Seu filho acorda chorando e gritando de madrugada, como se houvesse levado um susto? Essa crise de choro demora a passar? Ele parece estar acordado, mas no fundo está dormindo? Parece não enxergar a mamãe, mesmo estando com os olhos abertos? Então ele pode estar sofrendo de um distúrbio chamado “Terror Noturno”.
O nome é feio mesmo, mas combina com a reação da criança, que geralmente, é assustadora. Como passei por isso aqui em casa, leio muito sobre o assunto. A maioria dos artigos que pesquisei diz tratar-se de um distúrbio do sono, que atinge aproximadamente 5 % das crianças. O problema pode começar por volta dos 9 meses de idade, mas tende a ser mais comum entre os 2 e 5 anos.
As crises podem durar apenas alguns minutos ou chegar a meia hora. Recomenda-se não tentar acordar a criança, mas sim ficar ao lado dela esperando passar. Não há muito o que fazer, a não ser acompanhar. É um problema que tende a diminuir com a idade, até desaparecer por completo, pois é muito raro em adultos.
Entre as possíveis causas, os artigos apontam a privação do sono, barulho ambiente, estresse e até mesmo a falta de amadurecimento do sistema nervoso central. Segundo especialistas, trata-se de uma manifestação benigna, sem riscos à saúde. A criança, inclusive, não se lembra de nada no dia seguinte, ao contrário dos pesadelos.
Aqui em casa, minha filha mais velha teve muitas crises. Ela sentava na cama com os olhões abertos e quase matava a mamãe de susto. Eu morria de medo! Fazia minhas orações e, ao mesmo tempo, buscava artigos científicos sobre o assunto. Mas passou como mágica!
Depois, o caçula dos trigêmeos começou com as crises. Elas duraram de um até perto dos dois anos de idade. O grito dele era tão estridente, que acordava o prédio inteiro. Os outros dois bebês se assustavam com o irmão e começavam a chorar também. Realmente, era um terror noturno geral. Para a mamãe, para a família inteira e para os vizinhos. A sorte é que também passou!
14 de setembro de 2015
É o que o Nícolas tem mesmo. Manda notícias quando puder, beijo!
14 de setembro de 2015
Melhoras para baby 2 !!!
14 de setembro de 2015
Melhoras meus amores!! Fiquem com Deus…Bjss
14 de setembro de 2015
Que seu anjinho melhore logo. Bjs
14 de setembro de 2015
Meu filho já teve era horrível eu não procurei ajuda mais lendo e procurando na internet achei algumas dicas não durou muito graças a Deus
14 de setembro de 2015
Minha filha tem!! Algumas noites são calmas, outras como ontem são cruéis. E o pior é ela me dizer que não gosta de dormir pq sonha…
14 de setembro de 2015
sofro com isso,,,
14 de setembro de 2015
melhoras pro seu bebe…
14 de setembro de 2015
Melhoras pro seu bb!
14 de setembro de 2015
Melhoras para o seu filhote Paola!!!
14 de setembro de 2015
Meu filhote número 2 teve quando tinha uns quatro aninhos. E horrível! Parece q vc é uma incompetente que não é capaz de descobrir o que a criança tem.
14 de setembro de 2015
Melhoras p/ o bb Paola Lobo! Daqui a pouco ele estará em casa completando o quarteto fantástico! Um forte abraço!
14 de setembro de 2015
Deus abençoe seu bebê xará! Que ele saia logo dai.
14 de setembro de 2015
Conheço bem o terror noturno….ótima ideia falar sobre isso! Melhoras para o bebê e força na peruca (com escovão, claro! Kkk). Bjs.
14 de setembro de 2015
Obrigada de coração, meninas! Tudo caminhando mas ainda sem previsão de alta!
14 de setembro de 2015
Escovão sempreeeee! Rs
14 de setembro de 2015
Sofro do mesmo problema!
14 de setembro de 2015
Milene Domingues
15 de setembro de 2015
Meu bebê deve ter isso pq tem dias que ele acorda num berreiro mas nao chega a acordar ai ficamos os dois revezando o colo e tentando acalmar ja chegou a ficar 1 hora chorando apavorante mesmo.
Melhoras pro seu baby num2 que voltem pra casa logo!
16 de setembro de 2015
Marcelo Kendz
16 de setembro de 2015
Thiago Coelho Assunção Borges
8 de outubro de 2015
se me permitem , darei uma opiniao , o dito terror noturno tem suas raizrs ligação com a espiritualidade,
22 de maio de 2016
Minha filha de 1 ano e 10 meses, tinha episódios de terror noturno. Resolvemos o problema com homeopatia. Ela ainda faz o tratamento, mas não tem tido mais.
22 de maio de 2016
Que boa notícia, Fernanda!