Quando tirar a mamada da madrugada?

Todos os pediatras com quem conversei, inclusive os da UTI onde os trigêmeos ficaram internados, me recomendaram tirar as mamadas da madrugada a partir dos três meses de idade, mesmo a turma sendo prematura. O certo seria a criança mamar por volta das nove ou dez horas da noite e só se alimentar no dia seguinte. Como assimmmm? Pensei. Como vou conseguir isso, gente? Realmente não consegui logo de cara. Mas não desisti.

Minha primeira filha era muito chorona e ficava acordada direto. Só foi dormir uma noite inteira aos três anos de idade. Para evitar os escândalos na madrugada, a gente socava peito ou mamadeira na quiança! Eu sabia que não era certo, mas não conseguia fazer diferente.

Na época da amamentação exclusiva, fui orientada a deixar a bebê com o papai, que tentaria acalmar a fera durante duas ou três madrugadas.  Depois disso, ela iria se acostumar. Mas não foi assim. Ela continuou dando escândalos e a gente cedeu.

Após o desmame no peito, o médico recomendou que eu tentasse enganá-la com água ou chazinho. Também não deu certo. Acho que nós, pais, já começamos a empreitada morrendo de medo do fracasso. E realmente não tivemos sucesso. Só tiramos a bendita mamadeira da madrugada após os dois anos de idade.

Com os trigêmeos, foi uma loucura. O peito não era problema, porque eles só foram amamentados até os dois meses de idade. Mas, a mamadeira a gente não conseguia tirar. O pior é que eles mamavam duas vezes durante a madrugada, tipo 2h e 4h! Sem contar que haviam mamado meia-noite e iriam mamar às seis novamente! Tínhamos que deixar tudo pronto na geladeira.

MAMADEIRAS

Passávamos a noite inteirinha esquentando mamadeiras no microondas. À medida que acordavam, a gente dava. E assim virava um ciclo vicioso. Quando o último acabava de mamar, o primeiro já estava chorando novamente.

Um belo dia resolvi dar um basta. Incentivada por um colega de trabalho que havia tido sucesso, fui orientada a bancar o escândalo e não ceder.

Tracei uma estratégia de guerra. Eu dormiria bem cedo e, a partir de meia noite, ficaria na sala com as crianças até as seis da manhã. Depois, dormiria de novo no início do dia. O papai viria me acudir somente em caso de emergência, porque ele ficaria com os bebês quando meu plantão acabasse.

Conseguimos bancar o choro durante alguns dias, mas regredimos e voltamos à estaca zero na semana seguinte. Me senti derrotada. Depois, recuperei as forças e me convenci de que conseguiria.

Milagrosamente, contornamos as madrugadas de choro com os dois bebês mais trabalhosos. O terceiro, mais calmo, colaborou e não chorou. Após uma semana, alcançamos a meta, que parecia um milagre: uma mamada à meia noite e a outra só perto das seis da manhã. Todos ao mesmo tempo.

Mas isso só aconteceu com um ano de meio de idade, bem longe daqueles três meses indicados pelo médico. O importante é que conseguimos. A minha dica é você colocar na cabeça que vai dar certo, que não vai ceder, porque o negócio realmente funciona.  Se tiver recaídas, recupere as energias e tente novamente. Uma hora vai. Posso garantir que o benefício foi infinitamente maior do que o sufoco.

Você também vai curtir:

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

47 Comments

  1. Quanto mais cedo retirar essa mamada, mais fácil. É puro vício mamar de madrugada pq ninguém precisa se alimentar nesse horário, tenta dar a última mamada as 23hs

    Post a Reply
    • E vc acorda tipo 6hs da manhã ou deixa ele acorda sozinho

      Post a Reply
      • Olá Juliana! Sempre prefiro que acordem sozinhos, ok? Grande beijo!

        Post a Reply
  2. Já li algumas coisas q falam p trocar o leite por água nas mamadas da madrugadas, mas nn tive coragem e as mamadas da madrugada continuam

    Post a Reply
  3. Meu filho tem 8 meses e juro que achava impossível tirar a mamada à noite (até hj no peito). Mas com a ajuda da minha mãe e do meu esposo nos 3 primeiros dias… Estamos há 10 dias sem peito na madrugada. Rs
    Nos 2 primeiros dias meu coração cortou de ouvir ele chorar, mas depois vi que era vício. Há 3 dias que ele acorda apenas uma vez na noite. E já não procura tanto o peito. Apenas susso ele e vou conversando. Tinha vezes que coloquei umas 5 vezes no berço e ele acordava de novo. Eu comecei a usar uma camiseta do papai pra disfarçar um pouco meu cheiro. Não é fácil, mas vale a pena. Ainda não atingi a meta porque ele só reduziu de 3 X pra 1x acordar a noite. Mas estou no processo. Só dou o Lm às 5:30 da manhã, que ele acorda.
    Detalhe: está dormindo mais cedo tmb.

    Post a Reply
    • Nossa a minha tem nove meses e ainda não tirei qdo ele chora vc consegue fazer durmi dinovo sem peito? Como?

      Post a Reply
    • Então Raquel…Perto de dormir eu dou a mamadeira… Uns 140ml… Aí ele fica satisfeito e quer apenas o peito como carinho pra dormir. Aí ele dorme. Se acontece dele acordar tipo 1ou 2 horas depois… Eu já pego ele usando a camiseta do papai e vou sussando, coloco no ombro, faço carinho nas costas… Ele mts vezes acha ruim… Mas depois de um tempo vê que não vai rolar peito e acaba dormindo no ombro ou nos braços. Eu fico andando pela casa… Rs hora sento no sofá…. Com o passar dos dias vai dormindo mais rapido

      Post a Reply
    • E sinceramente eu podia jurar que ele não ia dormir se eu não desse. Mas não é. Ele fez meu peito de chupeta Pq eu não dei e aí já viu.. Tenta!!

      Post a Reply
  4. Meu caçula tem 2 anos e 5 meses ,e nao consigo tirar ele da mamada ,fui recomendada pela minha ginecologista para parar de amamentalo porque estou com anemia . Ainda nao consegui totalmente !!!!

    Post a Reply
  5. O meu filho com 2 meses e meio já não mamava de noite. Na vdd um belo dia ele dormiu as 21hs e chorou de madrugada, eu jurava q era 3hs da madrugada mas qndo Vi eram 5h30
    Dai pra frente nas noites q ele chorava de madrugada eu dava a chupeta ao invés do peito e assim foi ate os 9 meses qndo ele começou a acordar e chorava sem parar ai eu dava mamadeira (leite puro, n gosta de mingal) pq nem o peito bastava para ele, parecia q mamava e n tinha leite suficiente e dai então dormia, mas a dentista dele falou para tirar pq isso só iria dar cárie q eu n comida de madrugada ele tbm n precisava
    Então tirei o peito, mamadeira… E com 1 ano e 1 mês ele largou o peito de vez e com 1 ano de 2 meses tirei a chupeta e hj com 1 ano e 8 meses ele só toma mamadeira de manha e de noite antes de dormir
    Meu primeiro e único filho, a gente sempre fica com dó, com medo RS
    Mas gracas a deus estou liberta RS
    Mas c n der o leite dele antes de dormir ele n dorme tbm.

    Post a Reply
  6. A pediatra mandou trocar o leite por água. o primeiro filho com 7 meses ja não acordava o 2 filho 10 meses consegui tirar, mas foi mais difícil e cansativo, mas não cedia.

    Post a Reply
  7. Os meus se não der abrem o berreiro, então prefiro dar o mama a fazer da madrugada um griteiro , e cd criança é de um jeito, a minha mais velha mamava no peito e dormia a noite toda.

    Post a Reply
  8. Olha,acho que tem muito do próprio bebê. A minha tem 50 dias e praticamente todo dia mama entre 11 e meia noite e acorda as 6 pra mamar. Mas ela que foi criando esses horários, nós não fizemos nada demais. Quando ela acorda as 3 da manhã resmungando eu faço carinho e dou chupeta e ela dorme. Tem bebês que colaboram e outros não. Em compensação, fico super preocupada com o refluxo, as vezes passa 4 horas que ela mamou e ela engasga do nada.

    Post a Reply
  9. Eu dei muuuuuita sorte. Minha primeira filha era MT calminha (qdo bb apenas…kkkk) e não acordava na madruga pra mamar. Minha segunda bb acordou por 1 mês e meio apenas.

    Post a Reply
  10. Nooossa gente, meu filho tem 2 anos e 2 meses, dorme comigo e ainda acorda umas três vezes pra mamar!!!
    Estou exausta!!
    Mas ainda não tomei nenhuma iniciativa pra desmamar ele. Com minhas outras duas filhas foi tão fácil, e com ele não sei o que fazer, ele é completamente viciado em mamar.

    Post a Reply
  11. Ih os meus foram ate uns dois anos e um pouco.. pois nao se alimentavam bem durante o dia. E hoje mesmo se sei q nao quiseram jantar acabo fazendo um mamazinho a noite..

    Post a Reply
  12. Achei que eu fosse a unica com filho de 1a e 20m com plantão. …Estamos juntas…
    Ja dei água. ..ele empurra a mamadeira e me olha quase dizendo “nao me engane” rs

    Post a Reply
  13. Eu dei até qdo ela pediu…achava judiação tirar…ela parou de pedir antes de um ano.

    Post a Reply
  14. Do meu mais velho, tirei com 1ano e meio, e deu tblho… mas persisti… e com 7 dias ele já dormia a noite toda 😉 do bebê ainda não tive coragem hehe

    Post a Reply
  15. Aos 7 meses de idade eu consegui! Recomendação da pediatra q disse q quanto antes eu tentasse mais fácil seria.

    Post a Reply
  16. Minha bebê 1 ano e 2mesea só mamava a noite.. De dia, era só mamadeira e comida, frutas e sucos.
    Mas acordava até 3 vezes na noite pra SOMENTE CHUPETAR!!!!!
    Coloquei band daid no bico do peito, e FIM… CONSEGUI ! Parei de amamentar sem NENHUM SOFRIMENTO para minha bebê.
    Ela não chorou nenhuma noite!
    FICA A DICA

    Post a Reply
  17. Eu tento mas com uma da mas a outra chora grita tete que que tete ai faço.. .ela acorda dua vezes na noite meia noite uma hr e la pras quatro d novo.. .durmu assim picado e quandu a outra acorda que tbm quer é sempre em horario diferente primeiro uma depois a outra!! !!

    Post a Reply
  18. a partir do 4 mês li que o sistema diretório do bebe já estava adaptado a ‘desligar” a noite então quando minha bebê acordava apenas colocava a chupeta e percebi que ela voltava a dormir.

    Post a Reply
  19. Meu bebe com 4 meses ja não acordava mais pra mamar na madruga, dorme a noite toda mas se a chupeta cair, ela acorda brava, mas depois dorme de novo meu pedaço do céu ❤️ ja esta com 5 meses

    Post a Reply
  20. Foi muiiiito difícil por aqui! O bebê número 2 ainda ensaia uma recaída e dá altos escândalos! Mas estou tentando me manter forte!!! Força pra nós!

    Post a Reply
    • Olá Mamãe Pira da rs

      Não ficou bem explicado QUE MÉTODO é esse? o que significa BANCAR O CHORO e CONTORNAR O CHORO??? sou mãe de g6emeos e tb quero tirar as mamadas da madrugada. Aguardo. obrigada desde já.

      Post a Reply
      • Oi Linda!Essa é a parte difícilllll… A técnica é acalmar o bebê sem dar a mamadeira. E aguentar o choro!!! O difícil do meu caso (e do seu tb) é que um gêmeo acorda o outro! Não é fácil… Grande beijo!!!

        Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook