Até quando colocar o bebê para arrotar?





 

Se há uma coisa da qual não sentirei falta nenhuma é a fase de o bebê ter que arrotar! São os minutos mais demorados de nossas vidas. E de madrugada? Uma eternidade…

Nessa etapa chatíssima, sempre entrava no Google para saber ATÉ QUANDO deveria colocar o neném para arrotar e nunca encontrei nenhuma resposta concreta ou indicação médica específica. Até o pediatra dizia que “cada caso é um caso”. Ele também falava que tem bebê que simplesmente não arrota!

Com a minha primeira filha, eu aplicava a regra dos 15 minutos, indicada pelo pediatra. Ficava com o bebê em posição vertical durante esse período. Se arrotasse, ótimo. Se não, colocava no berço. Parei de fazer isso por volta dos seis meses de idade da filhota, quando ela começou a sentar. Esse prazo foi baseado em conversa com as outras mães, já que nenhum médico me confirmou a idade ideal de parar com essa história de arroto.

Com os trigêmeos, fizemos tudo diferente, porque era uma situação de guerra. Às vezes, colocávamos a turma para arrotar. Outras, não. Isso desde cedo. O pediatra sempre disse que não é obrigatório arrotar.  Como falamos, tem bebê que não arrota e pronto. Outros exibem um visível desconforto, indicando a necessidade do arroto. É aquela história: cada caso é um caso (ô resposta chata). Até quando? Depende da situação.

A gente só colocava os trigêmeos para arrotar quando havia um terceiro colo (vovó, visita, etc). Quando éramos só eu e o papai, não tínhamos como atender todo mundo. Também era complicado escolher apenas dois. Então deixávamos a turma ao máximo no bebê conforto após a mamada, pois a posição é elevada. Quem chiasse iria para o colo (e era rezar para os três não chorarem ao mesmo tempo). Se estivessem dormindo, eram colocados direto no berço. A gente observava por alguns minutos e simplesmente pulava na cama logo depois. Não havia como ficar vigiando. Só Deus mesmo…rs

Portanto, ainda não encontrei a resposta definitiva de ATÉ QUANDO VAI A FASE DE ARROTAR! Chato, né? Eu também não gostei disso. Se descobrir algo que resolva nossas vidas, prometo postar. Até lá, paciência, meninas, porque isso passa. Demora, mas passa.



Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

16 Comments

  1. Ai amiga, meu mais velho sempre teve problemas com arroto. Apesar de escutarmos o ar na barriguinha ele só saia 2h depois, mas se colocava ele para dormir ele vomitava tudo. Fiquei levantando ele no colo até os 4 anos. Agora o bebê acorda aos berros se tem arroto preso. A função do mamá leva 1:30h e essa pergunta me atormenta. Até quando?

    Post a Reply
  2. Pra mim sempre valeu a regra dos 15 minutos… pois nas mamadas da madrugada minha bebê nunca arrotou… Até hoje depois de 6 meses fico aflita na hora de por ela no berço…

    Post a Reply
    • Meu bebé tem 1 mês e 18 dias e não arrota sempre depois das mamadas as vezes coloca tudo pra fora

      Post a Reply
  3. Nossa! Nas primeiras semanas eu fiquei só o pó por isso kkkkkkkkk só rindo mesmo!
    Na maternidade me falaram que por segurança mesmo que ela arrotasse em 5′ eu deveria ficar de 15 a 20 min porque tudo no bebê volta com facilidade. Ainda mais em RN e isso é verdade. Eu não dormia pq no final de tdo processo (mamada, arroto, Fralda, fz dormir) já estava qse na hora que minha bebê iria iniciar tdo novamente. Ela mamava de 30 em 30′. Imagina o drama!
    Agora com dois meses ainda continuo colocando mas se arrota rapidinho eu já considero. Se não arrotar e ficar calminha na cama sei que fica tdo bem, mas se ela não dormir logo e ficar brincando ou se agitando é certeza que golfa. E tbm aprendi a ler os sinais dela pq pede pra arrotar. Isso a qlq hora… Mesmo sem ter mamado. As vezes ela acorda incomodada e é só pegar no colo que libera kkkkkkkkk. Mas essa é uma parte chata mesmo…

    Post a Reply
  4. afffffffffff, nem fala!!! Eu detestava isso (não me julguem), e meu filho tinha a ‘mania’ de demorar pra arrotar, e se eu o colocava no berço sem ele fazer isso… se virava, remexia, e ficava inquieto… não tinha jeito, tinha que esperar o guri arrotar mesmo O.o.

    Post a Reply
  5. Ouvi de uma enfermeira que o objetivo real é aguardar o tempo para que todo o leite “desça” e não fique nada retido nas vias respiratórias. A importância de manter o bebê em é a garantia de não engasgar ou aumentar as chances de infecções no ouvido e narinas. Realmente acho que estar certo porque minha filha raramente arrotava. Enfim, seja para o que for, é muuuuuuuuito penosa essa fase!

    Post a Reply
  6. Eu tambem pirava, meu filho acordava de duas em duas horas sendo q levava meia amamentando e mais meia p arrotar, resumindo teve dias q não estava mais aguentando e o pai q teve q colocar p arrotar ,as vezes pensava q era só comigo , q não me lembrava de ter visto minha irmã passar por isso .

    Post a Reply
  7. Noossa eh chata msmo.. eu ficava meia hora cm filho ora arrota e nada.. ate q eu colocava ele no berço. . Dai ele arrotava.. axo q era movimentação q eu fazia.. sei la.. mas era tenso..

    Post a Reply
  8. Olá mamães e papais. . . Em casa sou eu (o pai mesmo hehehe) quem coloca o Arthur (4 meses) para arrotar… minha experiência vai de acordo com tudo que tenho lido aqui no “mãe pirida”… optamos por manter nosso bebê 20 min em posição elevada mesmo que ele não arrote, porém já persebemos que em situações extremas vale a pena arriscar coloca-lo deitado anted deste tempo, caso ele fique incomodado torno a coloca-lo em meus ombros.

    Post a Reply
    • Ahhhh que legal!!! Isso mesmo! Divisão de tarefas!!!

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook