Mitos e Verdades : Refrigerante diluído não faz mal?

comidinhas da maite

Por Camila Granato

Olá! No segundo episódio da nossa série sobre mitos e verdades alimentares do tempo da vovó, vamos falar de um clássico que, infelizmente, está cada vez mais comum na rotina das crianças pequenas: o consumo de refrigerantes.

Nunca é demais lembrar que refrigerante é o que de pior existe na escala de alimentos ruins para o organismo. Ele é pobre nutricionalmente, rico em açúcar de todos os tipos, conservantes, estabilizantes e quase todos os elementos da tabela periódica, juntos dentro de 150 calorias de nada (valor estimado para um copo de 350 ml). Considerando que uma criança de 2 a 6 anos deve consumir entre 1000 e 1500 calorias por dia, 10% dedicados à nada é bastante coisa.

refrigerante não

Mas reza a lenda que:

Se diluírmos o refrigerante em água, assim como fazemos com os sucos concentrados, ele faz menos mal?

E a resposta para essa tradição é: MITO

Refrigerantes são ruins de qualquer jeito e não deveriam ser consumidos em nenhuma idade, pois não representam nenhuma vantagem pro organismo. Acrescentar um pouco de água não melhora em nada a qualidade do não-alimento.

Inclusive o consumo diário dessa bebida por crianças está entre os fatores causadores da obesidade infantil. No Brasil, uma em cada três crianças está acima do peso, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Então, se você realmente quer oferecer uma bebida refrescante para o pequeno, aposte na água mineral geladinha. Sucos não são indicados para saciar a sede.

Beijos e até semana que vem!

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 2 anos. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Slide3

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

4 Comments

  1. Comentário
    N dou refri a minha filha,eka tem 2anos e 6 meses e n dou muita coisa bala,pirulito,bolacha recheada,e me criticam”a menina ta passando vontade” kkkk

    Post a Reply
    • Vc está certíssima, na minnha opinião!!!

      Post a Reply
      • Apoiada! Enquanto conseguirmos manter os pequenos longe doa Refrigerantes e guloseimas, melhor pra saúde deles no futuro!

        Post a Reply
  2. O melhor diluente que existe no planeta é sem sombra de dúvidas a água. E sem dúvida também os efeitos danosos dos refrigerantes são diminuídos ao serem diliuidos em água.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook