BLW e a delícia de comer com as mãos, por Camila Granato
Olá! Como prometido na semana passada, hoje vamos falar um pouco de BLW, que é a sigla para Baby Led Weaning, que nada mais é do que uma forma diferente de apresentar os sólidos aos bebês.
A proposta é que o bebê em introdução alimentar, por volta dos 6 meses, comece a participar das refeições da família. A comida é oferecida em pedaços para que ele possa pegar com as mãos e ingerir a seu tempo, sem a pressão do tradicional aviãozinho.
Além de estimular a autononomia e dar ao bebê uma visão diferente dos alimentos, o BLW estimula a mastigação e principalmente o paladar, porque diferentemente das papinhas eles são servidos puros, sem processamento ou aditivos.
Mas algumas características do BLW preocupam as mamães e mesmo as mais ligadas devem estar atentas:
Como o bebê se alimenta sozinho no BLW, nem sempre ele ingere a quantidade ideal de alimentos. É preciso ser super organizada no cardápio.
O medo do engasgo é um fantasma que assola várias mamães, mas mesmo com as papinhas é possível de acontecer. Claro que alguns cuidados como descaroçar os alimentos e tomar cuidado ao oferecer aqueles que possam causar engasgos mais graves como tomate cereja, uva e ovos de codorna. É melhor oferecer legumes cozidos e frutas macias como banana e melancia, por exemplo.
Mas é importante lembrar que o BLW é só uma forma de introdução aos sólidos. O ideal é que os pais testem as papinhas também afim de perceber o que mais agrada à criança.
Aqui em casa eu mesclo as duas formas. Aos 6 meses já dava frutas inteiras, sempre com supervisão, para a pequena se deliciar e experimentar as texturas e sabores. Mas também dei muita papinha. Hoje, intercalo a comida da casa e entrego as frutas inteiras sem preocupação.
E você, como faz na sua casa? A que o seu bebê se adaptou melhor?
Uma receitinha que fez muito sucesso assim que a pequena completou um ano e que tem super a ver com o tema de hoje é o “Mufim de Tapioca”. É simples, saboroso e dá para congelar. Anote ai:
Para a massa:
– 2 ovos
– 2 colheres de tapioca
Para o recheio
– 50 g de patinho moído refogada com legumes cortados em cubinhos bem pequenininhos
Como fazer
Num recipiente bata os ovos e adicione a tapioca. Unte forminhas de cupcake e coloque uma colher de sobremesa de carne com legumes em cada uma delas. Cubra com a mistura de ovos e tapioca e leve ao forno médio (210°C) por 10 a 15 minutos (ou quando estiverem estufadas).
Importante! Não encher as forminhas por inteiro, pois os mufins crescem. Completar no máximo até a metade de cada forminha.
Espere esfriar e sirva. Para congelar, coloque os mufins lado a lado numa assadeira de metal e leve ao congelador por 2h.
Depois, coloque num recipiente fechado e mantenha no congelador. Para consumir, basta retirar 1h antes do congelador. Se não descongelar a tempo, leve ao microondas por 10 segundos na potência máxima.
Essa receita é ótima para quem tem APLV.
Rende 6 mufins
Quer falar com Camila Granato?
Escreva para comidinhasdamaite@maepirada.com.br