Existe vida saudável depois dos 2 anos? Claro que sim!

comidinhas da maite

Por Camila Granato,

Oi pessoal. Essa semana vamos falar de uma transição que estamos passando lá em casa: a introdução dos alimentos com açúcar. Meu planejamento era de restringir 100% o consumo de alimentos que fossem adoçados ou contivessem açúcar na sua composição (como pães e biscoitos) até 2 anos.  E acredito ter sido muito bem sucedida.

Mas adivinhem quem completou 2 anos essa semana? Pois é. Mas isso não quer dizer que virou a farra do boi. Mas que as coisas mudaram um pouco. A política agora é não restringir, mas não incentivar. O que quer dizer? Continuo priorizando que ela se alimente de comida de verdade, frutas  e sucos naturais, mas se ela comer biscoito de maisena do amiguinho, não vou tomar da mão dela e ter uma taquicardia.

E o primeiro passo dessa mudança foi a festinha de aniversário. Como moramos longe da família, ela acaba tendo duas comemorações: uma com os amiguinhos da escolinha e uma com os familiares e amigos.  A segunda comemoração rendeu muito debate lá em casa, mas como acredito que criei uma boa base alimentar, decidi que na festinha poderia ter tranqueiras sim. Mas opções saudáveis para oferecer para os pequenos também.

E isso valeu não só para os quitutes, mas também para o ponto alto da festa: o bolo. Decidi fazer duas opções, ambas caseiras. Um de cenoura para a mesa – com cobertura e recheio e um mais simples, sem exageros e em formato de muffins, mais indicado para as crianças. E essa é a receitinha da semana.

receitinhas da semana

Muffin de laranja integral (sem leite/ dá pra congelar)

image1 (2)

1 xicara de óleo vegetal (eu uso de girassol)

3 gemas

1 xicara de açúcar demerara ou cristal

2 xicaras de suco de laranja

1 ½ xicara de farinha de trigo integral

1 ½ xicara de farinha de trigo comum

2 colheres de chá de fermento em pó

3 claras batidas em neve

Modo de fazer

Separe as claras das gemas. As claras bata em neve e reserve. Num recipiente à parte misture os secos: farinha e fermento.  No liquidificador bata o óleo, as gemas e o açúcar.

image2 (2) Quando estiverem bem incorporados, acrescente o suco de laranja e bata bem.

image3 (2)

Depois adicione a mistura aos ingredientes secos e mexa bem. image4 (2)

image5 (2)Quando a massa estiver uniforme, adicione as claras e misture delicadamente. Preencha formas de cupcake até a metade e leve ao forno em 200°C por 15 a 20 minutos.

image6 (2)

Para saber se estão assados, espete um palito. Se sair seco está pronto.

image7 (2)

Espere esfriar e sirva para a turminha!

image8 (1)

Essa receita rende uns 20 bolinhos e foi um sucesso na festinha da creche!

Quer mais dicas de comidinhas saudáveis? Envie sua dúvida para comidinhasdamaite@maepirada.com.br

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 2 anos. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Slide4

 

 

 

 

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook