Por Amanda Amaral, a Doutora Mamãe !
Olá, queridos leitores do blog Mãe Pirada!
Meu nome é Amanda, sou mamãe do Gustavo e pediatra.
É com muito prazer que inicio uma coluna aqui no blog Mãe Pirada, que tanto amo. Será um espaço para conversarmos um pouco sobre temas de pediatria, usando a literatura médica com uma linguagem simples, sem deixar de lado minha vivência como mãe.
O assunto escolhido para estrear nossa coluna foi “A importância da leitura na infância”.
Espero que gostem!
A leitura traz muitos benefícios na infância. Histórias ajudam a compreender o mundo, facilitam o aprendizado, ensinam novas palavras e estimulam a criatividade, além de ser um momento de interação entre o adulto e a criança.
Dicas para estimular a leitura na infância:
Comece cedo, de forma lúdica e agradável.
Transforme a leitura em um hábito constante.
Leia antes de dormir, em um ambiente tranquilo, silencioso e aconchegante.
Esteja aberto para responder as dúvidas que surgirem sobre a história.
Deixe que a criança manuseie o livro e conte a história do seu próprio jeito.
Como ler para crianças de 0 a 6 anos?
Selecione livros com frases curtas e ilustrações simples. Em todas as idades, mostre as figuras, deixe a criança manusear o livro e virar as páginas. Esteja sempre disponível para a interação.
De 0 a 5 meses: represente com a voz ou gestos a figura que estiver mostrando e imite os sons que o bebê faz.
De 6 meses a 1 ano: converse e faça perguntas sobre o que ele está ouvindo.
De 1 a 2 anos: use vozes diferentes para representar os personagens, incentive a criança a imitar o som dos animais e interaja quando ela falar ou apontar algo.
De 2 a 4 anos: permita que a criança faça comentários sobre a história, deixe que ela conte a sua história favorita da própria maneira, fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu o mesmo.
De 4 a 6 anos: leia a história do jeito que o autor escreveu, sem alterar as palavras para aumentar o vocabulário da criança e responda com interesse os comentários que ela fizer.
Boa leitura!
Um beijo,
Amanda
Amanda Amaral é pediatra, mãe do Gustavo e autora do blog Doutora Mamãe, também com uma linda página no Facebook! É um prazer ter você conosco, Amanda!
17 de agosto de 2016
Adorei! Tenho uma bebe de 1 ano e 5 meses. Quando ela era menor eu lia toda noite pra ela. Hoje confesso que relaxei no habito, mas ela continua amando livros. As vezes ela pega e traz pra gente ler pra ela, ou fica manuseando, mostrando figuras, “comentando”. Vou retomar o habitos com suas dicas. Obrigada! <3
18 de agosto de 2016
Que bom que vc gostou, Mariana! A Doutora Mamãe é maravilhosa! Obrigada!
19 de agosto de 2016
Parabéns pela iniciativa! Adorei a postagem, pois é muito importante mostrar para a criança o caminho do mundo dos livros. Isso fará toda a diferença na fase adulta. Sou mãe da doutora mamãe.
22 de agosto de 2016
Obrigada!!