Por Camila Granato
Olá pessoal! Continuando nossa saga da alimentação seletiva, vamos falar de formas diferentes para oferecer velhos amigos. Quando iniciei a IA da pequena, segui um plano em que eu deveria oferecer pelo menos 10x o mesmo alimento para ter certeza de que ele foi realmente rejeitado.
Mas não bastava que ele fosse oferecido 10x. O ideal era apresentar de 10 maneiras diferentes o mesmo alimento. E assim foi feito. Mas olha, tem horas que é difícil de inovar.
Só que vale muito à pena e não só para os pequenos. O papai aqui é bem seletivo para comer e sempre implicou muito com bacalhau. Não curtia a bacalhoada, não ligava para o bolinho, torcia o nariz até para o cheiro. Até que encontramos uma forma de cozinhar o bacalhau pela qual ele se apaixonou. E hoje posso afirmar que ele adora bacalhau de “quase todas as formas”.
E se deu certo com o papai, porque não daria certo com a pequena? Uma maneira que encontrei foi revisitar alguns clássicos da minha cozinha, com uma pegada mais baby friendly e que fosse bacana para toda a família. E assim que adaptei a receita original de Ratattouile francesa e consegui numa tacada só criar uma oferta de abobrinha, tomate e cebola.
E essa é a receitinha da semana!
Ratattouile de Abobrinha
(servir imediatamente/ não dá para congelar)
Ingredientes
1 abobrinha italiana média
1 cebola média
2 tomates médios
sal, pimenta e azeite a gosto
Opcional: queijo ralado para gratinar
Modo de preparo
Higienize bem a abobrinha e o tomate, pois serão consumidos com casca. Após a higienização, corte os vegetais em fatias finas, com a faca com com a ajuda de um cortador.
Numa assadeira, posicione os vegetais em camadas alternadas. Repita o processo até que todos os vegetais tenham acabado.
Salpique sal, pimenta e finalize com um fio de azeite. Se quiser, você pode polvilhar queijo ralado por cima antes de levar ao forno, mas não é necessário.
Leve ao forno médio por 40 minutos e sirva imediatamente. Fica uma delicia e faz sucesso com toda a família!
Até a próxima!