Dez passos para tirar a mamada da madrugada

Para tirar a mamada da madrugada basta não dar peito ou mamadeira e pronto. A criança vai chorar, espernear e você deverá se manter firme. Difícil? Sim! Mas há algumas dicas para facilitar sua vida:

  1. Prepare-se psicologicamente para o momento.

Várias tentativas minhas foram frustradas porque achei, logo de cara, que não conseguiria. Só funcionou quando eu disse para mim mesma: eu não aguento mais passar a madrugada dando mamá!

2) Monte um revezamento para seu descanso;

Como você provavelmente passará mais tempo acordada, peça ajuda a alguém durante o dia para ficar com o bebê enquanto você compensa a noite mal-dormida.

3) Se a criança ainda mamar no peito, peça ajuda de outra pessoa para ficar com o bebê de madrugada, porque o cheiro da mamãe atrapalha o processo!

4) Não fique pensando que o bebê esteja com fome;

Segundo o meu pediatra, as crianças após os três meses de idade não mamam por fome, mas sim, por hábito. Ele diz que o organismo não tem necessidade nenhuma de receber alimento entre as dez da noite e as seis da manhã, por exemplo.

5) Empurre para mais tarde a última mamada;

Para que a ruptura seja menos brutal, tente jogar a última mamada para mais tarde, tipo 22h ou 23h.

6) Estabeleça o horário ideal da última e da primeira mamada do dia, de acordo com sua rotina.

Aqui em casa, estabelecemos que a última mamada seria meia-noite e a seguinte só às seis da manhã.

7) Tente enganar com água (após a fase da amamentação exclusiva);

Quando havíamos passado a fase do aleitamento exclusivo, meu pediatra também aconselhava dar chá, mas fiquei com medo de as crianças trocarem a mamada pelo chazinho da madrugada. Então, dei apenas água nos primeiros dias e no resto não dei mais nada. Mas isso nem sempre funcionava: meu bebê mais nervoso dava ataques quando eu oferecia água. Parecia que se sentia enganado! Já os outros dois aceitaram!

8) Tente se manter firme;

Pense que é um sufoco temporário. Em alguns dias, você estará livre!

9) Evite as recaídas;

Tente não ceder às possíveis recaídas, que acontecem principalmente em mudanças de rotina: viagens, doença, etc.

10) Se fracassar, volte a tentar!

Com a minha primeira filha, simplesmente não consegui. Com os trigêmeos, só tive sucesso na terceira tentativa, após duas desistências temporárias.

Sei que não é nada fácil… Mas posso garantir que eliminar a mamada da madrugada foi a melhor coisa do mundo! Agora estou na fase de eliminar as recaídas… Mas compensa! Força, que a gente consegue!

MAIS DICAS NO NOSSO MANUAL DA MAMÃE!

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

72 Comments

  1. Eu passo isso com a Rafa até hoje, ela faz um show se dou a mamadeira na hora que pede.

    Post a Reply
    • O que fazer na madrugada quando a bebe resolve chorar desesperada pelo leite? Troquei leite por agua e ela começou a acordar pra tomar água, então resolvi tirar tudo.

      Post a Reply
  2. Com a minha filha fui diluindo o leite em bastante água, a cada sua eu diminuía mais o pó e colocava mais água. No fim ela mesmo não queria a mamadeira. Mas ela ainda acorda,chora e depois dorme de novo.

    Post a Reply
    • Vamos continuar com ele acordado até as 23hs. É o jeito. Depois tiramos a mamada da madrugada.

      Post a Reply
  3. Tenho casal de gêmeos de quatro meses. Quando acordavam na madrugada eu já tacava uma mamadeira. Agora mudei: eles acordam, eu faço dormir de novo, só dou se pedem. No início, eles pediam, choravam, custavam a dormir, aí eu dava. Agora dormem numa boa. Última mamada às 21h.

    Post a Reply
      • Meu bebê só quer o peito a noite, ja tem 9 meses não toma mingual não sei mais oque fazer….eu tô muito magra n quero da mais de mamar a noite…

        Post a Reply
    • Acho q estou me sentindo um peixe fora da água aqui, os meus só me.dão trabalho até dormirem, mas depois q dormem já era! Só os vejos no.outro dia na hora do almoço.

      Post a Reply
  4. Não concordo com o que esse pediatra falou que o bebê só tem necessidade de mamar de madrugada só até os 3 meses. Ainda mais se for o leite materno que é de digestão rápida. Quanto às recaídas, difícil não ceder quando o bebê está doente. Tudo o que vc mais quer é amenizar um pouco o que o bebê tem, e a amamentação, além de alimento, também é conforto! Palavras de uma mamãe que está em processo de desmame noturno.

    Post a Reply
  5. Minha primeira filha até um ano acordava várias vezes pra mamar no peito depois foi pra mamadeira mas também acordava, foi assim até quase três anos, no segundo como não queria que isso se repetisse quando acordava de madrugada dava água e deu certo começou a dormir a noite toda ufa rs

    Post a Reply
  6. Desculpa mamãe mas há pelo menos uma informação equivocada na lista. Bebês de 3 meses NÃO podem ser privados da mamada da madrugada! A amamentação deve ser mantida em livre demanda até os 6 meses no mínimo e mesmo crianças na mamadeira devem ser alimentados nessa fase sempre q desejarem. Querer q um bebê de 3 meses tenha maturidade para entender q ñ pode mamar de madrugada é surreal. Bebês tem necessidades, sei o qto é enlouquecedor, ainda mais no seu caso com 3, mas o médico foi infeliz no conselho. Nessa fase os bebês ainda ñ tem uma mamada eficiente e muitas vezes ñ conseguem mamar tudo o q precisam de uma só vez uma mãe q o priva da mamada pode estar deixando o bebê com fome, cada um cada um, jamais faria isso com o meu. Sofro pq o meu faz 2 anos mês q vem e ainda ñ consigo tirar a mamada da madru, mas com 3 meses jamais tentaria. 🙂

    Post a Reply
    • Que três meses é pouco, pode ser. Mas acho que, mais madurinhos, a mamãe pode tentar, sim. Não é fácil chegar pro chefe durante dois anos dizendo que está passada de sono porque a criança não dorme. Paciência, carinho e persistência. Meu filho passou a pular a mamada da madrugada antes disso, mas teve várias recaídas. Usei varias dessas receitas. E funcionaram.

      Post a Reply
    • Minha filha de 2 meses, não mama de madrugada desdos 17 dias de vida, ela dormi as 00hs e so acorda as 08hs do dia seguinte, e o pediatra dela disse pra eu levantar as mãos pro céu e agradecer.
      Teve recaídas mas foram umas 4x até hj.

      Post a Reply
  7. Ahhhh se servem de consolo o meu fez 5 anos semana passada e ainda me grita pedindo mamadeira. Sei que há deveria ter tirado faz tempo, fica cansada pq ele pede umas 2 vzs, mas por sem vergonhice minha e preguiça tô enrolando a briga kkkk até o papai noel. Combinamos que ele vai dar as mamadeiras, assim como foi com a chupeta, para o papai noel. Vamo q vamo!!! kkkkk

    Post a Reply
  8. Aqui em casa no primeiro filhote eu consegui parar de amamentar na madrugada quando ele passou a jantar, pq aí minha consciência ficou mais tranquila de q ele ñ estaria com fome! Passei duas noites controlando o choro com muita paciência, na terceira já ñ procurou mais o seio! Agora tenho um bb de 2 meses e pretendo repetir a estratégia!!!

    Post a Reply
    • Acho que varia de bebê para bebê, meu filho tem fome de madrugada sim (está com 3 meses) e logo que ele completou os 3 eu tentei tirar a mamada da madrugada,ele acordava eu dava a chupeta e acalentava e mesmo assim não adiantava,tentava fazer dormir no colo também e nada, só dormia após mamar e mamava bastante por sinal, era fome sim, pois ele quando está somente com sono é só colocar a chupeta e fazer um carinho e se for no colo então ele capota rapidinho, por ele não parar de chorar com nada só mamando e mamar bastante eu cheguei a conclusão que era fome sim,vou voltar a tentar no próximo mês.

      Post a Reply
  9. Questao de habito. Pediatra dos meus filhos é taxativo: NOOTE FOI FEITA PARA DORMIR E NAO PARA COMER. O SONO ALIMENTA!

    Bebes so acordam durante a madrugada para mamar se desde RN a mae acostumar a amamentá-los.
    Meus filhos desde o hosp sao acostumados a dormir a noite toda, ultima mamada sempre as 9hs e cama. Minha filha de 3 anos 7hs ja esta dormindo no 5° sono e so acorda no outro dia as 8:30 da manha mais ou menos. Foi acostumada a nao se alimentar durante a madrugada. Descanso para ela e para mim.

    Post a Reply
    • Janaina Corrêa minha filha de 3 anos na segunda noite acordou as 3 da manha pedindo peito. Dei a chupeta, acalentei, ninei e ela voltou a dormir tranquilinha e rapidinho. Tenho certeza que se tivesse dado o peito a ele a primeira vez na madrugada seria o suficiente para toda noite ela acordar as 3 da manha para mamar. Foi a primeira e ultima vez q ela acordou pedindo peito.
      Hj com 3 anos e 4 meses dorme a noite, nao acorda para nada. Ontem msm dormiu era 18:20 e so acordou hj 8:45

      Post a Reply
    • O meu filho quando nasceu eu não dava peito de madrugada daí ele começou a perder peso então passei a amamentar de três em três horas tbm de madrugada. Hoje ele tem 9 meses, não mama mais peito e só acorda pra mamar cinco da manhã as vezes nem acorda, dou a última mamadeira as dez da noite e ele vai a noite toda. Assim q tirei o peito e ele começou a comer comida quando ele acordava de madrugada pra mamar eu dava a chupeta e ele dormia di novo, claro q no começo foi difícil mais tbm concordo q noite foi feita pra dormir e não comer!!!

      Post a Reply
    • Caroline conheço uma mae q o filho tem a msm idade da minha filha( 3 anos e 4 meses). O menino acorda 3x na madrugada e toma 350 ml de leite com tody a cada vez q acorda.
      Ah pera la! Isso nao é fome, isso é vicio!

      Post a Reply
  10. O meu gruda no peito e quando acho que vou voltar a dormir e coloco o dedo no cantinho da boca pra ele soltar o peito ele coloca as maozinhas na me minha mao e afasta. Enfim, pessoal isso é toda madrugada. Fora as vezes que penso em me levantar pra fazer xixi e a pessoinha simplesmente senta na cama e me grita

    Post a Reply
    • Já fiz isso. Só tem um problema: o bebê acorda duas horas depois com a fralda completamente encharcada!

      Post a Reply
    • Pois é Samantha, tem disso! Mas, sabes que uso a fralda da Pamperns Premiun Care, e mesmo com as mamadas da noite não troco a Alice e até agora não tivemos problemas de vazar heheh

      Post a Reply
  11. Não é fácil negar o leite. Sou a favor do leite materno em livre demanda mas também, sou megaaaaa a favor de dormir à noite toda. Meu bb, hoje com 5 meses mamou de madrugada até os 3 meses. O pediatra, me orientou q se ele acordasse desse a chupeta, com 1 mês não deu certo então desencanei, com 2 meses tentei novamente e quando completou 3 meses ele não acordou mais! Paciência, paciência e paciência!!!!

    Post a Reply
  12. Meu filho mamou no peito até 1 ano, e aí, mamava de madrugada, sempre que pedia…depois que tirei o peito, acabou… Nunca dei mamadeira…

    Post a Reply
  13. Fracassei tb! Ja tentei dar mamadeira pra ver se ele aguenta mais tempo dormindo… Mas ele cospe tudoooo! E só quer peito da mamãe! Rsss quase fazendo um ano e estou zumbizando ainda!

    Post a Reply
  14. Estou ansiosa para dormir à noite toda novamente. A minha bebe acabou de completar 3 meses e só mama. Entre 00:00 e 06:00 ela acorda umas 3X. Se o intervalo entre uma mamada e outra for menor que 2 horas, eu tento colocar o bico e observo se ela dorme. Normalmente funciona, pois estou observando que nem sempre é fome/sede. Vivendo e aprendendo. Espere que melhore a cada mês.
    Um abraço.

    Post a Reply
    • Vai melhorar sim, Erica! Posso garantir! Minha filha mais velha era muito difícil mas tudo passou!!! Adorei a dica. Força pra nós e grande beijo!

      Post a Reply
  15. Minha bb tem 5 meses, mama em livre demanda e o pediatra falou que mamar durante a noite é HÁBITO e não fome!!!
    Já estou dando água e ele quase não acorda mais. Seu peso continua mto bem obrigada!
    Aliás o pediatra é pai de 3 muito saudáveis e bem criados e garante que não existe “livre demanda” a noite.
    Sou totalmente a favor da amamentação exclusiva no peito, mas as vezes parece que falta bom senso aos defensores da mesma.

    Post a Reply
  16. Minha Sophia quer ficar no peito o tempo todo faz de chupeta o que eu faço pra mudar isso

    Post a Reply
    • Mislene, entendo essa luta! Siga os passos do post e, se não resolver, dê mais um tempinho e tente novamente. Foi assim comigo!

      Post a Reply
    • Heitor Luz também faz isso, sei bem o quanto e cansativo. Desejo boa sorte no processo.

      Post a Reply
  17. Ola mamães. Ok, mas é quando o bebê não dorme mesmo nas tentativas? Tentei por 2 dias e acabei cedendo pois nem com chupeta nem. Com o colo ele dormiu, chorou mais de 1h30 e então eu acabei cedendo e dei a mamadeira porque eu não aguentava mais… então pergunto: quando inicia o processo por quanto tempo vocês deixaram a criança chorando? :/

    Post a Reply
    • Oi Claudia, sei bem como é difícil. Tentei e recomecei milhões de vezes… Se não está funcionando, sugiro passar algumas semanas e tentar de novo. Uma hora vai! Estou na torcida! Grande beijo!

      Post a Reply
  18. Estou passando isso com Heitor Luiz, Ele chorou muito na primeira e segunda noite, meu coração ficou literalmente partido com as carinhas que Ele fez. Ainda estou no processo, espero conseguir pois não consigo mais passar a noite dando mamá.

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana | Mãe Pirada - […] DEZ PASSOS PARA TIRAR MAMADA DA MADRUGADA! […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook