Os adoçantes naturais, por Camila Granato

comidinhas da maite

 

Os adoçantes naturais, por Camila Granato

Olá leitores do Mãe Pirada. Nesta semana, continuremos a nossa série sobre IA e vamos falar sobre como adoçar naturalmente comidas para bebês e crianças menores de 2 anos.

E quando digo naturalmente é sem açúcar ou adoçantes artificiais (sucralose, frutose sintética e aspartame, por exemplo). Até porque, quem precisa de adoçante somos nós, adultos, com paladar já bem comprometido pela série de alimentos industrializados que consumimos ao longo da vida.

Entendam: bebês estão em formação de paladar. Eles vão aceitar muito bem alimentos sem adição de adoçantes sintéticos. Então, não pensem que está sem graça porque não te agrada.

Mas é conhecido que algumas frutas e preparações ficam mais saborosas quando estão mais doces. E, para que não precisemos correr para o bom e velho açucar, é bom ter na manga quatro preciosos recursos:

BANANA – PASSAS  – AMEIXA – MAÇÃ

Entenda como eles podem ser usados como adoçantes:

A banana, naturalmente doce, fica ainda mais adocicada quando vai ao fogo. Ela vai bem para preparações cruas e cozidas. Como tem sabor suave, pode ser combinada a outras frutas sem comprometer o resultado.

 

Crua ou cozidinha, a bananinha é um sucesso!

Crua ou cozidinha, a bananinha é um sucesso!

 

As passas e a ameixa seca são frutas muito doces e devem ser hidratadas antes de serem agregadas às preparações. São ótimas para preparações quentes, mas por terem sabor marcante devem ser usadas com cautela.

 

A maçã fica extremamente doce quando cozida. É ideal para preparações cozidas, mas por ter muita água pode comprometer massas de bolos e pães. O purê de maçã é ideal para incrementar o iogurte natural.

Aqui usamos muito esses quarto recursos para preparer comidinhas super saborosas para a Maitê. E vocês, como fazem na sua casa?

 

receitinhas da semana

 

 

E a receitinha de hoje utiliza as bananas cruas e é ideal para os dias quentes:

 

Sorvete de banana com mamão

Ingredientes

2 bananas cortadas em rodela e congeladas

½ mamão papaya ou 250g de mamão Formosa

Modo de preparo

Coloque as bananas congeladas e o mamão no processador. Bata até ficar cremoso e sirva imediatamente. Essa receita é ideal para os menores de 2 anos e o mamão pode ser substituido por manga, pêssegos ou ameixas frescas.

Até a próxima!

 

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

3 Comments

  1. Oi Fernanda, pode deixar que quando entrar nas receitinhas para maiores de 2 anos vou falar sobre o melado sim. Beijos!

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook