Gravidas e redes sociais: os cuidados com a informação inútil

O excesso de informação nas redes sociais deve ser consumido com moderação pelas gestantes. O que os outros compartilham, diz respeito a eles e não a você. Grávidas chatas costumam postar horrores sobre assuntos com os quais não concordam. Exemplo: quem quer fazer parto normal, detona cesárea. E vice-versa. Parecem torcedores fanáticos, fundamentalistas religiosos, exércitos em guerra. Isso é uma falta de elegância tremenda, mas os feeds de notícia estão lotados de gente sem noção, que levanta bandeiras (a troco de nada) e espalha um monte de lixo sem critério nenhum. Conselho: passe batido e não leia.

Quando estava grávida dos trigêmeos, caí na asneira de clicar numa matéria postada por uma gestante xiita. A reportagem falava sobre os perigos da cesariana e da prematuridade. Contava coisas horríveis que poderiam acontecer com os prematuros que nascessem com menos de 36 semanas, incluindo a taxa de mortalidade e tal…

Entendo que a intenção era incentivar o parto normal e combater as cesáreas agendadas. Mas, para uma grávida sem opção, como eu, o relato era apocalíptico. Eu tinha ciência de que nunca chegaria nem à 34ª semana! Parei de ler e pedi para Papai do Céu para que nada daquilo acontecesse com nenhum dos meus três filhos que iriam nascer.

A culpa foi minha em clicar… Mas também acho uma falta de noção tamanha a pessoa postar coisas horríveis que também podem acontecer com ela! Qual grávida está livre de ter prematuros? Nenhuma! A mesma coisa acontece com as defensoras de parto. As xiitas do parto normal podem acabar pagando o mico de fazer cesárea e vice-versa. Acho que está faltando humildade nas redes sociais. Ninguém sabe o dia de amanhã…

Há também a grávida que adora postar que está magra, saudável e linda. Que come flores e bebe perfume. Que a pele não manchou e não deu estria. Eu sei que dá vontade de socar, mas, por favor, evite comparações. Não permita que a gravidez alheia tire o seu sossego. Cada uma tem uma história diferente, um tipo de gravidez, uma genética específica, um metabolismo único.

A comparação destrói a tranquilidade de qualquer pessoa. Desloque o seu foco para você, porque esse é o seu momento. Procure assuntos construtivos. Desligue-se de tudo e aja como um leonino, tipo “só existe você no mundo”. Quem é do signo, como eu, sabe do que estou falando. Curta sua gravidez e sua própria história, que é a mais linda de todas, pelo simples fato de ser só sua!

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

22 Comments

  1. concordo plenamente com cada palavra que vc citou, essas informações em excesso só serve pra nos deixarmos mais preocupadas e aflitas. Meu lema é cada gestação é unica, curta o momento..rs

    Post a Reply
  2. Não esquecendo das pessoas que adoram fazer comparações com tudo e sempre qndo param pra conversar falam de tragédia e casos tristes da vida de quem já foi gestante !!

    Post a Reply
  3. Fabiana Moysés essa página de mamães é muito legal! Lembrei de você falando dos enjoos e das pessoas que não sentem nada….. só quem enjoou o dia todo sabe como é ruim….. rsrd

    Post a Reply
  4. Kkkkkkkkkkk como estou na quarta gestacao e estou com 13 semanas posso dizer q até agora to comendo flores e bebendo perfumes! Meu Deus!!!!!! Eu sempre disse q detesto gravidez! Mas dessa vez esta Td diferente! Sabe o q é ZERO sintomas sou eu! Só estou tranquila pq semana passada fiz uma ultra e graças a Deus o bebê está ótimo! Q delicia! Logo essa gravidez NADA planejada está assim! Ainda bem pq minha bebê de 9 meses SUGA todo meu tempo e disposição e aguentar isso tudo passando mal de gravidez seria o fim!

    Post a Reply
    • Minha nossa, Roberta Ribeiro! Vc merece comer flores e beber perfumes sim…kkkkk Admiro muiiiito quem passa da segunda gravidez!!!

      Post a Reply
  5. Gosto das artistas mostrando a barriga tanquinho depois de 2 meses do parto!!!
    Eu aqui me matando com a minha pochete

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook