Alimentos não recomendados: suco de caixinha

comidinhas da maite

Por Camila Granato,

Oi pessoal! Essa semana o nosso tema é o suco de caixinha. Muitos pais adotam essa solução porque pensam que é uma opção legal para a criança ter na lancheira no lugar dos refrigerantes e achocolatados – outros alimentos que não são bacanas para crianças – mas que vamos falar depois .

Eu confesso que tomei muito suco de caixinha achando que estava mandando super bem. Como não bebo refrigerantes, parecia uma boa opção. Até que quando decidi engravidar, procurei a ajuda de uma especialista que foi pragmática “se for pra tomar suco de caixinha, tome água”. Para ela a razão era muito simples: caloria vazia. Este é o termo comum para definir um alimento que é altamente calórico, mas não tem nutrientes. Então se era para não ingerir nenhum tipo de vitamina ou fibra, era melhor beber água, que pelo menos não tem calorias.

E a partir daí a mudança foi imediata. Se não tinha suco natural, tomava água mesmo. Mas eventualmente tomo minha bebidinha super açucarada e cheia de corantes e conservantes, porque eu não sou santa. Mas prezando pela saúde da minha pequena e de todos os outros pequenos fica o alerta: se for para dar suco, dê o natural da fruta. Tem calorias, mas tem vitaminas, fibras além de ser muito mais saboroso.

Confesso que não ofereço sucos com regularidade porque prefiro que ela coma a fruta. Mas um que dou sem muita cerimônia é o Suco Super Forte. Passei a infância toda tomando e acho uma delícia. E essa é a receitinha da semana.

receitinhas da semana

Suco Super Forte

200 ml de suco de laranja natural (para os pequeninos pode ser laranja lima)
50 g de beterraba crua
50g de cenoura crua ( se for orgânica pode ser com casca)

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador. O ideal é servir sem coar, mas para quem usa copinhos e mamadeiras certamente vai entupir o bico. Se esse é seu caso, vale passar no coador antes de servir. Se seu filho já vai bem com o copo, é bater e servir imediatamente.

Não precisa adoçar. A cenoura e a beterraba têm sabor extremamente adocicado e mesmo com os tipos mais ácidos de laranja, adoçam super bem.

image1 (1)

A Maitê se amarra nesse suco. E na sua casa, qual o suco preferido?

Até semana que vem!

Camila Granato é a titia do quarteto fantástico da Mãe Pirada e mãe da Maitê, de 1 ano e 8 meses. Jornalista apaixonada por gastronomia, concluiu o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha pelo Senac.

Quer falar com Camila Granato? 

Escreva para comidinhasdamaite@maepirada.com.br

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

8 Comments

    • Tayrine,
      Tenta substituir pelo suco integral. Existem umas opções para levar na bolsa.
      Beijos

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook