Por que arroz e feijão não podem faltar?

comidinhas da maite

Por Camila Granato

Olá! Essa semana vamos falar da combinação mais brasileirinha de que temos conhecimento: a dupla arroz e feijão. Mas por que ela é tão queridinha pelos profissionais de nutrição?  Simples: o arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina.

Falando em linguagem bem simplificada, essa dupla é imbatível!

O Ministério da Saúde sugere consumir sempre uma parte de feijão para duas de arroz  e sem problemas se for diariamente. Até porque os dois juntos sempre trazem vantagens.

Benefícios do arroz

– É rico em vitaminas do complexo B
– Reduz o colesterol ruim
– Tem menos de 1% de gordura
– Faz bem ao coração e a outros músculos
– Melhora a pele, o sistema nervoso e o aparelho digestivo
– Contribui para o metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas
– É bom para os olhos

Benefícios do feijão

– É fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9
– É rico em proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio)
– Faz bem para o intestino
– Melhora o sistema nervoso
– Ajuda a crescer

E  a nossa receitinha de hoje tem tudo a ver com o tema da coluna. Mesmo parecendo simples, muitas pessoas têm muitas dúvidas na hora de fazer um arroz branquinho. Anote aí!

receitinhas da semana

Arroz sempre branquinho

Ingredientes

2 xicaras de arroz
2 colheres de sopa de azeite
4 ½ copos de água fervendo
2 dentes de alho triturados ou amassados
½ cebola pequena picada em pedaços bem pequenos ou ralada
Sal a gosto

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Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Em outra panela coloque o arroz sem lavar e o azeite em fogo alto e mexa bem, até que os grãos fiquem bem envolvidos no azeite. Para ter certeza, veja se os grãos estão brilhantes.

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A partir daí, adicione a água, cebola, alho e sal. Mantenha a panela destampada em fogo alto até que a água diminua bem de volume.

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Nesse momento você deve tampar a panela e esperar até que a água reduza bem.

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A dica aqui é ouvir o famoso shhhh. Nesse momento, desligue o fogo e deixe tampado por mais 5 minutos antes de servir.

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Dica de ouro: se quiser adicionar cenoura ralada ou brócolis ao arroz, o momento certo é antes de colocar a tampa.  Assim preserva as vitaminas e o sabor.

Dica de ouro 2: Refogar o alho e a cebola antes de colocar o arroz, faz com que elas liberem seus açucares e comecem a oxidar alterando o sabor. Colocar após o refogamento garante que o sabor seja preservado e a cor do alimento não seja alterada.

Tem uma comidinha que seu filho gosta mas que não é tão bacana? Mande pra comidinhasdamaite@maepirada.com.br que vamos testar alternativas mais saudáveis e publicar aqui.

Até a próxima.

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 1 ano e 11 meses. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

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Author: Paola Lobo

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