Pais competitivos

Quem tem filhos certamente já passou por algum episódio de competição de mãe (ou de pai). São genitores vaidosos querendo exibir os dotes da prole. “Meu filho pulou de série porque estava bem à frente da turma”, “meu filho tem dois anos e faz conta de dividir”, “meu filho toca violino com o cotovelo”, “meu filho acabou de alfabetizar e está lendo ´Os Lusíadas´”, blá, blá, blá…

Pode até ser verdade, mas será que esse exibicionismo faz bem à criança? Será que esses pais não estão despejando muitas expectativas em cima dos filhotes? O que se ganha com esse comportamento? Será que a turminha está preparada pra carregar esse peso?

É claro que é gostosíssimo receber um boletim com notas máximas ou saber que o filho foi destaque da turma. Devemos, sim, incentivar o sucesso das crianças. Mas o importante é saber dosar essa busca e não transformar a maternidade ou a paternidade num campeonato sem fim.

Diante dessas situações de exibicionismo, eu simplesmente me calo e dou graças a Deus pelas coisas simples que meus filhotes sabem fazer. Como é bom vê-los brincar, falar bobeira, fazer arte. Como é bom ser feliz com as coisas mais simples, porque elas estão aí o tempo todo ao nosso dispor.

Sempre trabalho com muito carinho o empoderamento dos meus filhotes, com elogios e reforço positivo. Mas isso acontece somente entre nós, sem precisar de platéia. Tenho um imenso orgulho deles e guardo esse sentimento aqui dentro do meu coração, naquele lugarzinho discreto onde mora realmente a felicidade, sem precisar provar nada pra ninguém.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

83 Comments

    • Nossa, é exatamente o que você falou! O pior são os pais que ficam cobrando das crianças, criança tem que ser criança e cada uma tem seu tempo… mas é isso, muita coisa pra entender ainda desse mundo

      Post a Reply
  1. No mundo da maternidade tem coisas muito chatas como essa por exemplo. Começa quando bebês e sabe-se lá qdo vai acabar essas comparações e competições entre os pais. Quem recebe essa carga de pressão desnecessária é o filho, uma pena.

    Post a Reply
  2. Chegou um momento que eu estava tão estressada que eu respondi para uma mãe que estava na mesma fila que eu: ” vou levar meus filhos em uma consulta com psicóloga, pois acho que tenho duas crianças ET’S…. A mãe me olhou com uma cara de espanto….
    Dai falei com ela: pq meus filhos fazem coisas muito comuns da idade e os filhos dos outros conseguem assobiar e chupar cana, vou vê o problema que eles têm para eu poder tratar….
    Ela deu um sorrisinho amarelo e desconversou!”
    Pelo amor de Deus, fico muito estressada com essas coisas…

    Post a Reply
    • Olha gostei da sua atitude, fui chamada na escola pq minha filha não estava lendo ainda, a professora indicou um psicólogo, pediu pra que ela estudasse mais, ela só tem 5 anos, eu disse, não vou precionar minha filha ela é uma criança dane- se!!!

      Post a Reply
    • Poliana Ferreira acho que cada um tem seu tempo e isso tem que ser respeitado, pois todos tem dificuldades e limitações!!!

      Post a Reply
    • Cada criança tem seu tempo… E com 5 anos ela é muito nova e as vezes falta maturidade para o processo de alfabetização, o que é normal! Dê tempo a ela é quando você menos esperar ela estará lendo tudo!

      Post a Reply
  3. Ai, meio que passei por isto semana passada … nem vou tirar uma foto da minha cara kkkkkkkkk pra vcs rirem comigo… cada uma né, vou compartilhar seu post na minha página Desconstruindo Mãe tá, pq eu concordo, tô de saco cheio desse mundo da perfeição.

    Post a Reply
  4. Nesse exato momento, minha bebê está engatinhando com o chinelo da irmã enfiado nas mãos. Prodígio nenhum, hehehe.

    Post a Reply
  5. O meu não é o espertalhão é uma criança normal com artes de uma criança normal

    Post a Reply
  6. Esse blá blá blá cansa!!! Affff muito chatoooo essas “mães de gênios”

    Post a Reply
  7. “Toda criança come arroz e feijão, só o seu que não, faz mal batata frita, nuggets, ele vai ficar desnutrido, blá blá “…
    Quando as pessoas vão entender que ninguém é igual a ninguém, essas comparações me irritam, porém não fazem eu me sentir uma péssima mãe.
    Tenho minhas táticas pra convencê- lo, mas não é todo dia, e não vou ” obrigá- lo” a comer algo que nem mesmo eu aguento comer todo dia.
    Povo chato né!

    Post a Reply
  8. As pesssoas hoje em dia nao deixam mais as crianças serem CRIANÇAS,chatice e hipocrisia ai depois cresce e vê q o filho não teve infância e reclama,ser feliz não é sinônimo de genialidade!

    Post a Reply
  9. Perfeito texto!!! “Deixe a criança ser criança”! É isso que mtos pais tem que ter em mente!

    Post a Reply
  10. Pensei que só o meu filho era normal, gosta de fazer bagunça e falar coisas sem sentido! pq onde passo só tem gênio! Crianças que com 2 anos já falam inglês que usam o vaso, que já entraram na escola lendo coisa é tal

    Post a Reply
    • Meu Deus , falar inglês c 2 anos , meu filho usa o vaso desdo 2 mais não acho isso tão genial, pq o priminho dele quando tinha 2 tambem foi assim.

      Post a Reply
  11. Sou professora de piano e 4 em cada 5 mães chega na escola dizendo que tem certeza q o filho tem um dom especial pra música kkkkkkk (e ba maior parte das vezes são crianças maravilhosas e comuns!)

    Post a Reply
    • Lembrei do meu filho ontem. Fomos a um shopping e ele disse que sabe tocar piano, sendo que eu nunca cheguei nem perto de um e acho que ele tb não kkkkk

      Post a Reply
  12. Meu filho é Super Inteligente! Tem 4 anos. E é criança como qualquer uma. Criança tem que ser criança sim.

    Post a Reply
  13. E quando vc ouve em tom de crítica ou deboche que seu filho é um pequeno gênio?!
    Já me estressei muito com isso. Minha filha foi muito precoce em seu desenvolvimento, tudo aconteceu muito cedo, mas não Pq ela seja um gênio, mas sim Pq foi e é estimulado desde que nasceu! Nunca fui de colocar minha filha no bebê conforto enfrente a tv pra ter um pouco de sossego. Sempre fui com ela pro chão pra brincar! Claro que ela Tb assisti seus desenhos mas ela curte muito mais uma brincadeira!
    O mundo seria muito melhor se cada um cuidasse somente do que lhe do respeito ao invés de ficar bisbilhotando a vida dos outros e os filhos alheios! Que cada um cresça e se desenvolva a seu tempo e a sua maneira! Afinal para mães seus filhos são sempre especiais de alguma forma!

    Post a Reply
  14. E na espera da consulta médica? “meu filho qdo tem febre passa de 40″… O meu vomita longe… O meu vomita litros… Até nisso as mães querem ser melhores…kkkkk

    Post a Reply
  15. Fala sério. Eu não tenho paciência com mãe assim. Pobre da criança gente. Pobre da família. Tem uma vida inteirinha pra sofrer pressão. Alivia na infância. Tô fora. Minha filha é criança. De 8 anos. Acompanho pra que ela não seja fora da turma. Mas o tempo e dela. E DEU! Eu não sou igual a outras mulheres de 34 anos. Nem quero. Nem melhor nem pior. Somos diferentes. Com os pequenos e assim tbm. Afff. Me cansa.

    Post a Reply
  16. Minha filha é gênio
    Pq ela sabe como arrancar sorrisos da pessoa mais sisuda da fila de um banco.
    Pq ela convence o pai a brincar com ela de madrugada depois de um dia exaustivo.
    Pq ela venceu a corrida em meio bilhões de espermatozóides.
    Pq ela acorda e sincronia com o momento em que meu peito começa a vazar leite.
    Realmente minha filha é um Gênio pq veio pra casa de uma família somente pra nos dar Alegria dia e noite.
    Amo ser mãe de Gênio rsrsrs

    Post a Reply
  17. Na verdade o meu e perfeito para mim …Quem vê imperfeições são os outros que eu não dou a mínima para a opinião deles. .cada criança tem seu tempo e as vezes ai o nosso ainda não sabe todas as letras do alfabeto pode ter certeza que em alguma coisa ele e maravilhoso …E o meu e assim um príncipe!!!
    (Adorei seu poster .)

    Post a Reply
  18. Ai sofro com isso, meu filho de seis anos vive como uma criança de seis anos e as pessoas não entendem q ele ainda não sabe ler e nem escrever, que deixo ele a vontade pra viver cada fase na hora certa. Ele brinca, corre, joga bola faz coisas de criança e na hora certa ele vai saber ler e escrever. Ele vai saber falar corretamente. Não tenho pressa!

    Post a Reply
  19. Tem o outro lado da história. Eu tenho um filho precoce no lado cognitivo. Já fez testes onde foi aprovado as suas habilidades. Tem gente que acha o máximo e tem gente que me critica dizendo que eu devo forçar o menino, por isso ele eh tão esperto! Oi?? Um menino de 2 anos e meio que já lia algumas palavras foi realmente forçado por mim! Aonde neeh?
    Nessa caminhada já ouvi de tudo!
    Ele é bem esperto mesmo, mas tem a doçura e a traquinagem dAs crianças com a idade dele.
    Só estou escrevendo isso, pq existe o outro lado e não é facil como parece.

    Post a Reply
  20. O que muita gente não entende é que não adianta mudar o cenário ,porque o enredo vai ser sempre o mesmo,criança é e tem que ser criança independentemente da pressão das mamães corujas kk

    Post a Reply
  21. Kkkk
    O filho da minha vizinha é um dia mais velho que o meu. Aí meu filho vai pro maternal I, ela veio me dizer que o dela vai pro infantil I pq ele é muito desenvolvido. Kkkkk rachei de rir na frente dela.

    Post a Reply
  22. Concordo… tenho um filho normal que aos dois anos fala pouco… brinca …..se suja e amo ser mãe de um “n

    Post a Reply
  23. Tem que se entender que cada criança é especial e um gênio para seus pais!
    Eu evito comparações, às vezes são as pessoas que comparam o meu filho a outras crianças!

    Post a Reply
  24. “Nossa seu filho tem guase três anos e ainda não fala direito?!
    NÃO E SE FALASSE IRIA MANDA VC A CUIDAR DA SUA VIDA.. .”
    Sem tempo pra gente chata :O

    Post a Reply
  25. Violino com o cotovelo foi o melhor kkkkk Adorei a matéria. Conheço uma pessoa que vive enaltecendo o filho que tem a mesma idade que o meu, mas não me deixo abater sei que desde a infância ela tem algum tipo de competição comigo, aí parece que transfere isso para o filho.

    Post a Reply
  26. Perfeitos ou não, são filhos e, sobretudo crianças. Parabéns as mães de gênios, e parabéns as mães de filhos dito normais. Não esqueçamos, são crianças. Toda mãe deve ser orgulhar da prole

    Post a Reply
  27. Escrevendo esse comentário com os pés, pq. minhas mãos estão ocupadas aplaudindo você querida! ♡

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook