Papo de mãe: dificuldades para amamentar

amamentar

Dor, bico rachado, leite empedrado ou tudo às mil maravilhas? Segue a experiência compartilhada pelas mamães na nossa página do Facebook. Obrigada, meninas, pela valiosa contribuição, que virou fonte de consulta para quem estiver precisando de uma força!  A pergunta é:  você teve dificuldades de amamentar?

Tatiane Lima

Tive muita dificuldade. Meu bb nasceu com a língua presa (freio da língua muito p frente) e como não conseguia encostar a lingüinha no céu da boca tbm não tinha pressão p pegar o bico do peito…sendo assim teve q passar por um procedimento cirúrgico pois estava perdendo muito peso, após o corte (20 dias) meu leite havia secado, o médico pediu p deixar ele chupar p estimular a descida novamente…masss bb com fome não tem paciência de mamar peito sem leite p ele não perder ainda mais peso fui p fórmula

Sueli Andrade

Tive MUITA! Minha filha pegou direitinho e meu leite desceu sem dificuldade, mas no terceiro dia meu mamilo feriu. Passei 20 dias de pura agonia, os dois seios em carne viva, sangrando. Chorava horrores a cada mamada, a dor era quase insuportável. Aguentei por minha filha, por saber da importância do leite materno pra ela. Insisti e após muito choro (meu), muita dor, tremedeira, pomadas e reza sarou da noite pro dia. Hoje minha preciosa está com quase quatro meses, mama em livre demanda, saudável (até hoje nenhum resfriado). Sou muito orgulhosa de ter passado e resistido e não me arrependo nem um segundo. Continuarei amamentando até quando ela quiser.

Nájala Maitê

Fiquei um dia em coma induzido apos uma cesarea complicada e o leite não desceu de imediato e quando desceu empedrou, foram um sofrimento as primeiras mamadas… No segundo foi tudo ótimo algumas horas de nascimento ele começou a mamar.

Nina Seixas

Tive MUITA facilidade.Minha filha mamou logo nas primeiras horas, de primeira, e mamou em livre demanda.Nunca tive rachadura. Fui aconselhada a espalhar o colostro que saía antes dela nascer por todo o bico do peito, pq tem efeito cicatrizante. Também peguei Sol nos seios. Não sei se foi por isso, mas minha amamentação foi muito tranquila e prazerosa. Doei MUITO leite e minha filha mamou até os 2 anos de idade.

Suelyn Castro

Quando meu filho nasceu não quis mamar só dormir, enfermeiras falando para acordar ele a cada 3hs para mamar, se fosse preciso ate tirar a roupinha dele para ele despertar (eu tinha MTA dó), mas nada adiantou… Ele nasceu as 20h58 e ficou praticamente sem mamar ate o outro dia as 5hs. E eu morria de medo. Mas a partir dessa manha ele mamou, pegou o peito certinho, mas msm assim com uns 5 dias de vida do meu BB meu meus seios racharam e era uma dor insuportável, qndo ele chorava para mamar eu chorava tbm… Tentei tirar e dar na chuquinha, mas eu n sabia tirar direito, n tirava o suficiente para ele, ai meu seio começou a empedrar, ai doía demais tbm. Enfim, escutei minha mãe e deixei de mamar pq n tinha outro jeito. E com uns 15 ou 20 dias depois a “saga” havia terminado RS  Mas o q me ajudou muito foi n usar absorvente de seio nessa época pq ele grudava no seio e meio q machucava na hora de tirar e amamentar. Então usava a concha. Meu filho hj tem 1 ano e 8 meses, mamou ate 1 ano e 1 mês e largou pq ele quis. Sou feliz e agradecida a Deus por ter me dado forcas para aguentar essa fase dolorida mas de extrema importancia.

Lílian Dornelas

Se eu fosse fazer um balanço sobre a maternidade nem as noites mal dormidas ganhariam da agonia e dificuldade que foi para eu amamentar. No começo, como todas as mamães meus dois seios feriram um pouco e a cada mamada era aquela dor. As primeiras chupadas eram a hora da morte para mim tamanha dor! Eu já dava o peito com medo… mas pomada pra lá e passar o próprio leite pra cá isso passou. A tormenta maior estava por vir…. tive excesso de produção de leite…. meu seios viviam LOTADOS PESADOS CHEIOS e por conta disso MUITO doloridos. Passei meses com os seios cheios de “pedras” e como se não bastasse ductos entupidos. Quase todo dia tinha um ponto branco no bico do meu peito e quando o bebê puxava parecia que meu peito estava sendo rasgado…. passei noites chorando fazendo massagem nas “pedras” para elas se desfazerem e fiquei expert em furar o bico do peito com agulha bem fina para desentupir o ducto. No fim de 5 meses – a ponto de desmamar meu baby por tanto sofrimento e dor – a ginecologista me receitou um remédio para controlar a prolactina e sugeriu que eu dormisse com os seios enfaixados. Melhorou mas não resolveu…. Agora com 6 meses estou sentindo um alívio…. acredito que com a introdução alimentar o corpo finalmente diminuiu a produção. Mas domingo passado estava com um seio empedrado…. Acho que só vou voltar a ter tranquilidade com isso quando meu baby desmamar.

Renata Horta

Não tive experiência pois a amamentação dos meninos foi através de sonda e meus seios sendo devorados por bomba elétrica na sala de banco de leite do hospital… Depois um foi para casa e o outro ficou na Uti com isso secou o leite.. Fiz o que meu corpo aguentou. Meus gêmeos mamaram colostro e um pouco de materno… Tenho trauma? Jamais e sim gratidão por estarem bem e fortes com o super leite artificial.

Rúbia XD

Tive muita dificuldade, culpa da família do meu marido, que iam visitar o bebê à noite e nunca me perguntavam se eu queria visita e culpa dos estresse causado pelos meus sogros, onde até tirar meu bebe do meu colo quando eu estava fazendo ele dormir, minha sogra fez mesmo eu falando não, fora outras raivas que passei com eles , por persistência minha mesmo ate hj meu bebê com 1 ano e 7 meses mama peito e mamadeira pois só meu peito não sai leite suficiente para ele, também depois de toda raiva que passei.

Monique Hellen

Tive mtaa.. meus seios nao tinha bico o suficiente. . msmo usando aquele negocinho d faze bico.. meu filho ficava mto nervoso. . Ai qndo finalmente consegui nos dois.. fez ferida.. qntas vezes d me assusta d ve a boquinha do meu filho escorrendo sangue. . Era tanto sangue q saia no xixi dele.. depois d um mes cicatrizou e acostumou.. mas era choradeira minha de dor.

Karine Valentim

Tive dupla dificuldade. 1 – Porq tive pouco leite, na maternidade ela mamou um pouco do colostro e o peito secou ,ela com fome chorou a noite toda tadinha, em casa tbm ela chorava o tempo todo com fome e o 2 – (pra piorar) rejeitava o seio(acho q ficou traumatizada de mamar mamar e nao sair nada) era só colocar na boca dela q o escandalo tava armado,as pessoas vinham me perguntar o q eu tava fazendo com ela de tanto q ela gritava, e mordia o seio com a gengiva. Passei a introduzir a formula apos ela mamar um pouco no peito mas mesmo assim com 1 mes o leite secou.

Erika Ferreira Pinheiro Guimarães Suzana

Graças a Deus minha bb pegou o peito de primeira, eu estava na maca, após a cesárea, aguardando o efeito da anestesia passar, quando a enfermeira trouxe minha bb e colocou-a deitadinha ao meu lado. .. o momento foi mágico, naquele momento somente eu e ela, e de primeira, ela começou a sugar. Muito lindo!!!!! Depois foi livre demanda, até completar 4 meses… meu peito não rachou. Desde q soube da gravidez, passava MILLAR no seio, todos os dias, antes de dormir. E depois q a bb nasceu continuei usando e tb usei a ”santa” concha de silicone. Ajudou mt!!!!! Não rachou, nem feriu. Depois de 4 meses, mudamos de cidade, passei uns dias em hotel, depois, em visita na casa de parentes… daí a correria do dia a dia, o stress e a ansiedade, tive a impressão que meu peito murchou, não ”transbordava” mais, ela mamava e reclamava. Qd levei ao pediatra, ela tinha engordado apenas 30gr. Daí, introduzimos o LA. Ficou aternando entre LA e LM para o peito encher mais. Agora, com 5 meses, estou acostumando ela a mamar o LM apenas a noite e na madrugada, pois mês que vem, começo a trabalhar. Qd precisei introduzir LA, fiquei arrasada, a pediatra disse q a culpa era minha pq eu estava me alimentando mal. Mas… depois procurei não grilar, pois minha bb estava super satisfeita e mais gordinha com o LA.

Gabriela Fatel

Nos três primeiros dias tive muita dificuldade e falta de conforto das pediatras e enfermeiras nesta hora difícil… quando fui pra casa era um estado de guerra… eu sofria so de imaginar que eu precisava amamentar e que meu bebe poderia ficar com fome… nos primeiros 15 dias quase não saia leite… e meu bico ficou bem.machucado… mais respirei fundo… e dei de mamar… uma hora dava so um peito e depois fui conseguindo melhorar dos incomodos que é o começo. .. tem que ter força, perseverança e amor…

Endyei Eduardo

Nossa o bico do meu peito foi rachando e ficou só a metade do bico o resto tava na carne viva e saia sangue e muito puz doía demais quase desisti de amamentar.

Josilene Landim

Eu não consegui. Infelizmente! E msm vendo essa menina saudável, cheia de alegria e vida, me culpo e choro! Me sinto muito mal…foi uma série de fatores…mas apoio total do marido!

Mariane Marjorye Dos Santos

Oi, não tive dificuldade pois dias antes de ganhar meu leite havia descido, escorria nas roupas.. Mais foi bem dolorido, meu peito rachou, toda vez que ele ia mamar eu me contorcia e chorava, gemia, parece que estava passando vidro e cortando tudo por dentro, graças a Deus a maternidade que ganhei meu filho, tive muita ajuda na hora do meu filho fazer a pega, pediatras, auxiliares, médicos, vinham e me ajudavam, deu tudo certo mais foi uma semana bem sofrida.. Logo passou e ele aprendeu a pega correta, Passava óleo de banana, ajudou muito e tomava banho de sol no peito quando levava o meu filho junto!Hoje meu filho vai fazer 6 mêses e nunca teve uma febre, um resfriado.. LEITE MATERNO é tudo!!!Vou dar até quando ele querer!

Emilli Oliveira

Muitas e ate hj tenho minha bebê tem 2 meses. o peito rachou ela teve confusão de bicos por conta da mamadeira e bico de silicone e depois de tirar os bicos artificial meu leite diminuiu bastante hj ela mama mais toma completamento tbm na colher.

Nayara R A Brasi

Eu tive dificuldade no começo porque doía bastante, eu sentia cólica enquanto amamentava e chegou a sangrar. O que me ajudou foi que mesmo fazendo cesárea minha bebê mamou na primeira hora de vida o colostro, ainda no centro cirúrgico. E tive um acompanhamento da fono do hospital, que foi até minha casa me ensinar a ordenhar e a pega correta. Isso fez toda a diferença e eu amo amamentar.

Tayane G. S. Wacherski

Graças a Deus eu tive muito sucesso na amamentação. Meus gêmeos nasceram prematuros então ficaram 22dias na uti neo. Mas eu tive muitoooo leite fazia ordenha pra passar pela sonda e eles mamavam o quanto podiam. Não tive problemas com rachaduras. Mas aquela velha história quanto mais informações melhor fui muito bem auxiliada pela equipe da uti neo. e repetia todos os dias pra mim mesma : eu vou ter leite,eu vou conseguir! pelo menos até os seis meses ,porém fui até um ano e dezenove dias!

Denize Adriana Gomes

Eu tive uma hemorragia muito forte no parto e o meu leite demorou muito a descer. Minha filha nasceu esfomeada e minha ginecologista disse: da NAN! Resultado: mamadeira desde o segundo dia de vida, culpa materna, estresse, pouca produção leiteira da mãe estressada, desmamou totalmente aos 6 meses. Agora estou grávida novamente e pretendo fazer diferente. Nossa senhora do leite materno me ajude!

Magali Menezes Fidalgo

No meu primeiro filho, na maternidade tive dificuldade, meu peito não tinha bico e meu bebê não conseguia puxar. A enfermeira me ajudou bastante, me perguntou se tinha chupeta e se não fosse contra dar a chupeta pra ele aprender a puxar. Depois disso foi tranquilo, LM exclusivo até os 5 meses quando introduzi o leite artificial intercalando com o peito. Mamou até os 8 meses, quando eu estava grávida de novo, ele simplesmente não quis mais e ficou só com o LA.O segundo ficou uns dias internado, eu tirava o leite e ele tomava no copinho. Quando foi pra casa não conseguia fazer a pega direito, ele mamando errado por semanas feriu meu peito que ficou em carne viva, muita dor e desespero mas continuei dando em livre demanda. Passei pomada e usei o bico de silicone, depois de muito sofrimento e muito choro meu, foi sarando e ele conseguiu pegar direito não feriu mais. Seguiu LM exclusivo em livre demanda até os 6 meses, introduzi leite artificial com 1 ano, mas ele continua mamando no peito até hoje, com 1 ano e 5 meses.

Thamiris Samuel

Meus seios machucaram as duas vezes. A dica que dou é pra usar a concha. Ela hidrata o bico e não deixa ferir.

Cintia Medeiros

Sim bastante… Além da inexperiência, tive as mamas super cheias de leite, sem o bico pra minha bebe sugar e para ajudar elas racharam… Aí já imagina… Fiquei desesperada pq ela tinha fome e eu não conseguia dar de mamar por causa da dor!!!! Mas dps com mta paciência e persistência deu tudo certo!

Dinha Santos

Tive muita dificuldade nos 8 primeiros dias foi otimoooo, mas depois o bicho pegou, meu peito começou a doer, e cada mamada doía muito mais, e qdo eu resolvi parar já estava saindo sangue com leite, e o foi uma tristeza pq tinha mto leite mas não tinha mais coragem pra amamentar, o que fazia era tirar o leite no tira-leite e colocar na mamadeira até cicatrizar, meu peito até endureceu e foi um desespero comecei a dar compresa pra amolecer, e colocando pomada no bico tbm, mas enfim depois de uns 15 dias comecei a amamentar normal, pena q ele só quis até os 4 meses, estou grávida novamente e já estou preparando o bico do meu peito pra não acontecer isso, alguém com uma boa dica?

Nadielle Cristine Sousa Oliveira Menezes

Tenho bicos dos seios planos… minha bebê levou 15 dias pra conseguir sugar e com a forca da boca fazer o bico. Até ela conseguir tirava com tira-leite.

Keila Oliveira

Tive um pouco de dificuldade sim, minha filha nasceu na terça, veio para o peito nem uma hora e meia depois que nasceu, era meio dolorido, mas nada fora do comum… na quinta tivemos alta, a primeira noite fora do hospital foi bem difícil, dei o peito quase a noite toda, ela sugava, e não adiantava, até que minha vó veio com uma mamadeirinha com um leite de um menininho que ela cuidava e deu pra minha filha, eu fiquei com o coração na mão, pois tinha medo de acontecer algo, no entanto assim que mamou minha princesa dormiu tranquila… No dia seguinte, voltei a ficar com ela no peito, mas não adiantava, como quase não saia nada de colostro ela só chorava, acabei pedindo socorro pra uma prima que tinha bastante leite e aí sim minha filha se saciou… Quanto ao meu leite, embora muita gente diga que é mito, eu boto muita fé na calda de canjica, minha vó fez e me deu não demorou nem 1 hora senti os seios se encherem, me deu uma vontade louca de por minha filha pra mamar, mas ela tinha acabado de mamar na minha prima, estava dormindo de barriguinha cheia, tive que esperar até ela acordar… dei graças a Deus pelo leite ter descido, já estava com os seios sagrando, demorou uns 3 dias pra sarar, depois foi muito mais fácil… realmente o jeito é insistir, pensar em outra coisa hora da dor, cantar ou sei lá… pq se não a gente desiste mesmo!

Viviane Abreu

NASCEU PREMATURO DE SETE MESES… MINHA FILHA LUIZA JA TINHA MORRIDO DOIS ANOS ANTES….IMAGINE O STRESS… O MULEQUE PARECIA UM MICO DE TAO FEIO…. KKKK
1.750 GR… DEPOIS DE DOIS DIAS NA INCUBADORA, TROUXERAM ORA EU VER…. MEU MARIDO ME OLHOU, PERGUNTANDO MEIO DE LADO…. -VC VAI TENTAR AMAMENTAR?
A ENFERMEIRA QUASE FEZ XIXI NA CALÇA!
-D.VIVIANE,ELE TEM O PULMÃO MUITO FRAQUINHO…. NAO TEM FORÇA NO CORPINHO PRA SUGAR….
EU,MEIO BARRO ,MEIO TIJOLO….
-GENTE… NUM CUSTA TENTAR…
ME DEU AQUELE “SAGUI” , (juro que era igual um mico).
OLHA GENTE… VCS LEMBRAM DA VILA SESAMO, DAQUELE FANTOCHE QUE AMAVA BISCOITO E QUE QUANDO ABRIA A BOCA,A TAMPA DA CABEÇA LEVANTAVA PRA TRAZ?
POIS É, TAL E QUAL. O “MIQUIMBINHA” ABRIU UMA BOCARRA, AGARROU MEU “UBRE” (PQ AQUILO NAO ERA UM SEIO ERA UM UBRE DE VACA!!);
E MAMOU…..
MAMOU…..
MAMOU…..
O OUTRO “UBRE” JÁ ESGUICHAVA (É,SOU MULHER VACA, DOIS UBRES!KKKKK),
LEITE, EU VIREI AQUELE “PLAYMOBIL” PRO OUTRO LADO,GANHEI UM ARROTAO DE DINOSSAURO NO ROSTO E ELE JA ENGATOU OUTRA MAMADA!!!!
OLHA… MAMOU ATÉ AOS DOIS ANOS….
AMEI AMAMENTAR!
POR DOIS MESES AMAMENTEI CEZAR E FABIO AO MESMO TEMPO!
CENA DE CINEMA DE TERROR!
MAS EU ERA A DEUSA DA MATERNIDADE!
MARAVILHA!

Rafaela Rangel

Minha maior dificuldade foram as pessoas a minha volta. A pressão sobre mãe de primeira viagem é muito grande. “você tem amamentar” “deixa ele com fome que rapidamente pega o peito ” toma chá disso, come aquilo “. Quase surtei. Resultado: não produzi leite o suficiente para matar a fome do meu filho. Nos primeiros 40 dias ainda consegui que ele mamasse alguma coisa. Mas depois disso ele não quis mais. Não me sinto menos mãe por conta disso. As pessoas precisam deixar a mãe ser mãe e o filho ser filho. Críticas disfarçadas de conselhos só me prejudicaram. Meu filho só toma mamadeira e nem por isso é menos saudável que o bebê que mama exclusivamente no peito. Obviamente sei da importância da amamentação exclusiva mas não vou ficar neurótica e nem me culpando por isso.

Vanessa Hellen Cunha

Aiii gente meu primeiro amamentei ate 7 meses sem nem agua e agora na segunda ela esta com 4 meses e com 3 comecou a tomar um complememto nao sei o que aconteceu e de inicio as duas foram bem faceis nao feriu nenhuma vez….

Paola Peretto

Meu leite demorou 5 dias para descer após a cesarea. No hospital estimulava peloenos 5 minutos de sucção em cada seio mesmo sem sair nada, isso foi crucial pra minha filha não perder a pega. Porém foi dado colostro de outra mamãe pra ela e iniciou com complemento ainda na maternidade. Em casa no quinto dia quando desceu, meu peito ficou duro e muito inchado, parecendo que ia explodir. Graças a minha insistência em fazer ela sugar todos os dias mesmo sem sair nada, ela pegou super bem. Só que mama os dois seios e ainda fica com fome, então intercalo com mamadeira de complemento. Agora está com quase dois meses, bem forte e saudável. Mamando muuuito. Meu mamilo não feriu graças ao uso das conchas e do Millar.

Thais Araújo

Eu tive dificuldade porque minha primogênita nasceu prematura de 26 semanas e foi direto para UTI, e ficou dolorosos e ao mesmo tempo felizes 27 dias.. ela se alimentou por sonda e chuquinha, fazia 17 dias que ela estava na UTI ficou pouco no peito, mas quando teve alta não quis peito de jeito nenhum, fiz de tudo, mas ela só quis mamar na chuquinha..

Ariana Sousa

Eu só tenho a Agredecer a Deus e minha médica não sorrir nada meu peito não rachou não sangrou foi tudo bem, minha médica me passou um remédio pra usar nos seios assim q começasse a mamamentar ,tbm me passou um remédio q você coloca no nariz e produz leite , só usei duas vezes pq meu peito ficou muito cheio , gente não tenho oq reclamar da minha gravidez.

Cibele Cunha

No 1º meu leite empedrou, os bicos racharam, tive febre, sangrou… Cada mamada era um desespero. Só continuei porque sabia que era importante para ele. No segundo foi muito fácil, os bicos começaram a rachar mas sarou logo. O 3º nasceu prematuro, então teve que tomar fórmula além do peito pra pegar peso rápido, meus peitos ardiam ele não pegava o bico corretamente, não sei se a boquinha era muito pequena ou por causa da mamadeira. Não conseguia dar mamar em livre demanda, por volta dos 3 meses ele largou a mamadeira ( deu uma senhora pirraça… rsrs) e aí sim consegui amamentar em livre demanda…

Fernanda Ferri

Não consegui!! Meu filho ficou os 3 dias do hospital sem mamar nada, tentei muito, mas ele esperneava, ficava nervoso e não pegava, nem a fonoaudióloga conseguiu, o pediatra dele não liberou fórmula pq disse q com fome ele pegaria. Meu filho chorava de fome e eu de dó! Sai do hospital direto pra farmácia, meu filho não estava nem dormindo por causa da fome! Depois desse terror q passei, vendo meu filho com fome, nunca mais tentei amamentar. Recebi, em casa, a visita de uma amiga mãe de um bb 20 dias mais velho q o meu e q estava amamentando (sei q não pode), coloquei meu bb pra mamar nela, e ele fez o mesmo q fazia comigo, simplesmente não pegou, e não foi por causa da mamadeira, pois ele usa a Avent, que simula o seio. Depois desse dia parei de me culpar, os 3 dias de fome foram aterrorizantes, prefiri desistir do q vê lo tão pequeno e sofrendo!!

Joseane Canha

Eu tive dificuldade nas primeiras semanas porque nao sabia nem segurar um bebe direito e como tive cesaria ai pronto! Era eu sentada umas quatro almofadas do lado em cima ,embaixo maior desmantelo e minha mãe ficava ainda me auxiliando do lado segurando meu bebe pra que eu nao pegasse peso nenhum.kkk era pior q eu Ela…pra completar Ele nao sabia sungar direito primeiros dias, só colostro demorava pra sair ,o peito doia era um estresse so,ate q depois de quase 15 dias uma amiga enfermeira me visitou viu a agonia e me ensinou uma posição correta e agradavel depois disso Graças a Deus tudo melhorou ,apesar do peito q ainda doia e as vezes chegou a sangrar logo logo passou e meu bezerrinho mamou bem ate quase 10 meses.kkkkk

Agnes Paiva

Eu não tive leite, cesária as pressas junto com sistema nervoso nao ajudando pois meu avô estava na uti + cirurgia de reduçao de seio aos 18 anos + depressao pós parto, juntou tudo e não desceu, tive o colostro no hospital, mas chegou em casa meu bebê berrava de fome e fomos pra formula, tentei 1m com remedios mas alem do peito neao ter mais bico de tanto que rachava só saia sangue, hj com 1a2d toma leite ninho de caixinha super saudável e bem gordinho *-*

Milena Argivaes

Aqui foi tranquilo. Sem problemas!

Mariana Maltas

Ahhhh a amamentação. Momento lindo, para fotos, pq todas as fotos q vemos são lindas. Mães c seios fartos, BBS lindos com carinha de satisfeitos, e todos rindo. Ahhh, pensava eu. Vai ser mole, mole amamentar. Daí veio a realidade, q ngm conta. Amamentar dói, e como dói. Sai da maternidade c os dois vivos rachados, sangrando e a cada 3 horas, ele chorava p mamar, e eu p dar o peito. E p ajudar, tinha as assistintes de plantão q diziam. Da mamadeira. Ta segurando errado. Ih, VC num deve ter leite… Me enchi. Berrei c meio mundo, e decidi q iria insistir. Se eu tinha leite, uma hora nós dois iríamos nos entender. E depois de muitas lágrimas, muito sol no peito, casca de banana, mamão, e tudo w me diziam p fazer p poder cicatrizar, fui apresentada a uma santa. Lansinoh. Umá pomada de lanolina pura, q veio a meu socorro e de meus pobres seios. Pq, tinha hora q eu olhava p eles e pensava, na próxima mamada, este bico caí. E enfim, nosso momento foto chegou. Entramos num acordo, peito, pomada e filho. E não me arrependimento um único momento das muitas lágrimas q derrame até nos entendermos. Ele Mamou até 1 ano e 8 meses. E como tinha um monte de leite, doei TB. Tudo tem seu tempo. E vale a pena insistir até o tempo chegar.Algumas amigas, q acompanharam o causo ” tetas q iriam cair ” me perguntaram como era amamentar. E eu respondia a elas. ” sabe aquele scarpan q VC ama. Aquelo de matar barata no canto da parede e salto fininho. Sabe aquela rua de paralelepípedo, então. Amamentar, e usar este sapato, que é o seu preferido, por uma rua de paralelepípedo com os pés cheios de bolha a vafavtres horas.Mas faria de novo.

Danielle Rhormens

Meu bico não rachou, o leite não empedrou, não tenho bico invertido, não sentia dor, a “pega” estava correta, mas não consegui amamentar! Ninguém nunca havia me contado e também nunca havia me dado conta de que ser mãe implicaria numa mudança extrema de vida. Eu não dormiria mais 12 horas por dia, não iria mais ao salão de beleza e nem teria minha vida planejada…só me dei conta disso quando minha pequena nasceu. O medo e a insegurança foi tão grande que junto com o nervosismo simplesmente não tinha leite para amamentar. A bebê passava mais de 3 horas sugando e pouco saia. Água de canjica, maquininhas para extrair leite, medicamentos, litros e litros de água, orações constantes, mas nada resolvia. Hoje, após 5 meses tenho plena convicção que paciência e tranquilidade são essenciais para amamentar. O equilíbrio emocional e saber que as dificuldades aparecem para a maioria das mamães faria eu me sentir menos despreparada e menos solitária. Por isso mamães se não há nenhum problema de fato orgânico que impeça a amamentação, saibam que é possivel amamentar! Mas também se não conseguir amamentar assim como eu, saibam que seu bebê continuará sendo saudável, você continuará sendo a melhor mãezinha do mundo para filhinho!

Camila Fagundes

Nos meus primeiros 15 dias tive bastante dor e machucou meus seios demais… Mas nunca desistiria de amamentar minha princesa…. tinha e tenho muito leite. Cheguei a doar. Insisti e logo depois ficou tudo normal… e ela está linda… saudável e a mami bem magrinha!!!

Lohane Borges Leal Lima

Peito sem bico, leite não desceu, minha filha prematura não conseguia puxar. Foram dois meses fazendo translactacao, , com ajuda de uma fonoaudiologista consegui. Hoje minha Lais não desgruda do peito.

Sue Ellen Morais Alves

Nao! Tive dor no comeco apenas, mas nao tive nenhuma dificuldade, amamentei ate 1 ano e 6 meses e amava….

Juliana Ramos

No meu primeiro filho empedrou mas depois tudo deu certo. Na minha segunda filha o leite encapsulou no segundo mês, pois ela não pegava o seio direito. Fizemos tudo que era possível , mas fui para cirurgia e ela não mamou mais…

Grasi Soares

Muita dificuldade! Meu bebê era prematuro e não conseguia pegar o peito. Hoje ele tem 3 meses e complemento as manadas com nan.

Fernanda Rios de Oliveira

Graças a Deus a molecada aqui em casa curte um peito e foi bem tranquilo. Amos ficaram exclusivamente no peito nos 6 primeiros meses. O mais velho mamou por 2 anos e pouco. Acho q o de 7 meses vai pelo mesmo caminho. Nunca fiz uma mamadeira na vida… Uma dica boa é passar uma pomada de lanolina ainda na gravidez para preparar os seios.

Grazi Borges

Eu tive depressão durante a gravidez, mas graças a Deus meu filho e eu ficamos bem. Quando meu pequeno nasceu, tive muitas dificuldades, meu peito não tinha bico, meu leite não sustentava meu filho que chorava sem parar e não pegou os leites receitados. Tive rachaduras nos seios, com isso, ao amamentar, meu filho ingeria um pouco de sangue, eu chorei muito juntamente com meu menininho. Ouvi por diversas vezes que eu não estava me esforçando o suficiente, que eu não estava pensando nele e apenas na dor. Meu companheiro fez o bico no meu peito com o auxílio de uma bomba manual, que não posso deixar de dizer: ” doeu muito “! Graças ao meu bom Deus, superamos essas dificuldades juntos, amamentei até o primeiro ano do meu filho, ele nunca tomou os leites receitados, não pegou chupeta e hoje quase três anos depois, olho pra trás e agradeço pela vida do meu tesouro mais precioso, pela força dele mesmo sendo tão pequeno e pela bênção de Deus em nossas vidas diante das dificuldades.

GrazielaXjorge Sturion

Sim, principalmente do meu último de 1 aninho e 4 meses, no primeiro mês, quase desisti, não ganhava peso, e era um sofrimento para o pega, peito machucado, sangrando… Mas não desisti, amamentei até o 8 mês.

Lyziane Medeiros

Meu filho não conseguia pegar corretamente no bico do peito, nem sugar. As enfermeiras me culpavam, amassavam literalmente os meus seios. Foram 7 dias nessa luta. Até que na consulta com a pediatra para receber alta, foi constatado que o problema não era meus peitos e sim com meu filho. A médica sugeriu um fonoaudiólogo. No mesmo dia marquei com uma particular. 5 dias depois meu filho estava mamando que era uma beleza! Graças a Deus meus seios não ficaram machucados, nem o leite pedrou. Sempre usava a bombinha para aliviar.

Paula Silva

Consegui amamentar por 7 meses, o começo foi super difícil, meu bico é invertido e sofri demais com a pega (isso porque usei a concha, passei bucha vegetal etc..) criou até bolha d’agua, todo mundo dizia para eu desistir, mas me recusei (hoje se tivesse outro filho pensaria diferente) coloquei na minha cabeça a todo custo que ia continuar, com 2 meses durante a mamada meu filho regurgitou sangue vivo, fiquei desesperada, corri para o hospital com a fralda cheia de sangue, olharam meu seio que estava com um ferimento muito pequeno, os médicos por via das dúvidas quiseram fazer uma endoscopia no meu bebê de dois meses, fiquei desesperada, tiveram que se reunir com o anestesista pois nunca tinham feito uma endoscopia em um bebê tão pequeno ( detalhe ele nasceu prematuro e com dois meses ainda era muito pequeno) resumindo para meu desespero fizeram a endoscopia deram anestesia geral, enquanto isso eu no hospital com a blusa toda encharcada andando para cima e para baixo ( detalhe ele teve que ficar em jejum e meus peitos quase explodiram de tanto leite, eu não tinha levado roupa pra mim…..caos total, desespero total) quando ele voltou da anestesia me chamaram para o local onde ele estava, tadinho estava morrendo de fome, quando coloquei ele no peito, eu e a enfermeira pudemos ver o leite e o sangue escorrendo ou seja não precisaria fazer a endoscopia pois era o meu sangue, me senti péssima, submete-lo a uma endoscopia com 2 meses por minha culpa. ….por isso lá em cima eu disse que com um segundo eu pensaria diferente, respeitaria meus limites, não choraria de tanta dor (chorei várias vezes de dor, especialmente quando estava com a bolha) não me arrependo, tentei e fiz o possível, mas com certeza hoje seria diferente. …..depois dos 3 meses as coisas melhoraram, gostaria de ter amamentado até 1ano mas não consegui….curti pouco tempo…..

Fernanda Silva

Meus peitos tiveram rachadurras. no segundo dia,minha bebe pegava so na ponta do peito,foi horrivel,meus peitos impedraram pois tinha muito leite ai continuei dando mama pra aliviar essa dor,levou duas semanas pra melhorar aagora quase dois meses ta tranguilo

Bruna Pereira

Eu nao curti… confesso!

Viviane Abreu

SUPER NATURAL BRUNA! AMAMENTAR É LENHA…. CHEGA UMA HORA QUE VC PERDE A IDENTIDADE. A FORMA COMO ALIMENTAMOS NOSSOS FILHOS TEM QUE VIR DO RACIOCÍNIO. ME FAZ FELIZ? NÃO? O NAN VAI DEIXAR ELE TE AMANDO DO MESMO JEITO. AMAMENTEI JUNTO COM A NORA DO MEU ESPOSO( SOU SEGUNDA ESPOSA), ELA ODIAVA AMAMENTAR, MAS ERA MUITO COBRADA PQ EU ERA IGUAL VACA LEITEIRA. … AAAAA EU DEI LOGO UNS BERROS NOS MACHOES DA CASA E A CARTA DE ALFORRIA PRA POBRE MOÇA! COMPREI O NAN UM JOGO DE MAMADEIRA E PRONTO! MAE E BB FELIZES! O OBJETIVO É ESSE! SER FELIZ! BJUS, VIVI!

Luciana Cardoso

Eu nao tive dificuldades para amamentar, tive duas Cesareas e o meu primeiro filho nasceu com 4407kg, mamava em livre demanda, amamentei exclusivamente ate os 6 meses e desmamei quando ele tinha 2 anos e 7 meses. Do meu segundo filho, amamentei exclusivamente tambem ate os 6 meses e ele esta com quase 10 meses agora e continuo amamentando em livre demanda.

Gravidez Planejada

Hahahas, dificuldade??? Foi uma novela, que acabou virando Blog kkkk bico plano+bebê na UTI+mãe sem ajuda que preste= amamentação um desastre!

Linda Ross

Sim,tive convulsões no parto e meu leite secou no hospital mesmo,mas quando fui p casa me deram um cha e eu consegui amamenta mas nunca foi aquela coisa das propagandas eu chorava muito doía muito saia sangue e confesso que cada vez q meu bebe chorava de fome eu chegava a treme de medo de amamenta,amamentei por quinze dias e depois me deu febre e secou de vez o leite,fiz exames e td mas o medico não sabe o pq da febre.

Monica Araujo

O meu a primeira semana rachou muito sangrava ela vomitava por causa do sangue mas nao desisti fui ate sarar e agora e perfeito como os dos comerciais ela esta c 1 ano e 2 meses e ainda mama e pretendo dar ate os dois anos ou mais rsrsrs amo amamentar

Ana Clara Abraão

Aqui por mais incrível que pareça foi bem tranquilo! Meu filho nasceu prematuro e ficou na neo por 21 dias! Desde o segundo dia dele internado tomava meu leite pela sonda… Eu tirava o leite dos principais horários, pois estava lá e os da madrugada e dos primeiros horários da manhã eram complemento pq o hospital não tinha banco de leite! Nesse tempo todo fiquei com muito medo do meu leite secar pq por mais que tirasse com a bomba não era o estímulo certo! Com 7 dias de internação ele começou a fono pra treinar sucção, mas como sentia muito sono ele dormia nas mamadas… Quando ele despertou mais, no 15° dia começou no peito minha produção de leite voltou a aumentar… Quando ele teve alta mamava no peito e tomava complemento… Com pouco mais de um mês eu cortei o complemento e hj ele só mama no peito… De 2 em 2 horas! Graças a Deus meu peito nunca rachou, nunca sangrou… Deus foi muito bom comigo pq meu filho precisou e precisa muito do leite materno por conta da prematuridade… E o menino parece um bezerrinho… Kkkkkkkkkkkkkkk

Paulinha Tamini

Tive dificuldades nos dois primeiros meses. Fiquei desesperada e pensei em desistir. Eu chorava de dor. Tentei bico de silicone e pomada mais Não resolveu. Procurei ajuda em um grupo e uma enfermeira veio em casa durante três semanas, me ensinou o passo a passo, cada detalhe e tudo deu certo Graças a Deus. Hoje,amamentar é uma delícia.

Obrigada, mamães, pelo relato! Esperamos que as outras mães piradas tenham sucesso! E você? Quer deixar seu comentário? É só postar aqui! Grande beijo!

 

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

5 Comments

  1. Bom, eu tive muuuuuuuuuuuuuuitos problemas na amamentação, assim que tive alta do hospital, minha bebê e eu tivemos alta, a nossa 1ª noite em casa foi uma terrível tortura, porque eu só chorava, não conseguia colocá-la pra mamar pq meus seios estavam tããããão empedrados que ela não conseguia fazer acertar a “pega”.
    Enfim, eu chorei a madrugada inteeeeeeira até que de manhã, fui ao hospital pedir para tomar algum tipo de remédio pra aliviar a dor – doía muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, meus seios pareciam de homens bombados – malhados – de tão duros, a pedra vinha do pescoço – os dois seios!!
    Enfim, fui ao hospital com meus pais – e a minha filha ficou em casa com meu esposo – que estava dando mamadeira a ela.
    Tomei um remédio (chorando pq sempre quis amamentar) – dose única – e depois de 4 dias – o leite secou!
    Enfim, minha filhinha ficou 16 dias mamando mamadeira e eu sempre pedindo a Deus pra voltar o leite e eu enfim conseguir amamentar.
    DEUS É MARAVILHOSO, PERFEITO, estava em casa, quando vi que minha blusa estava manchada na altura dos seios, quando olhei, meus seios estavam pingando leite – gritei minha mãe – agradeci a Deus e na hora liguei pra minha médica e perguntar se eu poderia amamentar já que havia tomado o remédio – se não tinha alguma substância do remédio ainda no leite.
    Enfim, fiquei felizaça e a todo momento agradecendo a Deus.

    Bom, minha médica disse que eu poderia amamentar e foi o que fiz, como ela estava na mamadeira tive que dar mamar a ela nos intervalos, e com isso, o leite foi voltando, voltando, voltando e CONSEGUI RELACTAR TOTALMENTE minha filha!

    Passei os “perrengues” – meus seios doeram, racharam, eu chorava junto com ela (quando ela chorava querendo mamar), ligava para as amigas – pegava dicas, enfim, graças a Deus consegui amamentar exclusivamente e ela mamou até 1 ano e 1 mês, hoje ela está com 1 ano e 3 meses e começou a andar dia 29/09!!! Super se achando… hauhauahuah
    Filhos são mesmo presentes de Deus!

    Beijo May =D

    Post a Reply
  2. Meu filho nasceu e foi pra uti.. 8 dias
    Nesse tempo tive muito leite.. 150ml por tirada.. pra n empredar tirei c a bombinha a cada 3 hs e mandei para o banco de leite (o banco enviava para o hospital direto p o meu bebe)
    Depois de 8 dias c o bebe fora da uti a pediatra me autorizou a amamentar.. 2x foi suportavel. Doeu.. mas consegui.. 2x.. depois a dor ficou insuportável.. meu bico n estava rachado, n tive mastite. Meu leite n estava empedrado e a pega do bebe era otima (tenho certeza pq estava no hospital e as enfermeiras me dissersm que estava certinho)
    Mas a dor dentro do peito era absurda.. na 3x mal conseguia segurar o bebe de tanta dor.. na 4x meu leite secou totalmente do dia pra noite..
    Esperei a dor passar 5 dias.. tomei remedio e o leite voltou.. bem pouquinho (o bebe tomava na mamadeira da mam q imita o bico da mae).. depois.. conseguia amamentar por 10 minutos a cada mamada… com muita dor, quase desmaiei por 2x.. meu marido ficava por perto e quando eu nao aguentava mais tirava o bebe e complementava c a mamadeira..
    Foi assim por 3 semanas.. ate q um dos meu seios comecou a sair sangue e umas pelinhas..
    Ai desisti.. parei de tomar o remedio e meu leite secou no dia sequinte
    esta sendo muito dificil n amaentar.. pq queria muito e pq vi q meu marido esperava isso de mim
    A pior parte é ter q responder e explicar..
    Mas o bebe esta otimo com o complemsnto.. esta crescendo e engordando
    Acho q existe um limite..e só quem amamenta com dor sabe qual é.. ninguem é mais ou menos mãe por optar n sentir dor

    Post a Reply
    • Imagino sua luta! O importante é não nos culparmos e curtirmos outros momentos maravilhosos da maternidade! Grande beijo!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook