O que nossos filhos andam comendo?

comidinhas da maite

Por Camila Granato

Oi Pessoal! Essa semana vamos falar de um evento super bacana, voltado para pais e cuidadores que gostariam de melhorar os hábitos alimentares de toda a família. A Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil, que acontece de 29 a 4 de abril vai reunir mais de 20 especialistas que vão abordar temas como obesidade infantil, alimentos ultraprocessados, comportamento, transtornos e novos hábitos alimentares.

E o melhor, o evento é gratuito e as inscrições já podem ser feitas pelo site www.maesefilhosemacao.com.br. Serão sete dias de palestras em ambiente totalmente virtual de profissionais de áreas diversas, como nutricionistas, pediatras, fonoaudiólogos e psicólogos. Profissionais referências em infância como Daniel Becker, Denise Madi Carreiro, Ekaterine Karageorgiadis e Isabella Bovendorp já estão confirmados.

O tema dessa edição evento será “Comida de Criança é Comida de Verdade!”, baseado em torno da recente publicação de uma nova edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo orientar o povo brasileiro sobre práticas alimentares saudáveis. Esse novo guia muda radicalmente a forma de tratar a alimentação: não se fala mais em pirâmide alimentar, nem em contar calorias – conceitos já descartados pela ciência.

O guia aborda os alimentos que devem ser priorizados e quais devem ser evitados, traçando um paralelo entre a má alimentação e as epidemias de obesidade, diabetes e crescimento das doenças crônicas. E fala principalmente sobre a importância da “comida de verdade”, em detrimento sobre os alimentos ultraprocessados, que têm, atualmente, uma grande oferta nos supermercados.

O evento é 100% online. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo, em ambiente virtual, podendo ser visualizadas por meio de qualquer plataforma conectada à Internet de alta velocidade – computador de mesa, notebook, tablet ou celular.

As inscrições gratuitas estão abertas até 28 de março. Os horários de palestras e a programação completa também podem ser acessados pelo site: https://www.maesefilhosemacao.com.br.

Screen Shot 2016-02-27 at 19.15.41

Sobre as idealizadoras

A Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil é uma iniciativa de duas mães apaixonadas pelo tema. O webinário é a primeira de uma série de ações que serão promovidas pela dupla, com o objetivo de sensibilizar mães e filhos em idade escolar, para a importância de uma alimentação saudável.

Aline Padovani é mãe de Nícolas, de 2 anos, fonoaudióloga e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP/SP, especializada na avaliação e tratamento dos distúrbios de deglutição. Dedicada a difundir o baby-led weaning e outros tópicos sobre introdução alimentar no blog “Tá na hora do papá”, é também idealizadora do CONALCO – Congresso Online de Atualização em Alimentação Complementar e do Curso Avançado em Baby-led Weaning, já em sua quarta turma de formação.

Lívia Figueiredo é mãe de Lucas, de 11 anos, psicóloga, que, após ter problemas de saúde devido à alimentação inadequada, tornou-se uma pesquisadora sobre alimentação e saúde. Ao tentar transformar seus próprios hábitos alimentares e o de sua família e amigos mais próximos, descobriu que a tarefa de mudar paradigmas sobre a alimentação não é fácil. Criou, assim o projeto Mães e Filhos em Ação, que tem o objetivo de dar informações às mães, para que elas possam preparar melhor seus filhos.

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 2 anos. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook