Olá, mamães!
Esta semana estávamos falando sobre crianças que não dormem bem e recebi o relato de uma mamãe que passava pelo problema. Ela acabou descobrindo, depois de muita luta, que a causa era alergia à proteína do leite de vaca. Achei muito interessante compartilhar a história do Lucas e agradeço à mamãe Maria Laura pelo depoimento!
“Meu nome é Maria Laura, tenho 32 anos e sou mãe do Lucas de 1 ano e 5 meses.
O Lucas nunca dormiu bem e sempre chorou muito, mas era muito mesmo, o dia todo e não tinha nada que fizéssemos que o acalmasse. Eu evitava sair e receber visitas, porque era sempre muito estressante. O pediatra dele dizia que era normal criança chorar e não dormir. Como é meu primeiro filho e eu não tenho muita experiência, acreditei nele.
O Lucas foi amamentado com leite materno exclusivamente até o sexto mês e, a partir disso, passamos a incluir as frutas e papinhas salgadas na sua alimentação. Porém o Lucas sempre rejeitou. Ele queria somente peitos e mais peitos, o que de certa forma foi frustrante pra mim, porque queria muito poder fazer as comidinhas dele e vê-lo comer.
Bom, certa vez dei Danoninho pra ele. Além de rejeitar, ele vomitou. Em outra ocasião, dei vitamina com leite e também vomitou (e muito). Comentei então a situação com o pediatra (que também é gastro) e ele disse que podia ser uma alergia à proteína do leite de vaca, mas não me orientou e não pediu nenhum exame, somente para evitar leite que não fosse materno.
E assim seguimos, Lucas chorando sempre e muito, Lucas não dormindo… Passava a noite toda acordado. Mas o engraçado é que o Lucas dormia rápido, mas despertava muito rápido também e, mesmo que tentasse voltar a dormir, era como se ele não relaxasse.
Lucas com quase 1 ano e eu extremamente cansada, no limite de tudo, pedi “socooorro” ao pediatra. Ele receitou Calman, um remédio fitoterapico para distúrbio do sono. Problema resolvido? Não, nem perto de resolver.
E nessa altura do campeonato, o Lucas já estava abaixo do tamanho pra idade dele, porque se não dorme não libera hormônio do crescimento. E o pediatra dizendo: tudo lindo, tudo normal, faz parte, o importante é amamentar no peito.
Por indicação resolvi trocar o pediatra e essa ouviu a mãe aqui, que estava a ponto de ter um surto… rs Pediu uns exames e foi comprovado que ele realmente tem a alergia à proteína do leite vaca.
Tá. E o que tem ele não dormir com isso? Tudo, absolutamente tudo! Ele sentia dor o tempo todo, por isso chorava tanto e não dormia. Porque apesar de ele não ingerir outro tipo de leite, ele comia derivados como bolo e o fato de eu comer requeijão, chocolate e outros alimentos com leite e amamentá-lo era suficiente para causar dor nele.
O Lucas teve 3 otites seguidas, muito chiado no peito, congestão nasal, cárie nos dentinhos da frente, assadura bem séria e alergia na virilha, tudo causado pela alergia à proteína do leite de vaca.
Fui aconselhada a parar de amamentá-lo e restringir toda alimentação dele. O que foi excelente porque ele passou a se alimentar super bem (come muita comidinha que a mamãe faz e frutas).
Estamos nesse processo há apenas 3 meses mas o Lucas já passou a dormir a noite toda, melhorou em 100% o humor (ele ficava mal humorado por não dormir e sentir dor) e voltou a crescer.
E a mamãe que não tinha esperança em voltar a dormir, hoje consegue descansar e sentir feliz com a maternidade. Esse é meu relato! Penso que seja válido compartilhar. De repente, há mais mamães passando por uma situação parecida e não sabem o que fazer…
Um beijo bem carinhoso!”
Agradeço à mamãe Maria Laura por compartilhar sua experiência e estou muito feliz em saber que o lindo Lucas está saudável!
PARA MÃES EMPREENDEDORAS!
1 de novembro de 2016
Olá, e o que vc dá para ele no lugar do leite ? Ele acostumou a ficar sem o leitinho ? Ou vc da outro tipo de leite ? Obrigada
1 de novembro de 2016
Ótimo relato! aqui igualzinho! Agora ela passou p o leite de soja!
1 de novembro de 2016
Mas não tinha sangue nas fezes? Uma médica me disse que em 100% dos casos de APLV tem que ter sangue nas fezes.
1 de novembro de 2016
É bem comum essa ALPV
Mnha segunda filha têm, menos mal descobri quando ela tinha 1 mês, tive que mudar toda minha dieta e sigo amamentando ela.
Hoje ela dorme super bem.
7 de novembro de 2016
O meu bebê foi descoberto com 2 meses e hj com 6esta fazendo o teste até agora não reagiu Deus no comando e pediatra competente faz toda diferença
12 de novembro de 2016
Oi Renata! Vou perguntar para a mamãe que escreveu o relato, ok?
18 de janeiro de 2017
Sou de primeira viagem, e não conhecia APLV. Obrigada por compartilhar isso!
10 de março de 2020
estou em investigação minha bebe tem 1 ano e 7 meses passando pela mesma situação mas quando fiz o exame da lactose não foi constatado alergia a proteína ela vai ter que fazer uma endoscopia digestiva agora para verificar.