Como tirar a chupeta




A chupeta é um santo remédio para acalmar nossos bebês gritantes, principalmente no primeiro ano de vida, quando eles têm necessidade fisiológica de sucção.  Confesso que fiquei aliviada quando os trigêmeos pegaram o bico… No entanto, o efeito calmante pode virar um vício com o passar do tempo. Agora, estou devorando artigos para descobrir como vou conseguir tirar a chupeta deles…

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os malefícios são infinitamente maiores que os benefícios. Destacam-se:

Deformação da arcada dentária;

Prejuízos à respiração;

Maior propensão a infecções de ouvido, rinites e amigdalites, em virtude da respiração pela boca;

Atrasos na linguagem oral;

Problemas na fala, entre outros.

Como a SBP não recomenda o uso da chupeta, também não existe nenhuma indicação de quando devemos tirá-la. Porém, vários artigos pesquisados  – sem fundamentação científica – apontam para os dois anos de idade, quando a criança já estaria mais preparada para a transição.

É nessa fase que vou começar a tirar a chupeta dos trigêmeos, que são a-pai-xo-na-dos pelo bico. Preciso me preparar psicologicamente para esse momento…

Vamos às dicas?

Dez passos para tirar a chupeta

  1. Assuma que seu bebê cresceu.

O primeiro passo é a adaptação dos pais, que, às vezes, é mais difícil que a dos filhos.

  1. Escolha um momento específico.

O momento escolhido não deverá coincidir com outras fases de transição, como o desfralde, desmame, etc. Uma coisa de cada vez!

  1. Retire gradativamente.

Comece a sumir com a chupeta durante o dia, para depois partir para a etapa da noite, a mais trabalhosa.

  1. Desvie a atenção da criança em situações de estresse.

Vá tentando “enganar” o máximo que puder. Sei que não é fácil! É muito mais prático colocar o bico na boca da criança e curtir o silêncio! Eu que o diga… Mas vale à pena insistir.

  1. Depois que a criança estiver dormindo pesado, retire a chupeta.

Nesse caso, ela vai desacostumando com a sucção e só usa o bico para controlar o estresse até pegar no sono. Mas reconheço que é uma operação de altíssimo risco, tipo tirar o pino da granada…

  1. Não deixe o bico pendurado na roupa.

Somente apresente quando não houver alternativa.




  1. Negocie, não desmerecendo o uso do bico, mas falando sobre como é bom crescer e alcançar novas etapas.

Conversar é uma ótima solução. Às vezes, pode parecer que a criança não liga para o que falamos. Mas a verdade é que elas são muito mais espertas do que pensamos!

  1. Combine a retirada com a escola, para que o trabalho seja conjunto.
  1. Quando finalmente houver conseguido, lute contra a recaída, inclusive sumindo com todas as chupetas da casa!
  1. Se o filhote trocar a chupeta pelo dedo, tente atrair a atenção para outras situações, não fazendo alarde. Retire a mãozinha dele da boca e ofereça um brinquedo.

Estou me preparando psicologicamente para seguir à risca todas as recomendações. E prometo postar o resultado, seja qual for! Força, que a gente consegue!




Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

39 Comments

  1. Pelo menos dessa eu me livrei… minha bebê não quis chupeta de jeito nenhum!! E olha que eu testei mais de 10!!!

    Post a Reply
  2. Poxa….é eu na maratona de dar a chupeta. Bebezona tem 3 meses e nada. … meu primeiro filho pegou e era super calmo e com 2 e meio saiu da chupeta sem drama. Boa sorte aí na retirada.

    Post a Reply
  3. Bruninho (3anos) era um grude com a chupeta.. pegou desde os primeiros dias e nao largava pra nada. Achei q seria a treva pra tirar. Tentei por 2x .
    A primeira com 2 anos cravado tivemos q abortar a missão pq ficou doentinho e a chupeta nessa hora ajuda muito a mamãe ne?! Depois de uns 3/4 meses tentamos d novo e demorou um pouco. Foi logo q ele entrou na escola e qso descobri a gravidez. Nao queria causar nenhum trauma entao a ideia era tirar a chupeta e a fralda antes da barriga começar a creser ( nao queria q ele ligasse as coisas)
    Ate q foi melhor do q eu esperava..
    Tem q ter paciencia, no meu caso foi a unica receita que funcionou

    Post a Reply
  4. Adorei as dicas. Só não sei como vou fazer pra tirar a chupeta da minha filha mais velha (1a e 5m) já que tenho um bebezinho de 4m que também faz uso da chupeta. Acho que vai ser bem difícil pra ela ver o irmão com o bico.

    Post a Reply
    • Fernanda Marques, como a diferença é pequena, espera pra tirar junto! Eu tb tenho o mesmo medo porque um dos trigêmeos usa a chupeta o dia inteiro… Acho q vai ser mais difícil com ele!

      Post a Reply
  5. Meu bebê não aceitou a chupeta… eu morava com meus pais e minha mãe falava sem parar que ele “tinha” que pegar. Tentei vaaaarias!!!! Todos os modelos disponíveis no mercado!! Todo mundo me diz que isso é ótimo, e eu sei que fugi desse drama aí. Mas principalmente na época das cólicas eu sonhei muito que ele tivesse pegado, pq melhoraria a choradeira, talvez… rs. Mas cada criança é uma, né? Rs.

    Post a Reply
    • Minha mais velha tb não pegou de jeito nenhum! Fiz de tudo! Mas foi bom, porque não tive que passar por essa etapa de tirar!

      Post a Reply
  6. Gente não sei se fiz o certo, mas sabe meu filho tem 2 anos e toda semana era uma chupeta nova pq ele sempre estragava a chupeta! Então resolvi tirar e sempre que ele me pedia eu mostrava a chupeta que ele arrancou o bico, e fala para ele que ele estragou a “pepe” e que ele não precisa mais de “pepe” pq ele não é mais um neném, e sim um bebê lindo e grande! E funcionou tem 1 semana que ele está sem a chupeta e graças a Deus esqueceu dela! E olha que ele ficava o dia inteiro com a chupeta na boca! Até sinto um alívio de ter conseguido! Ufaaaaaa

    Post a Reply
  7. Nossa, com a minha filha de 9 anos tirei a chupeta quando ela estava com quase 4 anos! Na primeira noite sem chupeta parecia que estava cuidando de paciente viciado em craque com abstinência!!!! Affffff… Foi sofrido mas conseguimos!

    Post a Reply
    • Ai coisa lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, mesmo com o dedo na boca! Eu li que tem que rolar uma distração, tipo colocar um brinquedo na mão da “quiança”. Vou pesquisar! <3

      Post a Reply
    • Juro q eu coloco e sabe o que ela faz? Pega o brinquedo e o dedo haahahha igual c a galinha pintadinha

      Post a Reply
  8. Deixei minha filha largar sozinha e vou deixar de novo com a bb, não vejo problemas em deixar até quando eles quiserem.

    Post a Reply
  9. Vou ler. A pediatra pediu pra tirar com 1 ano, mas estamos com 1 e 8 e nada ainda. Ela só chupa ora dormir, mas mesmo assim eu queria tirar.

    Post a Reply
  10. Hahahaha, eu usei bico até os nove anos. Já meus bebês de quatro meses, usam mas não são muito fãs. Acho que não puxaram a mãe.

    Post a Reply
  11. A minha eu tirei assim: Cortei a chupeta pela metade e dei para minha filha, ela colocou na boça , fez uma careta e jogou longe, isso com 2 anos e meio , agora com 3 anos e 4 meses já diz que é mocinha e que não precisa mais!

    Post a Reply
  12. Meu bebê esta com cinco meses e meio, não qui chupeta e nem mamadeira eu dou agua e suco no copinho, graças a Deus tenho bastante leite para amamentar ele no peito e já estou dando papinha. Então ta tudo tranquilo por aqui.

    Post a Reply
  13. Chupei chupeta até 14 anos, meu marido até 11 anos…. Meu filho está com 1 ano e 4 meses e não fala nada, só o básico mamãe, papai, vovó…. O pediatra dele disse que ele não desenlvolve a linguagem por causa da chupeta, mais já fiz de tudo pra tirar a chupeta dele, mais assim como eu e o pai ele ama a “pepeta”. Não sei o que vou fazer pra tirar pois tenho dó…. E para piorar a situação vendo chupetas e tenho várias caixas cheias de chupetas aqui em casa e quando ele perde uma já sabe onde tem mais!

    Post a Reply
    • Os meus têm 1a 9m e falam menos que isso! Falam pouco mesmo! A gente vai conseguiur, viu? <3

      Post a Reply
  14. Meu filhote tem 3 anos e meio , na escola não chupa chupeta , mas em casa é difícil esconder , mas já estou trabalhando a idéia de entregar pro papai noel pra ganhar um presente.

    Post a Reply
  15. A minha filha com 4 anos e n largava, teve uma estomatite terrível e eu disse q era culpa da chupeta, ela largou na hora e nunca mais….kkkkkk

    Post a Reply
  16. Eu tiro a pepê da Helena (2 anos e 1 mês) quando ela dorme e ela passa a noite toda sem, super tranquila. Mas tem q esperar o soninho ficar pesado.

    Post a Reply
    • Vou começar a fazer isso! Estou criando coragem! Grande beijo!

      Post a Reply
  17. Falei para bb de 1 ano e 9 meses que o “mimi” acabou, demora dormi mais dorme a noite toda. sera que fiz errado?

    Post a Reply
    • Oi Dayana, se funcionoou, tá certo!!!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook