Queda de cabelo na gravidez

Sempre ouvi muitos relatos de mamães, estranhando a queda de cabelo durante a gravidez. Comigo, o problema aconteceu no pós-parto da minha primeira filha e também dos trigêmeos. Levou meses para normalizar.  Ao tomar banho, eu ficava assustadíssima com a quantidade de fios que saíam no pente.

Segundo a Dra. Elizete Kaffer, especialista em tricologia, ramo da medicina que trata de distúrbios capilares, pequenas mudanças nos níveis hormonais, alergias alimentares, carências de vitaminas, entre outros fatores, podem promover  alterações nos cabelos. “Essas alterações devem ser analisadas sistemicamente e nunca tratadas somente com loções ou xampus até a correção da causa, devendo ser utilizadas como marcador de saúde metabólica da gestante e do feto”, afirma.

Durante a gestação, espera-se uma melhora clínica de todo o corpo, inclusive da pele, cabelos e unhas devido à liberação dos chamados “hormônios embelezadores”. “Neste período, o ciclo de crescimento capilar, normalmente composto de 80% de fios, 5% em repouso e 15% em queda, se estabiliza na primeira fase, promovendo aumento do volume e otimização capilar em 20%”, afirma a especialista, que elaborou um quadro muito legal sobre mitos e fatos.

 

MITO
Posso lavar os cabelos no pós-parto?

Sim. Lavar os cabelos não altera o sangramento, a pressão ou amamentação, conquanto que seja em temperatura adequada e com auxílio de um assento para evitar movimentos abruptos, dor e queda de pressão.

Queda é sintoma de estresse?

 

Não. A queda pode estar relacionada com o estresse, mas nem sempre é o fator causal. Toda queda de cabelo, principalmente na gestante deve ser cuidadosamente investigada e tratada de maneira direcionada para não mascarar uma doença sistêmica metabólica (anemia, alterações hormonais etc.).
FATOS
O cabelo cresce mais durante a gestação? Verdade.  O cabelo possui três fases de crescimento: 80% dos fios crescendo (fase anagena), 5% em repouso (catagena) e 15% a 20% caindo (telogena). Na gestação, pela ação dos hormônios progesterona e HCG, 100% dos fios entram na fase anagena, que corresponde ao crescimento ativo do cabelo e que dura de três a seis anos, otimizando assim o crescimento, volume e densidade capilar.
Lavar os cabelos com água quente durante a gestação é prejudicial? Verdade. A água quente tira dos cabelos a proteção natural e pode promover o aparecimento de bolhas internas (bubble-hair), deixando-os mais fracos.  Além disso, dilata os vasos sanguíneos, causando  queda da pressão e mal estar, principalmente em gestantes que já têm a pressão mais baixa. Inclusive, não é recomendável água quente em qualquer período para a saúde dos cabelos.
Pintar o cabelo faz mal para a saúde do bebê? Sim e é prudente evitar. Apesar de não existirem estudos científicos em gestantes por motivos óbvios, os efeitos tóxicos do uso de amônia e metais pesados são sabidamente conhecidos. O contato, principalmente no couro cabeludo e região próxima do fio pode ser tóxico e prejudicial ao feto. As tinturas sem amônia, xampus tonalizantes e hennas também possuem substâncias de toxicidade duvidosa. Por serem aplicadas no couro cabeludo, devem ser evitadas.
Existe risco para a saúde do bebê o uso de permanentes e alisamentos? Sim. Pelas leis brasileiras, o formaldeído não pode ser utilizado como alisante em produtos autorizados pela ANVISA, apesar disso o formol e o hidróxido de potássio são substâncias que podem ser encontradas nos produtos para alisamento, potencialmente tóxicas e que podem ocasionar desde baixo peso até malformações fetais.
NEM MITO NEM FATO
Tinturas e tratamentos capilares durante a amamentação podem prejudicar a qualidade do leite?

 

Depende. A utilização de produtos naturais, sem amônia ou metais pesados, em curto período de tempo, aplicados corretamente, longe da raiz e do couro cabeludo e longe da amamentação é mais aceitável. Já os alisamentos químicos e permanentes devem ser evitados durante todo este período, pois o potencial de absorção materno e  contaminação do leite não é conhecido, podendo ainda acarretar sintomas respiratórios e alérgicos à mulher que amamenta (nutriz).
Dra. Elizete Kaffer

Dra. Elizete Kaffer

FONTE: Dr. Elizete Kaffer, responsável técnica da Clínica Shalon. Médica dermatologista com título de especialização pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tricologista, especialista em medicina capilar, pós-graduada em Medicina Estética e Cosmiatria pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

67 Comments

  1. Eu fiquei com 2 falhas no cabelo uma em cada lado. Tbm pensava que ia ficar careca kkkk mas já cresceu tudo de novo.

  2. Eu continuo pensando que vou ficar careca… Kkkk

  3. Estou quase careca….. mas no final ninguém sabe explicar o motivo real da queda….acontece com todas e ninguém confirma que é hormonal, anestesia…..

  4. Nossa eu continuo pensando Q vou ficar carecaaaa!!
    Quero meu cabelo de volta

  5. Comigo foi ao contrário, meu cabelo cresceu horrores!

  6. Meus cabelos cresceram bastante durante a gravidez mas precisei cortar por volta dos 7 meses pq, como estava morando na Itália nesse início e lá a água tem muito calcário, meu cabelo estava muito ressecado e sem cuidados, cheio de tinta vermelha desbotando, uma coisa!
    Voltei pro Brasil, cortei na altura do ombro e ficou ótimo até ela nascer… Agora, com dois meses, precisei cortar novamente essa semana, mais curto ainda, pq tinha certeza q ia ficar careca. Já tem várias falhas aparentes…. Desespero total! Parece que melhorou, pelo menos não sai uma peruca no pente a cada lavada. Vamos ver…

  7. O meu tb cresceu muito, acho que pode ter a ver com o fato de ser loira platinada, ou seja, sigo um cronograma capilar, com cuidados com os cabelos 2 vezes na semana, o que pode ter dado aquele reforço ao cabelo! O baby está com dois meses de nascido, vamos ver agora no terceiro, que disseram que é qd começa tb, né?

  8. Ah, e duas cabeleireiras falaram que é a anestesia que causa isso… A especialista não citou essa possibilidade.

  9. O meu não caiu nem um fio na gravidez e agora também não cai nada. 🙂

  10. Eu ainda tô perdendo muito cabelo, acho que é a amamentação. ACHO.

  11. Nossa obrigado!!! Pq eu to desesperada, ta caindo tufos de cabelo…. Todo o tempo….

  12. O meu está caindo bastante também, estou tomando Imecap Hair e agora tem muito cabelinho novo crescendo

  13. Vou fazer 4 mês da minha cesariana e a 15 dias começou a cair o cabelo, na verdade meu cabelo está descolando da cabeça, tá caindo do bulbo. Estou apavorada …. Minha cama cheia de cabelo, chão, minha filha fica cheia, não posso passar a mão na cabeça. Quando lavo então, Jesus… Estou guardando os tufos para mostrar o médico. Da minha primeira cesária caiu mais caiu o normal que cai de todo mundo. Agora está assustador. … Consegui médico só para o dia 22 até lá acho que vou ficar careca, já está aparecendo as falhas…. Amanhã vou em uma dessas clínicas populares que consigo ser atendida. Preciso urgente passar algo ou tomar um remédio sei lá, fazer alguma coisa, assim não pode ficar. O negócio tá sério.

  14. Laís Lais Abreu lê esse link

  15. O meu ta caindo muito!Minha bebê ta com 3 meses e meus cabelos começaram a cair mês passado.Ja nao to aguentando mais.

  16. O meu cabelo caiu demais durante a amamentação, achei que ia ficar careca porque caía da raiz . Eram muitos fios que caíam durante a lavagem e também na hora de pentear. Após esse período, a queda parou e estão nascendo cabelos novos. Eu não usei nada, nem xampu especial, nem vitaminas. Não se desesperem, depois volta ao normal.

  17. Estou com duas entradas em cada lado. kkkk A dermato falou que é normal da gravidez devido a alteração de hormônios.

  18. meu cabelo cai muito desde que meu bebe nasceu, como ainda amamento ate hj,, ai continua a cair, mais acho que careca fico não já que meu anjo já esta com 1 ano e 8 meses kkkk

  19. A queda do meu cabelo foi no pós parto tb. o Caio está com 3 meses…de 2 meses pra cá são bolos e mais bolos de cabelo que caem!! #assustador

  20. Durante a gravidez virei um leão, depois fiquei praticamente carece. Kkkk

  21. Tb seguia o cronograma, porém no 3° mês, desespero total, começou a cair muuuuuito! Agora ele tá com 6 meses, comecei a tomar Pantogar e tá melhorando!

  22. Então é mesmo de acordo com o organismo, ne? Cada um tem seu jeito de se comportar!! Vou anotar esse nome, se precisar, pergunto a minha GO!!

  23. Nossa, fiquei com uma falha horrível na frente na 2° gravidez kkkkkkkkkkkkkkk

  24. Meu cabelo começou a cai na última Estadão e cai ate hoje ja não sei o que fase mais ele ja ta bem pouquinho

  25. Meu filho já tem 2 anos e meu cabelo ainda cai horrores, talvez pq ainda amamento, fora a pele super áspera … estou com falhas já no cabelo… osso!

  26. Nossa o meu cresceu mto não caiu, o ruim é q eu tava com progressiva aí ficou horrível mas dpois q ela nasceu eu cortei qse no ombro ele tava lá na bunda mas continua crescendo

  27. Eu acho que vou ficar careca, me assusto toda vez ki lavo os cabelos, meu bebe esta com cinco meses e nada de normalizar essa situação, AFF .

  28. Tô ficando quase careca AFF

  29. O meu ainda ta caindo muito..na tenho qse 5 meses de parida
    Tem gente que diz q é por causa da anestesia … mentira eu nao tomei anestesia no parto . Outros dizem q é amamentação… mentira tb pq eu nao amamentei meu primeiro filho kkkkkk
    Deve ser a produção de hormônios ne?!

  30. nossa ñ aguento mais, meu cabelo tá caindo horrores, tem fio pra td lado, na cama, no chão, no bebê, nas roupas, no banho tá tenso, to desesperasa, alguém sabe algo pra amenizar?

  31. Caiu bem, o pior é agora q parou de cair e nasceram os novos aí fica aquele monte de cabelo novo pequeno arrepiado, affffff

  32. O meu cabelo caiu demais na gravidez…mais nao tive anemia.Agora q minha bebê está com dois meses nao estou notando queda..mais acho q vai começar a cair logo logo.

  33. Meu bb esta com sete meses e meu cabelo esta caindo muito ainda ja estou com falha na cabeca
    De tanto que caio

  34. Minha bb tem 3 meses. O meu cai muuuuito, qdo ponteio e lavo sai os bolos de cabelo, mas Tenho tanto cabelo q acho meio difícil ficar careca hahahaha. Queria até q caísse mais um pouco e ficasse eternamente menos volumoso rsrs

  35. estou desesperada!!!!! meu cabelo esta caindo muito agora na a amamentação ….. Acho que esta caindo tudo o que não caiu durante a gestação…cada dia tenho a certeza que vou ficar careca ou aparecer um buraco sem cabelo ….

  36. Caiu dps do 4 mês de nascida. Do quinto pro sexto foi voltando ao normal.

  37. O meu caiu horrores. Li uma vez q era normal. Pq o nosso cabelo em média cai 100 fios por dia, porém na gravidez não caí quase nada e daí qd o bebê nasce até o 6 mês caí todos aqueles fios que não cairam na gestação mais os 100 fios diários normais (média)! Haja cabelo pra cair gente! Kkkkk

  38. Até evito pentear os cabelos, fico frustrada, é impressionante a quantidade que cai. A sensação é que irei ficar careca. . Rsrs meu bebê já está no sexto mês. .

  39. Flora Tosin Saraiva lembra que falamos sobre?

  40. cai horrores mais tenho muito cabelo

  41. Somem eu passei por isso! Exatamente na mesma ordem ufa ainda bem que já superei, cheguei a ficar em depressão, comecei com terapias psicológicas pq se não ia parar no pinel agora posso rir, pronto! Passei por essa fase.

  42. O meu no pós parto caiu muito, pior foi quando começou a nascer, aqueles cabelinhos espetados. Vamos ver quando nascer o próximo em janeiro…

  43. O meu também!!! Pensei que ia ficar careca!!!! Kkkkk

  44. Noooossa o que ja caiu do meu dava p fazer três perucas

  45. Caracas, foi mesmo…dia desses estavamos falando de queda de cabelo durante a após a gravidez! Ainda está esperando pra cortar seu cabelo, né?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links da semana | Mãe Pirada - […] Queda de cabelo na gravidez […]

Submit a Comment

Facebook