terror. Desafia toda hora, ela chama Maria, e é o nome mais falado por aqui rsrs ser mãe é ser tudo!!!

    Post a Reply
  7. A segunda palavra que meu filho aprendeu a falar foi NÃO (a primeira foi mamã :)), ele teima tanto e faz tanda coisa que não deve que o bichinho só fala não, porém isso não o intimida, pois ele morre de rir quando ouve ‘nã na ni na não’ kkkk

    Post a Reply
  8. Meu filho de 2,5 está numa fase de extremos desafios, fico muito indignada com a coragem deles. Mas falando com uma psicóloga ela me deixou mais feliz .. Disse me que as crianças desafiadoras são as que no futuro terão mais capacidade de enfrentar a vida, encarar desafios e resolver problemas sozinhos !! Então mamães fiquemos feliz pelo futuro deles !!!

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana | Mãe Pirada - […] Como lidar com a teimosia […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook