É integral ou é uma cilada?

comidinhas da maite

Oi pessoal! Essa semana vamos falar de um tema que está sempre em pauta e gera muitas dúvidas nos papais e mamães de plantão. Com a enorme diversidade de alimentos ditos “integrais” nas prateleiras, muitos de nós tendemos a substituir o tradicional achando que estão fazendo um bom negócio.

A verdade é que precisamos desconfiar um pouco das palavras “saudável” e “integral”. Infelizmente hoje não existe uma norma  no Brasil que especifique a quantidade de cereais  para que  receber o selo de “integral” ou de teor de açúcar, gordura, sódio e conservantes para que um alimento industrializado seja considerado “saudável”.

Mas normas internacionais dizem que para ser integral um alimento tem que ter mais de 50% de farinha integral na sua composição.

E como saber se estamos fazendo uma boa escolha? Lendo rótulos! Para quem nunca leu rótulo é importante saber: os ingredientes estão em ordem de quantidade na composição. Então, para ser considerado integral o primeiro ingrediente deve ser farinha integral. Como no exemplo abaixo:

image1

Se o primeiro ingrediente for Farinha de Trigo, ou Farinha de Trigo enriquecida com ácido fólico, corra, porque é uma cilada! E olha, vai por mim, não salva nem metade das prateleiras dos supermercados.

E na hora de cozinhar a coisa não é diferente.  Mas trabalhar com a farinha integral pura às vezes requer muita adição de gorduras e proteínas, porque o glúten dela demora mais a ativar. Por isso, eu normalmente mesclo as farinhas para fazer uma preparação.

Como a receitinha de hoje, que é uma adaptação de um clássico do meu irmão, o papai “nada pirado” e que manda muito bem na cozinha.

receitinhas da semana

Massa de Pizza Integral – sem leite/ sem açúcar/ dá pra congelar

Ingredientes

image2

250g de Farinha de trigo Integral
250g de Farinha de trigo convencional
¼ de xícara de óleo vegetal
¼ de xicara de azeite de oliva
1 pacote de fermento biológico seco (10g)
1 colherinha de café de sal

Quanto baste de água morna (eu usei 1 ½ xicara)

Modo de preparo

Misture todos os secos.

image3

Depois adicione o azeite.

image4

Por último a água morna aos poucos.

image5

Se você achar a massa seca, esfarelando, pode colocar mais água. Se achar que está mole demais, não se desespere! Sovando a massa, a farinha vai absorver o liquido e vai ficar uma massa lisinha. Essa massa rende duas pizzas de 35cm, por isso dividi ela em duas e deixei crescer por duas horas.

image6image8

Depois que dobrar de tamanho, você pode abrir com os dedos mesmo nas formas. Dica de ouro: Antes de adicionar o molho e as coberturas, leve a massa ao forno por 15 minutos a 200°, retire, adicione o molho e a cobertura e leve ao forno para o queijo derreter.

Se quiser congelar, é super simples. Depois de 15 minutos de forno você retira, deixa esfriar, coloca num saco ou envolve com filme plástico e pronto! Pode congelar por até 3 meses!

image7

Lá em casa faço sempre margherita e queijo, banana e canela. E na sua casa, qual o sabor preferido da família?

Dica: Essa massa rende deliciosos pãezinhos. Faça bolinhas e garanta uma deliciosa opção para o lanche!

Tem uma comidinha que seu filho gosta mas que não é tão bacana? Mande pra comidinhasdamaite@maepirada.com.br que vamos testar alternativas mais saudáveis e publicar aqui.

Até a próxima.

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 1 ano e 11 meses. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

2 Comments

  1. Boa tarde Camila, estou querendo fazer sua receita de pizza, mas me tira uma dúvida, leva mesmo óleo e azeite? Ou seria somente azeite? Obrigada e um super bjo

    Post a Reply
    • Oi Rafaela! Camila responde: Oi Rafaela. Tudo bem? Você pode usar só azeite ou só óleo se preferir. Eu mesclo os dois pois o sabor do azeite é bem marcante e para pizza prefiro apostar na cobertura
      Depois me diz o que achou da massa.
      Bjs

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook