Vantagens e desvantagens da chupeta

A gente fala cada baboseira quando não tem filhos, né? Uma das minhas pérolas era dizer que nunca daria a chupeta. Sempre achei que faria mal à arcada dentária e criaria uma dependência desnecessária – reais desvantagens do uso do bico. Mas nem sempre as coisas funcionam como planejado… A coitada aqui pensava que teria controle da situação. Tsc, tsc, tsc…

Logo no meu primeiro aperto como mãe, pedi pelamordeDeus para o papai ir à farmácia comprar uma. Já na segunda noite de vida da minha filha mais velha, a princesa chorona, tentei de tudo para que ela aceitasse o bico. O problema é que a moça ejetava a dois metros de distância. Molhei na água, no leite materno, no pozinho para cólica e deu até vontade de passar no leite condensado. Calma, não fiz isso, tá? Mas que tive vontade, tive.

Nada funcionou. Minha filhota não pegou a chupeta e acabei pagando com a língua. Parece que o universo falou: “Viu? Faz promessa que não cumpre? Agora vai ser tudo ao contrário”. Sim, fui penalizada pelo destino cruel. Então, pensei no lado bom, já que o lado ruim não tinha jeito. Pelo menos não precisaria fazer aquelas trocas mirabolantes ou visitas ao Papai Noel na hora de convencer a filha a largar o bico.

Quando virei mãe de segunda, terceira e quarta viagens, é lógico que comprei a chupeta junto com o enxoval. Os trigêmeos nasceram com um estoque. Dessa vez, a força superior do universo teve piedade de mim, pobre mãe de múltiplos gritantes. Todos os três bebês aceitaram o bico. Eles amam a chupeta. Impressionante como esse negócio acalma. Realmente é uma vantagem que pesa muito nas relações custo x benefício, sanidade x insanidade, calmaria x gritaria.

Olha a turma com suas chupetas malucas!

Olha a turma com suas chupetas malucas!

Caso você esteja na dúvida, meu conselho é esperar as coisas acontecerem. Se der para ficar sem, acho melhor. Mas, se a situação estiver caótica e a chupeta puder render alguns períodos de paz, minha amiga, não pense duas vezes. Ainda não tracei uma estratégia para a hora de fazer os três largarem as chupetas. Imagino que vou ter muito trabalho. Mas agora não estou preocupada com isso. Eu quero é tranquilidade. Depois eu me viro e conto para vocês como foi. Só sei que o papai Noel vai precisar de um saco bem grande.

POSTS RELACIONADOS

ENQUETE PIRADA! O que fazemos quando a chupeta cai no chão!

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

38 Comments

  1. Eu sempre fui a favor das ortodônticas pq amenizam os riscos com os dentinhos .Só quem é mãe sabe o quanto ajuda . e se é pra eles se sentirem bem, confortáveis e seguros .Vale sim …

    Post a Reply
  2. So quem e mae de bebe gritante sabe!! Super apoio!!! Mto chato sermos julgadas por isso! Quem sabe e quem passa… Fiz tdo q falam q e errado: dei mamadeira, chupeta, colo, cama compartilhada e fomos felizes p sempre. Nao gostaria de ter feito algumas, mas foi o melhor p nos dois em determinados momentos. Quem pode julgar?

    Post a Reply
    • Essa noite marido dormiu no trabalho e eu dormi com os dois bebéios na minha cama. Que delícia!

      Post a Reply
    • Pra mim nao existe isso de errado, filhos sao pessoas totalmente complexas e diferentes, nao sao mercadoria pra vir com manual de instrução…Cada mae aprende na pratica e nos perrengues o q realmente é bom para seu filho! A minha tbm tem mamadeira, chupeta,colo a vontade e dorme na cama comigo e o pai, foi minha escolha e nao to nem aí pra o q os outos dizem!

      Post a Reply
  3. Nícolas eu não queria dar, dai resolvi dar e ele não pegou. Alice dei e desde sempre pegou. Não gosto nem odeio, mas que acalma a bebéia acalma, muito!

    Post a Reply
  4. Me vi nesse texto…eu dizia que não daria nunca, antes da nenê nascer. Ela nasceu e na primeira semana eu cheguei a uma conclusão : ou era a chupeta, ou a minha sanidade. Escolhi a chupeta e tenho (alguns) momentos de paz.

    Post a Reply
  5. Gente…parece q esse post foi dre Deus pra mim.Estou com uma bebê de 14 dias…e quando ela nasceu era uma maravilha…só dormia..quase não chorava.Aí viemos pra casa…onde td começou…as coisas mudaram e não sei mais oq fazer.Assim como mtas de vcs tbm sempre fui contra chupeta..mamadeira e tal…o meu primeiro filho não pegou chupeta…aí dpois pensei q não tentaria dar para minha princesa…só q estou q ponto de explodir..pois ela não tá satisfeita só com o peito…ela fica esfregando a mão na boca..meu braço na boca e tal..então estava nessa dúvida até ler esse post e ver os coments…partiu comprar uma chupeta pra testar.Aí comento se deu certo.Obrigadaa.

    Post a Reply
    • Ahhhh Rhaissa Cruzue, então eu fico feliz e sei que já valeu à pena ter escrito isso! Então… Nem sempre conseguimos o ideal, né? Aqui em casa tá beemmmm longe do mundo perfeito. Boa sorte e depois volte pra contar! Beijos!

      Post a Reply
    • Se não pegou, não force. Tem cólicas? Veja com a pediatra, mas se for só gases, aquece uma fraldinha com o ferro e coloque sobre a barriguinha, morninho… Q ajuda. E incline o berço com dois tijolos na cabeceira para evitar refluxo.

      Post a Reply
  6. Eu dizia que não daria…e eles nasceram e eu continuei firme na minha decisão… Não dei…
    Mas sou muito julgada por não dar…
    Ahhh e respeito quem decide dar….cada mãe sabe o q é melhor pro seu bebê….

    Post a Reply
  7. Meu filho chupou durante 2 meses. Teve uma gripe forte e largou, eu amava, agora o negocio ta tenso hein

    Post a Reply
  8. Eu tmb era contra chupeta antes de ganhar a minha amorinha , daí ganhei ela no hosp não dei , viemos pra casa e então começou as benditas cólicas e ai comecei a dar a chupeta pra ela e ela foi se acalmando , só que nem eu nem meu noivo nem minha mãe sabíamos o porque das cólicas, um dia sai c meu noivo fui ao mercado e minha mãe preocupadíssima que a bebê n parava de chorar nem com a chupeta minha prima estava aqui em casa e a chupeta dela caiu no chão minha prima foi lavar e viu que a chupeta estava furada coitada da minha bebê , o ar estava entrando na chupeta dela e fazendo ela ter as cólicas , nossa cheguei em casa e logo troquei a chupeta dela chorei de culpa por n ter percebido isso antes… Troquei a chupeta e assim as cólicas foram diminuindo e já fiz logo um estoque de chupeta qdo percebo q uma delas fura n êxito em trocar logo pra não ver minha baby sofrer rs.

    Post a Reply
  9. Minha filha usa chupeta praticamente desde que nasceu. Ortodôntica, claro. A única forma de colocar a pequena pra dormir é dando a chupeta. Eu não fui contra porque sei que é um alívio para nós, mas tenho receio em relação a dentição. Até porque eu usei chupeta até os 7 anos!

    Post a Reply
  10. Tbm era contra… Até q o pediatra disse: deixa ele se acalmar! Quem eh contra eh pq não tem criança em casa…
    E meu filho não ficou viciado. Qdo ele disse pra tirar, foi o q fiz e meu filho nem ligou.
    Acho q foi pq eu não deixava direto. Qdo ele se acalmava, eu tirava.

    Post a Reply
  11. Eu tb era contra… Até minha filha ter resolvido chupar os dedos. Aí não teve como tirar o dedo, né? Insisti para que os trigêmeos pegassem o bico. Funcionou até há alguns meses. Aos poucos eles foram largando o bico por conta, e eles têm menos de um ano. Bjs, Paola!

    Post a Reply
    • Michele Kaiser, parabéns! Eu ainda nem tenho perspectivas de tirar o bico pq tô na guerra total…rs Beijo!

      Post a Reply
  12. Hahaha eu sempre quis que ele pegasse a chupeta pq acho o Ó quando o bebê chupa e dedo! E pasmem meu bebê de 2 meses as vezes pega certinho o dedo
    Saio correndo pegar a chupeta.
    E pra hora de fazer ele largar já to guardando grana pra comprar um pônei!

    Post a Reply
  13. Meu pequeno tinha horas de vida e cuspia a chupeta pra colocar o dedinho na boca…Fizemos plantão, ele pegou a chupeta mas se ela cai ele coloca a indicador dobrado na boca hahhhahaha …. Santa chupeta nas madrugadas de choro!!

    Post a Reply
    • Pois é chupeta a gente faz uma chantagem básica e quase sempre resolve, agora o dedo não dá p cortar né. Quando escuto o estalinho dele chupando a mão corro pra ver se não é o dedo. Morro de medo

      Post a Reply
    • Hahahaha faço a mesma coisa, escuto de longe e corro..É bonitinho mas tenho pavor dele acostumar… Mas se achar o pônei me avisa acho que o o Otávio troca kkkkkkkkkk

      Post a Reply
  14. Minha bb não pega de jeito nenhum! Mas eu gostaria q ela pegasse , pq seria melhor pra acalmar ela. Ela tem colica dai ja sabe ne !! Noites e noites acordada.

    Post a Reply
  15. Cada mãe sabe o que é melhor pra si e pro bebê, meu bebê tem cinco meses e nunca viu uma chupeta, eu virei o bico dele kkkkk e não me incomodo, apesar de ouvir muita bobagem por conta disso. Na fase que ele colocava o dedo na boca eu tirava e colocava o peito, prefiro nao usar pra nao atrapalhar a amamentação. Mas eu fico por conta dele, se tivesse voltado a trabalhar, ou tivesse gêmeos não sei se teria a msm paciência.

    Post a Reply
  16. Minha filha não aceita a chupeta.. ja comprei duas e nada!! Aa vezes penso q seria melhor ela pegar a chupeta para não chorar tanto haha.
    Mas se não pega, então não faço questão de dá rs.

    Post a Reply
  17. Oi,minha filha quando nasceu eu dei o bico.Nunca pensei se seria certou ou errado,sabia que era uma ”tampa para o choro” kkk. Quando ela fez 4 anos tirei,apenas disse vc não chupa mais bico,e joguei fora.Ela adoeceu e eu com dó devolvi.Deixei mais uns dias e tirei,ai ela me deu trabalho mas não voltei atrás.Os dentes dela em alguns meses voltaram todos pra trás.
    Já meu filho não pegava de forma alguma o bico,só queria o peito então dei com mel ele tinha 2 meses ja,nossa foi um alívio,mas hoje ele tem 3 anos e ainda não tirei,apesar de achar bonitinho rsrs.Ele tbm usa mamadeira vou deixar por mais 1 ano.Mas no caso dele já não resolve muito pq mesmo com bico na boca ele as vezes ainda chora.

    Post a Reply
    • É uma luta, né? Adorei o “tampa para o choro”…kkkkkkkkk Grande beijo e boa sorte pra nós!

      Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. CHUPETA – VANTAGENS E DESVANTAGENS | Enciclopédia Materna - […] FONTE MÃE PIRADA – CLIQUE AQUI […]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook