Como economizar no enxoval do bebê

Uma das experiências fantásticas que vivi com a gravidez dos trigêmeos foi fazer um enxoval completo de roupas usadas. Não gastei absolutamente nada. As únicas peças novas foram dadas de presente. O restante foi herdado dos filhos dos amigos.

Aceitei tudo: desde as roupas surradas até as novinhas em folha. As mais velhinhas eram vestidas para ficar em casa e as bonitas para passear, tirar fotos ou receber visitas. E o melhor: como já haviam sido lavadas muitas vezes pelo antigo dono, não soltavam mais tinta e iam à máquina tranquilamente.

Recebi montanhas de roupinhas e sapatos usados, a maioria de menina. Sim, desde bebê nós mulheres gastamos mais…  Nem sei calcular o quanto economizei com essas doações. Mesmo se você tiver uma situação financeira confortável, não hesite em aceitá-las. Deixe o preconceito de lado. Lavou tá novo. E, às vezes, já vem lavado! Tenho amigos tãaaaaoooo legais!

Olha nosso armário de roupas doadas, que beleza!

Olha nosso armário de roupas doadas, que beleza!

 

Muita gente tinha vergonha de me doar roupas surradas. Que besteira. Elas são tão úteis quanto as novas. Um exemplo são as meias. Como não tinha usadas (porque muita gente tinha vergonha de doar), cheguei a gastar uma pequena fortuna só com isso. Qualquer coisinha que eu precise comprar, por mais barata que seja, vira uma bola de neve, porque tenho que multiplicar por quatro (incluindo a filhota mais velha).

Outra descoberta foi um brechó infantil aqui perto de casa. Como tudo era em triplo, foi a minha salvação. Tudo o que estava faltando foi comprado lá. Adquiri dois bebês conforto pelo preço de um novo. Você pode até desanimar quando vir o estofado gasto. Mas é só pedir para um estofador fazer o revestimento por um preço irrisório. Eu simplesmente joguei um pano em cima…he he he…  Fora que esse tipo de equipamento é usado muito pouco e seria um desperdício comprar tudo novo.

Costumamos gastar muito em produtos com uma vida útil muito curta. Carrinho, berço e bebê conforto são usados praticamente nos primeiros anos. Roupa, então! Só dura meses ou semanas! Lá na frente, você perceberá que poderia ter aproveitado melhor esse dinheiro. É por isso que agradeço de coração  os amigos que me ajudaram tanto. E, como não sou boba, aproveito para dizer que continuo aceitando doações. Podem ser vitalícias, que eu não ligo, viu?

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

20 Comments

  1. O lema da minha vida é que devemos fazer a energia circular… Pra mim tudo faz parte de um ciclo. Quando passamos algo a alguém, abrimos novos espaço para outras coisas chegarem em nossas vidas. Lembro q guardava com muito carinho as coisas do meu primogênito quando a Ju Doro me contou a sua história. Separei e deixei na mãe dela. No mês seguinte eu descobri que estava grávida de outro menino e ganhei muitas coisas que foram do filho de uma amiga!

    Post a Reply
    • Eu amo trocar coisa usada rsrs
      Fiz um monte de aquisição no bazar da Giovanna e os moveis mais bonitos que tenho comprei usados da Marilia Farias e acabamos criando uma amizade a partir dessa negociação rsrs
      Adoro!!!

      Post a Reply
  2. Que máximo!! Tb doo as roupinhas do meu pequeno, algumas eu guardo pois estamos planejando mais um para ano que vem 🙂

    Post a Reply
  3. Isso ai! Tb aceito todas as doações! Primeiro porque vem com o carinho e a energia boas, segundo porque são sempre coisas lindas de bom gosto mesmo surradas. O mais legal é ver outros estilos refletidos na minha filha que não fui eu que escolhi. Acho isso bacana. Sem contar o principal, a reutilização e economia de água para fabricar tudo que seria novo

    Post a Reply
  4. Tbm faço isso… Recebo e passo… Ótimo. Até quase 2 anos não precisei comprar nada, depois disso as roupas começam a chegar mais gastas e tbm as necessidades ficam mais específicas, daí tive de começar a comprar.

    Post a Reply
  5. Aceito e faço doações com muito gosto! Agora mesmo tenho 4 sacolas de roupas minhas e da minha mãe pra levar pra uma amiga. Sobre o enxoval das crianças… Nícolas, primeiro filho, comprei muita coisa que nem usou, tambem ganhei bastante. Da Maria Alice comprei apenas duas calças de pé, dois bodys, 9 pares de meia (sem necessidade, pois ganhou umas 30) apenas. Ganhei muuuuuita coisa e muita coisa reaproveitou do mano. Até protetor de berço comprei (se não tivesse ganhado nem teria). Tenho roupas pra ela até uns 3 anos, idade da minha sobrinha hoje. Desde que nasceu não comprei nada pra ela, e não me sinto culpada, me sinto agradecida com tanto amor e cuidado com minha filha.

    Post a Reply
    • Tenho uma tia grávida de gêmeos, um casal. Várias coisa já passei pra ela e ainda vou passar. Assim como ganhei, passo adiante.

      Post a Reply
  6. Eu enconomizei muito agora no enxoval do meu segundo filho , todas as roupas deles foram doadas pelas amigas e q amigas ne !!!
    Foi uma boa economia pra mim pois tive q comprar cercado e bebê conforto ( se soubesse q ia ter outro menino guardava tudo do meu primeiro filho) agora é só esperar ele nascer !!! Estou super ansiosa pra isso

    Post a Reply
  7. Eu doo e recebo tambem para os meus dois filhos, com o mais velho doei muito pois ele foi o primeiro filho homem e ate entao so tinha primas meninas, depois nasceu um sobrinho com 1 ano so de diferenca entao passamos tudo para ele. Do meu filho mais novo ganhamos muita coisa pois o meu outro sobrinho eh so 10 meses mais velho que ele.

    Post a Reply
    • E ja doei muita coisa pois o meu pequeno de 9 meses, passei muita coisa para uma amiga que teve bebe agora.

      Post a Reply
  8. Tive q comprar rigorosamente TD pro meu bebê! Consegui economizar comprando o carrinho e bebê conforto de segunda mão! Não tive a sorte de ter parentes ou amigos com bebês meninos mais velhos!! Marido desempregado e eu tive q assumir. Mas bem q eu gostaria de ter recebido doações. Até pq, fica td tão novo!! Meu baby está com 3 meses e meio… Td q está perdendo eu estou doando… Se tiver alguma “Mãe Pirada” na região querendo doar para o meu, eu aceitoooo e ainda busco… rs. Bjo!!!!

    Post a Reply
  9. Nossa… Tbm ganhei muita roupa doada para o Arthur… Ele tem roupa até quase 1 ano… E pra depois já tem blusinhas, calças, sapatos… Guardo td tbm… Muito bom! E já tô doando tbm as roupinhas que ele tá perdendo…

    Post a Reply
  10. na minha primeira gravidez ganhei o enxoval completo do meu filho, tinha dois sobrinhos com um ano , e uma prima, então ganhei roupas pra usar uma a cada 10 minutos, depois o segundo herdou do primeiro, agr a bebê que veio com 7 anos de diferença, tive que comprar tudo, gastei bastante, agr que ela nasceu recebi muita coisa de amigas que teve bebê recentemente, foi minha salvação, pois ela tem refluxo e tenho que trocar a roupa dela toda hora, todo dia lavo varais tão cheios que parece que tenho tbm tenho trigêmeos rsrsrsss

    Post a Reply
  11. Amigaaaaammmmm uma seguidora fez o pedido de um meme falando que se irrita com as pessoas pedindo as coisas. Saiu hoje. Juro que não tô te dando indireta! Kkkkkkkkkk

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook