Os adoçantes naturais, por Camila Granato
Olá leitores do Mãe Pirada. Nesta semana, continuremos a nossa série sobre IA e vamos falar sobre como adoçar naturalmente comidas para bebês e crianças menores de 2 anos.
E quando digo naturalmente é sem açúcar ou adoçantes artificiais (sucralose, frutose sintética e aspartame, por exemplo). Até porque, quem precisa de adoçante somos nós, adultos, com paladar já bem comprometido pela série de alimentos industrializados que consumimos ao longo da vida.
Entendam: bebês estão em formação de paladar. Eles vão aceitar muito bem alimentos sem adição de adoçantes sintéticos. Então, não pensem que está sem graça porque não te agrada.
Mas é conhecido que algumas frutas e preparações ficam mais saborosas quando estão mais doces. E, para que não precisemos correr para o bom e velho açucar, é bom ter na manga quatro preciosos recursos:
BANANA – PASSAS – AMEIXA – MAÇÃ
Entenda como eles podem ser usados como adoçantes:
A banana, naturalmente doce, fica ainda mais adocicada quando vai ao fogo. Ela vai bem para preparações cruas e cozidas. Como tem sabor suave, pode ser combinada a outras frutas sem comprometer o resultado.
As passas e a ameixa seca são frutas muito doces e devem ser hidratadas antes de serem agregadas às preparações. São ótimas para preparações quentes, mas por terem sabor marcante devem ser usadas com cautela.
A maçã fica extremamente doce quando cozida. É ideal para preparações cozidas, mas por ter muita água pode comprometer massas de bolos e pães. O purê de maçã é ideal para incrementar o iogurte natural.
Aqui usamos muito esses quarto recursos para preparer comidinhas super saborosas para a Maitê. E vocês, como fazem na sua casa?
E a receitinha de hoje utiliza as bananas cruas e é ideal para os dias quentes:
Sorvete de banana com mamão
Ingredientes
2 bananas cortadas em rodela e congeladas
½ mamão papaya ou 250g de mamão Formosa
Modo de preparo
Coloque as bananas congeladas e o mamão no processador. Bata até ficar cremoso e sirva imediatamente. Essa receita é ideal para os menores de 2 anos e o mamão pode ser substituido por manga, pêssegos ou ameixas frescas.
Até a próxima!
8 de setembro de 2015
Poderia falar sobre o melado, q é rico em selenio e magnésio.
8 de setembro de 2015
Oi Fernanda, pode deixar que quando entrar nas receitinhas para maiores de 2 anos vou falar sobre o melado sim. Beijos!
9 de setembro de 2015
Olha q legal Graziela Silva