Por Camila Granato
Olá! Continuando a nossa série, vamos falar de uma fala super recorrente nas casas de Vó de todo o Brasil. É um daqueles conselhos que eu nunca soube se era exagero ou se tinha, sim, um pouquinho de fundamento.
Mas, afinal, comer demais antes de dormir causa pesadelos?
E a resposta é: VERDADE, em partes.
Não é comprovado que refeições antes de dormir causem os pesadelos em si. Isso depende de outros fatores que não estão diretamente associados à alimentação. Mas, se considerarmos que a comida acelera o seu metabolismo e manda sinais para o seu cérebro para que ele fique mais ativo, é uma boa dar um tempo para a digestão antes de ir deitar.
Até porque, se estamos falando de uma comida mais pesada, com um pouco mais de gordura do que o convencional, ou muito carregadas de proteínas ou cheia de açúcar, a digestão pode ser bem mais turbulenta.
A explicação é bem simples: estes alimentos são mais difíceis de serem digeridos, por isso, podem tornar o sono das crianças e adultos mais agitado.
Uma sugestão de refeição leve, saborosa e que pode auxiliar a ter uma noite de sono mais tranquila é o Smoothie de Frutas. Leve, cremoso e saboroso, é uma opção ideal para o calorão e para deixar as noites mais tranquilas. E essa é a receitinha da semana!
Smoothie de frutas (sem glúten, sem lactose, sem açúcar, para ser consumido imediatamente)
200 ml de chá de maçã – Ferva as cascas de uma maçã em 200ml de água por 7 minutos e deixe esfriar antes de usar.
½ xícara de banana congelada para dar cremosidade
½ maçã picadinha é uma fonte natural de melatonina (hormônio do sono)
3 colheres de sopa de polpa de maracujá, que tem um flavonoide chamado isovetexina que atua como depressor do sistema nervoso central, relaxa, acalma e melhora a qualidade do sono.
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente. Fica cremoso e delicioso. Não precisa adoçar.