Sinto culpa de…





divã

Eu senti culpa ao anunciar a gravidez no trabalho. Também sinto quando demoro na rua, por estar longe dos filhotes. Até mesmo quando estou pendurada na internet, como agora. Mas vem cá: também somos pessoas, não é mesmo? Merecemos fazer algo por nós mesmas. O blog, por exemplo, está sendo uma terapia pra mim. Eu mereço e me dou esse direito. Perguntamos na nossa Página do Facebook: VOCÊ TEM CULPA DE QUE?

Gabi Martins

Sinto culpa quando as crianças ficam doente, com o Bernardo está agora (ele é o mais novo com 5 meses), sinto que não cuidei direito. E acabo entendendo que é a fase, que ele tomou vacinas e os dentinhos estão por vir.

Jennifer Matias Ladeira

Sinto culpa quando mexo no celular próximo ao meu bebê! Vicio do celular o mal do século!

Danielli Cristina S. Saavedra

Tento não pensar muito no assunto, entender que sou humana e tenho minhas necessidades tbm. Procuro sempre dar o melhor de mim para que junto com a culpa venha a sensação de missão cumprida! No final vira uma guerra interna, como nos desenhos mesmo, como se existisse um anjinho e um diabinho digladiando! Senti culpa tb em anunciar no trabalho, tinha acabado de ser promovida, fique bem abalada, mas correu tudo bem! Sinto culpa de ir no salão por ex. mas tb sinto necessidade desse tempo pra mim! Enfim é uma guerra mesmo…

Rachel Furieri

ESTOU sentindo culpa no momento pq vou ter que voltar a trabalhar semestre que vem por falta de dinheiro….. é um momento muito triste…

Melina Portugal

Sinto culpa quando perco a paciência, o que acontece mais do que gostaria.

Josilene Landim

Me sinto culpada desde as 11:06 de 16/09/2013. Nasceu e não vai embora. Tem horas q falo pra mim msm…Não pensa assim…meu marido pega muito no meu pé, mas não adianta…culpa, culpa e culpa.

Telma Silva

Tento pensar que estou dando o meu melhor (e me esforço para que isso seja verdade) e penso que ter uma vida própria, necessidades, desejos e aspirações também é um jeito de ser uma boa mãe.

Nathália Leão

Sinto culpa de não ter sido mais forte e insistir no A.M.E tanto do Miguel quanto agr da Isabella. O fato de ter baixa produçao de leite, bico rachado e sangrando, peito e cesaria doendo, e ver gritando de fome pq sugava sugava e nada de leite… Queria mto ter amamentado exclusivamente ate os 6 meses pelo menos, mas com os 2 tive que introduzir formula nas primeiras semanas de vida. E tbm sinto qndo fico mto cansada, um de 2 anos e uma de 1 mês .. e perco a paciencia facil, depois me parte o coraçao e choro ! Rs

Camila Moreira

Sinto culpa qndo deixo ela chorando por mais um pouquinho achando que ela vai parar. Sinto culpa de reclamar que não consigo fazer mais nada. Aliás ela não tem culpa.

Caroliny Calegari Zambelli

Sinto culpa por ter que voltar a trabalhar ! Mas preciso ajudar meu marido ! Volto o mês que vem , e já choro desde já

Luciana Périco

Eu me senti culpada também quando anunciei a gravidez no trabalho. Uma idiotice sem tamanho, mas senti. Estou sentindo culpa agora, viajando a trabalho e deixando meu bebê em casa com o pai (que aliás cuida super bem)… Porque essa culpa persegue a gente hein?

Camila Halaouani

Eu faço terapia!! Morro de culpa qdo saio de casa, mesmo q seja rapidinho!
Ou qdo dou mamadeira assistindo meu programa favorito!

Mariana Ermel

Sinto culpa quando estou exausta e penso em ficar uma semana sozinha, longe de tudo e todos!!!




Raquel Cardoso

Sinto culpa quando estou dando mama para a mais nova e o mais velho vem e se pendura nas minhas costas. Faz pra chamar atenção, mas as vezes mando ele sair e logo peço pra ele voltar, ele é apenas um menino com ciúmes da irmã mais nova. Culpa por estar sempre cansada e as vezes quando marido chega não ter paciência de escutar ele, só quero dormir. Nasce uma mãe, nasce a culpa, é inevitável.

Thais Prado

Sinto culpa nesse momento porque tenho que voltar a trabalhar no final do mês e deixa- lo, ja passei por isso 11 anos atrás, mas a culpa me corrói, pq não ensinei meus filhos a ficarem longe de mim!

Raquel Cardoso

Na verdade todos os dias coleciono culpas novas, é mais forte que eu. O que me deixa aliviada é que logo passa, não sou a única nem a última mãe a sentir culpa no mundo.

Leilane Paegle

Pensei que esse negócio de culpa não era comigo, afinal, faço o meu melhor, até avaliar bem e perceber que sinto culpa quando tenho que pedir para sair mais cedo do trabalho para pegar filho na escola, ou socorre-lo ou leva-lo ao médico ou ainda quando saio pra um momento de lazer e deixo-os em casa… aí parece que tem algo errado! E a culpa por não estarem no inglês, na natação, no judô, não ganharem festa de aniversário…xooooo, culpa, fazemos o melhor e vamos criar filhos para vida real.

Bruna Simões

Com culpa, antes era com brinquedo, mas aprendi que o melhor de mim é o melhor pra eles.

Vivian Fernandes

Tb sinto muitas culpas. Sabe o que me alivia muito? Quando vejo outras mães e me comparo e vejo o quanto sou melhor. Vejo que faço tantas coisas que muitas mães não fazem aí penso que posso pelo menos ir no salão a cada 15 dias sem nenhuma culpa

Cíntia Xavier

Culpa… O sentimento ruim!! Sinto culpa quando perco a paciência, principalmente no plantao da madrugada… E por algumas vezes, muitas vezes não desgrudar do celular… Na verdade tem sido a minha distração!

Agnes Paiva

Sinto culpa quando me interto no ceel e meu bebe fica brincando sozinho, quando saio e demoro pra voltar, quando Cadu fica dodoi como esta semana e nao tem nadda que eu possa fazer, quando estou sem paciencia pros chiliques e por ai vai

Maiara Rabelo

Sentimento de culpa pois minha filha de apenas 2 anos ja quebrou o braços 2 vezes… Me sinto culpada me sentindo de naum ter olhado direito,mas as 2 vezes foi só eu virar as costas e buum…..braço quebrado 2 vezes

Vanessa Fernando Silva

Sinto culpa por ter uma bebê de 2 meses, e as vezes deixo meu filho de 5 anos meio de lado! Me culpo por dar bronca nele, me sinto mal, me sinto uma péssima mãe… Tento ter paciência, mas após o nascimento dela ele ficou terrível. Aí Senhor!!!!

Margarida Lopes Farias

Sinto culpa qd ela esta do meu lado conversando comigo e eu olhando pro celular. Ela diz: mamae olha pra mim

Nanda Lemos Breder

Sei como é isso. Muitas vezes me culpo por estar com muito sono e cansada e reclamar qdo ele acorda na madruga…

Lohane Borges Leal Lima

Minha maior culpa é de ter que talvez voltar a fazer quimioterapia e ter que ficar longe da minha pequena, sinto que não deveria voltar ao trabalho, porém é meu trabalho que paga meu tratamento, sinto que ela nasceu prematura porque eu devo ter feito algo errado, sinto medo de morrer e deixá-la.

Cibele Cunha

Tbm sinto culpa quando demoro na rua. Quando mexo no celular junto com meu bebê ou quando não tenho ânimo ou tempo para brincar com meu filho de 7 anos…

Poliana Ferreira

Eu sinto culpa por ela ter que estudar tanto e não poder aproveitar a infancia,dai dou uma aliviada,ela tira notas baixas e ai eu me sinto culpada,sinto uma culpa enorme por deixar a mas nova aos prantos na escola,doi na alma!!!

Karine Valentim

Amamentei minha só por 1 mes e o leite secou, sinto culpa por nao ter insistido mais!

Ana Luisa Monteiro de Carvalho

Lendo os comentários percebo q mãe é tdo igual, só muda o endereço. Os mesmos dilemas, dores, cansaços, culpas. Sou como vcs, culpa por deixar q o cansaço tire a minha paciência mais do q deveria, culpa por querer sumir d vez em qdo, por n conseguir dar atenção ao mais velho, por mexer no celular perto deles, e por aí vai…

Ana Luisa

Eu sinto culpa por tudo, até por sentir culpa. Hahaha

Rúbia XD

Sinto culpa ,cada vez que me lembro que na gravidez , eu me preocupei muito com o concurso que passei e literalmente , esqueci que estava grávida Emoticon unsure pois ,não tirei quase foto alguma da barriga , e não era de dar muita atenção para o bebê e sim só focava nas provas, e outra culpa que me corrói por dentro : ele com + ou – 1 mês e eu tentei deixar ele chorar para se acostumar com o berço ,que durou só 1 semana e ,até hj me arrependo de ter lido o maldito blog que recomendava isto… É claro depois desta semana resolvi cama compartilhada e pronto ,Para mim se eu pudesse voltar atrás , mas não posso

Jade Cristina Oliveira

Sinto culpa por não ter conseguido amamentar por muitas vezes choro deveria ter insistido mais isso me tortura!!!

Carolina Granato Weston

Eu sinto culpa de pecar na alimentação do meu filho…

Karol Vieira

Eu sinto culpa em já já ter que voltar ao trabalho , não ensinei minha bebê a ficar longe de mim sei que ela irá sofrer bastante pois ela é mto apegada a mim .. Mas infelizmente preciso trabalhar pra comprar as coisinhas dela

Eduardo Silvana Furlan

Viajei a trabalho com marido, fiquei dois dias fora deixando bebê com mina mãe e minha sogra. Cheguei hoje alucinada de saudade, chorei quando o vi quis pegar no colo e ele simplesmente me ignorou e quis q eu saísse da frente para ele continuar vendo TV ( BB de 10 meses), mas o pior ainda estava por vir. Quando mina mãe e sogra foram embora e ele se deu conta q só estávamos nós dois, abriu a boca chorar kkkk gente, meu bebê é grudado comigo só vê as avos de fds e bastou dois dias para ele desapegar.. Agora to eu aqui me sentindo mega culpada com um bebê estranho no colo kkk pior q isso, qdo o marido chegou ele se jogou no colo do pai, riu e brincou.. To em choque kkk. Culpada é pouco!!!

Luciana Cardoso

Sinto culpa quase sempre, por ficar na internet, assistir a algum programa, por as vezes ficar irritada com os meus filhos, por muitas coisas…meu marido trabalha mais de 12 horas por dia, entao sou eu 90% do dia com os meus dois filhos.

Aminadabi Alves

Sinto culpa quando ele não dorme ai fiko brava com ele, ai bate um arrependimento ele é tão bebê e não entende ainda!!

Foerster Foerster

Sinto culpa por ela sentir colica pois com certeza e por causa do que eu como. Sinto culpa por ela nao fazer coco varias vezes ao dia e ficar tentando, pois com certeza e pq eu tomo pouco liquido. Hj especialmente sinto culpa por ter deixado o pai colocar o brinco e nao ter sido forte para estar la naquele momento.

Denise Pereira

Culpa sim! De todos os dias me acordar as 04:30 da manhã para ir trabalhar e deixar minha filhota em casa e esse pique começou quando ela tinha apenas 8 meses, hoje minha Sophia com seus 1 ano e 8 meses perco quase tudo dela, perder de ver suas explorações e descobertas. Por outro lado ter a consciência de que batalho todos os dias por ela. 
E saber que quando eu chegar a noite ela simplesmente irá me abraçar e sorrir com aquele sorriso que tira meu cansaço. 

Juliana Peres

Sinto muita culpa por ter que voltar a trabalhar daqui a duas semanas. Ela ainda vai estar com 2meses e 20 dias,só que sou dona do meu próprio negócio é nao posso me afastar por muito tempo.




Natalia Copolilo

Eu sinto culpa qdo preciso deixar um filho chorando pra atender o outro e qdo preciso ser mais dura na disciplina do meu mais velho

Natalia Copolilo

Nossa li alguns comentarios e fiquei emocionada… a gente tenta, tenta, tenta.. mas nunca é suficiente.. acho q vamos morrer achando q nao fomos boas o suficiente. Mas quer saber? Somos o melhor q podemos ser.. com certeza

Malu Sícoli

Eu sinto culpa quando minha filha me chama para brincar e eu não posso porque estou trabalhando ou estou muito cansada. Mas compenso de duas formas. Se estou trabalhando falo p ela brincar do meu lado, se estou cansada troca a brincadeira por filme. Depois desabafo no meu blog e volto a vida rssss

Kimberly Alves

Me vi em suas palavras !

Gabriela Santos

Me sinto culpadissima de as vezes ficar brava com a minha bebe de 43 dias por querer mamar o dia todo, e de ficar dizendo que quero sumir. Isso pq nao sou mamãe de primeira viajem

Jéssica Santana

Me sinto culpada por trabalhar fora, por ter colocado na creche. Por precisar de ir ao mercado sem eles pq eles piram eu e o maridex kkk.
Enfim, mais me sinto culpada tbm POR NÃO TER TEMPO DE CUIDAR DE MIM, POR NÃO TER ENTRADO NA ACADEMIA, POR DORMIR COM ELES QUASE SEMPRE!!!

Carol Pardinho

Me sinto com MT culpa assim falo que me arrependi do meu primeiro casamento e logo falo que só não me arrependi de querer ter meu filho , sei lá , pois qnd falo isso é como se eu tivesse me arrependido , se eu não tivesse casado eu não teria ele, daí sinto MT culpa , e qnd ele fica doente me sinto culpada por TDs as vezes que briguei com ele

Carla Simone Barçante

Me sentia muito culpada por não conseguir participar da rotina dos meus filhos. Eu trabalhava muito mas agora, com o apoio do meu marido, sou mãe tempo integral.

Bruna Rocha

Me culpo muito por me sentir cansada e esse cansaço me deixar irritada com o choro do meu filho querendo minha atenção, também por muitas vezes eu meu bb estar chorando e eu não saber e não conseguir saber o que ele tanto quer. Me sinto inútil muitas vezes

Carla Carvalho

Somos todas guerreiras e afirmo com toda certeza que 90% dos homens não aguentariam a nossa rotina, eu sinto culpa sempre, mas paro e penso:” Poxa,to fazendo tudo que está ao meu alcance e perfeito eh só Deus “.

Vivih Paranhoss

Eu me culpo … Por as vezes eu estar fazendo alguma coisa em casa e minha filha começa a chorar, largo tudo pego ela, dou mama, dou carinho facço massagem e nada da jeito. Aquele choro sem fim e ai começo a ficar irritada com ela e as vezes deixo ela deitada na cama do meu lado e finjo que nao estou ouvindo achando q é manha dela e da vontade de sair quebrando tudo. Sei que as crianças tem esse momento mas na hora eu piro. Depois fico triste comigo e me sinto uma pessima mae por fazer isso.

Alessandra Triani

Me sinto culpada quando deixo de fazer algo por eles que está ao meu alcance pq estou cansada.

Obrigada, mamães, por mostrarem que todas somos de carne e osso!!!




Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

17 Comments

  1. Nossa…..como a nossa vida muda, a cabeça pensa diferente, as atitudes não são mais as mesmas e as tolerâncias também. Ser mãe, é realmente padecer no paraíso. Rsrs

    Post a Reply
  2. Olá sou nova aqui mas já adoro as postagens, vi sua entrevista na Fatima e amei me identifiquei MT apesar de ter 1 filho adorei sua sinceridade, pois tem.vezes q me sinto uma et nesse universo mãe, não sou de ir vê se tá respirando e tals se dormiu vou dormi tbm!!
    Mas eu gostaria de saber como.faz seus filhos dormir? Meu filho faz 1 ano semana q vem.e só dorme no colo, estou grávida de 5 meses e as dores na coluna já são insuportáveis ele acorda de madrugada tem vez q pra mamar outras pra ninar ele é bem.difícil, acabo não resistindo e dando mama pra ele dormir mais! Vc me ajudaria com.algum post sobre o assunto? Agradeço desde já!

    Post a Reply
    • Thais Zambaldi, obrigada! Olha, um belo dia eu pirei e falei “não aguento mais, vocês vão aprender a dormir no colchão”! Fui forçando a barra e nem acredito que consegui, porque a mais velha só dormia ninando! Ótima idéia! Vou fabricar um post! Obrigada! <3

      Post a Reply
    • Confesso que não sei nem como começar a fazer isso, e apesar de ser doloroso ficar com.ele pra lá e pra cá no colo é o mais cômodo! fico na espera do post! Obrigada pela atenção 🙂

      Post a Reply
  3. Sinto culpa o tempo todo…quando falta paciência…qdo não brinco com eles………

    Post a Reply
  4. Sinto culpa por não brincar tanto quanto deveria, para cuidar do serviço de casa. Ele chora e isso corta o meu coração.

    Post a Reply
  5. Mudança total , sinto culpa sempre principalmente pq sou mamãe de trigêmeos , penso que não dou atenção, carinho , aconchego a um ou a outro que dou mais a um do que para outro é complicado mais tenho qye administra né ?!

    Post a Reply
  6. Acabei de compartilhar algo sobre “gritar” no meu perfil…
    Me sinto ultrapéssima, megaculpada quando me sinto exausta, perco a paciência e grito com minhas gêmeas de 2 anos e 11 meses… Meu Deus… Faço tudo sozinha desde que nasceram, só meu marido me ajuda um pouco com o banho a noite… alimentar, educar, ensinar de tudo, impor limites… Tudo eu sozinha… Fora cuidar da casa, lavar, passar, cozinhar… As vezes me sinto sobrecarregada, parece que vou desmaiar… Esse ano deu uma melhorada por que elas entraram na creche pública, mas minha correria não para… Por que além de tudo isso, faço doces pra vender DE MADRUGADA, e tento colocar a casa em ordem durante o dia e as vezes tentar achar um tempo pra descansar… Mas nunca termina! Nem quando estou doente, como semana passada… Tive uma crise horrível de sinusite, fiquei muito mal, muito mesmo… E meu marido trabalhando de madrugada e dormindo de dia…Mas não tem ninguém nem pra dar uma bolacha na mão das minhas filhas… Não dá nem pra ficar doente… E me sinto culpada quando me estresso por todo isso…

    Post a Reply
    • Eu sei bem oque se passa contigo… também sou mãe de gêmeas, as minhas tem 2 anos e 11 meses, são muito arteiras, eu também só tenho meu esposo para ajudar, e ele não é uma pessoas muito tolerante, alias é bem exigente.
      Me sinto tão mal, por que vem cada pensamento, tem dias que fico brava com elas e me sinto com raiva, lógico que logo passa, más não deixamos de sentir no momento, falo coisas que depois me deixam pra baixo, más a ira me domina, é muito estressante, elas brigam o tempo todo, é mordida, é brigando por um objeto, passam o dia chorando, e isso me deixa louca, e me sinto uma péssima mãe.
      E pior é quando ouço que elas são como são por minha culpa, por que eu não soube impor os limites. Já vinharam em meu portão dizer que iam chamar o conselho, por causa dos gritos e dos choros contantes delas, más ninguém sabe o quanto eu choro junto, por vê-las agirem de tal maneira, eu jamais maltratei minhas filhas, me dedico ao máximo a elas, e ainda assim sou obrigada a ouvir algo tão desagradável.

      Post a Reply
  7. eu tenho gemeas e as vezes penso q nao vou dar conta… tem dias q nao durmo bem e minha rotina nao pd mudar e minha unica vontade e de sair correndo…rs’

    Post a Reply
  8. Sou mãe de gêmeas, sinto culpa quando elas fazem malcriações e eu vejo que não tenho nenhum controle sobre elas, acabo gritando e falando coisas que depois me deixam triste, que me fazem duvidar se sou uma boa mãe.
    Más paro e penso em tudo que já enfrentei por elas,elas não pediram para nascer, eu tinha sim como ter evitado, porém não foi escolha minha ser mãe de gêmeos, faço oque está ao meu alcance para ser o melhor para elas, e as vezes parece que todo o esforço é em vão,ai é a hora que bate uma enorme culpa.

    Post a Reply
    • Eu tb não tenho controle…rs Força pra nós!!!

      Post a Reply
  9. Estou me sentindo a pior mãe do mundo.

    Post a Reply
  10. Eu me sinto culpada, por quê?! Mando minha filha dormir ela diz q so vai quando eu for colocá-la e eu querendo assistir a novela e quando vou no quarto dela depois q termina a novela e ela ainda tá acordada eu reclamo e ela só queria q eu tivesse colocando ela pra dormir. Me sinto culpada quando ela me chama pra brincar e eu geralmente não tenho tempo e quando tenho to cansada. Fico triste e me sinto a pior Mae do mundo

    Post a Reply
    • Karina, sempre que sinto culpa, penso: “mãe feliz faz filho feliz”. Eu tb não consigo brincar todas as vezes em que sou solicitada! Fique tranquila, que vc não é a pior mãe do mundo não! Grande beijo!!!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook