Por Camila Granato,
Oi pessoal! Hoje vamos falar de um grande vilão na dieta de muitos adultos: as frituras.
Dos tipos de cocção, essa é uma das mais rápidas e que menos apresenta perda de nutrientes pois o alimento fica pouco tempo exposto ao calor. Mas tem dois pontos bem negativos: altera o sabor original e pode até triplicar as calorias de um prato, dependendo da temperatura do óleo.
Muitos argumentam que gostam do sabor do alimento frito e que não conseguem reproduzi-lo utilizando outros métodos de cocção, mas eu discordo totalmente. Hoje, muitas preparações feitas do forno ficam tão saborosas quanto e com bem menos gorduras.
Um clássico lá em casa e que eu incluí sem muita cerimônia no cardápio da Maitê foram as batatas rústicas. Feitas no forno, não perdem em nada para as danadas batatinhas fritas. Pelo contrário, se conservam muito saborosas por muito mais tempo.
E vocês, o que fizeram de maneira mais saudável para apresentar aos seus pequenos?
Batata Frita Só Que Não
500g de batata Asterix (da casca rosa) cortada em palitos com casca e tudo
1 filete de azeite
Sal grosso
1 ramo de alecrim
10 dentes de alho com casca.
Modo de preparo
Corte as batatas em palitos e leve ao fogo com água suficiente para cobrir as batatas. Ao levantar fervura marque 4 minutos no relógio e desligue. Escorra as batatas e seque bem com a ajuda de um papel toalha ou pano de prato.
Posicione as batatas lado a lado numa assadeira antiaderente, mas com espaço entre elas, que vai garantir um cozimento uniforme e que elas fiquem crocantes. Regue com um fio de azeite e polvilhe o sal grosso. Certifique-se que todas as batatas receberam azeite. Espalhe os dentes de alho pela assadeira e salpique o alecrim.
O papel do alho, do alecrim e do sal é dar mais sabor à batata. O sal e o alecrim podem ser descartados ao final do processo. Já o dente de alho fica cremoso e se transforma numa deliciosa pastinha adocicada que eu não dispenso de jeito nenhum!
Leve ao forno médio (200°C) por 20 minutos e vire as batatas deixando no forno por mais 20 minutos. Sirva em seguida suas crocantes e saborosas Batatas Fritas Só Que Não acompanhadas de arroz, feijão e carninha. Sucesso garantido.
Até semana que vem!
Quer falar com Camila Granato?
Escreva para comidinhasdamaite@maepirada.com.br
29 de setembro de 2015
Nossa, parece que fica maravilhosa! Aqui em casa, utilizo aquela fritadeira sem óleo para a maioria das frituras, só o filé de frango, que não fica legal!
30 de setembro de 2015
Pensei em comprar, pois ouvi muitos elogios! Mas confesso que está na 13.456 posição da minha lista de prioridades por causa do orçamento….kkkkkkk Valdirene Rodrigues
30 de setembro de 2015
Sei bem como é esse negócio de orçamento! Se fosse para comprar agora, também não ia rolar! Um dia se você puder comprar, vai fazer um bom investimento!
1 de outubro de 2015
Essa fritadeira é bacana. Nunca testei, mas tenta fazer as batatas nela ao invés de no forno e me conta como ficou? 🙂