Carta de um bebê para a mamãe que volta ao trabalho

Querida mamãe,

Sei que esse momento é doloroso. Vamos nos separar um pouquinho. Sei que você vai chorar. E eu vou chorar também. Mas sei que você precisa trabalhar para me sustentar. Ou então, para ser feliz na profissão que você escolheu. Por isso, não se culpe, mamãe. Sei que é para o meu bem.

Quando me deixar na creche ou com alguma pessoa de confiança, você sofrerá. Sentirá que está faltando um pedaço de você.  Achará que ninguém vai cuidar de mim como você cuida. É claro que prefiro você, afinal, é a minha mamãe. Mas preciso também aprender a ser independente, conhecer outros lugares e outras pessoas.

Você vai achar que eu não vou me adaptar, mas vou te surpreender. Mesmo sendo difícil no início, vou aos poucos me acostumando com a nova rotina. Posso até chorar na hora em que você me deixar, mas quando virar as costas vou me distrair com outras coisas. Vou evoluir e passar por novas experiências. Vou ficar mais esperto e maduro.

Por isso, mamãe, não sofra. Todas as mamães que trabalham passam por essa separação, de uma maneira ou de outra. Lá na frente, vou entender que tudo o que você fez foi para me dar o melhor. Vou me orgulhar de você. E vou te amar absolutamente do mesmo jeito.

Todos os dias ficaremos afastados por algumas horas. Mas vamos nos reencontrar e matar as saudades. Voltarei feliz para o seu colinho. Esse vai ser o melhor momento do nosso dia, que você vai guardar no coração para o resto da sua vida.

Te amo, mamãe. Tenha força.

Seu bebê.

Comments

comments

Author: Paola Lobo

Share This Post On

372 Comments

  1. Me emocionei…

  2. Nao tem como nao se emocionar.!!!!
    muito lindo.

  3. Que dó o bebê qdo chora chama mamã.Eu cuido de 10 e acho que mãe tinha que ficar com o filho pelo menos um ano.

  4. Estou com quase 4 meses de gestação e já penso nessa árdua parte… Ai que dó…

  5. Pura verdade ! Choreeei , emocionante !! 😉
    Pior parte mais é tudo para o bem !

  6. Poxa , me restam 8 dias ao lado do meu bebê ‘
    Mas pelo jeito vou ter que largar o emprego , ele não pega mamadeira de jeito nenhum e nem as frutinhas , mais cospe que engole ! O pediatra já avisou que se eu voltar ao trabalho com ele desse jeito , ele vai ficar doente e vai perder peso rapidamente ! Agora eu não sei o que faço , pois já moro com a minha mãe … Ai se fico desempregada vou depender mais ainda dela pra poder sustentar o meu filho

  7. Não sei te ajuda mas se no lugar da mamadeira usar o copinho com aqueles biquinhos e se não sugar tenta dar de golfinhos até acostumar com o sabor e tenta outros leites pesquisa por leite vegetais talvez pode ser o sabor até acostumar blog maternidade colorida vai te ajudar

  8. É ele deu uma sugada na mamadeira de água , pois o bico é parecido com o da chupeta … Mas ele sente o gosto do leite , larga e começa a chorar e engasgar !
    Vou procurar esse blog , obrigada !

  9. Oi tenha fé em Deus que tudo vai dar certo meu bebê no começo não aceitou a mamadeira comecei a dar do meu leite na chuquinha para ele faz duas semanas que voltei para o trabalho e ele pegou mamadeira pede para outra pessoa tentar dar a mamadeira para ele por talvez sentir o seu cheiro ele não vai pegar vai querer o peito

  10. Olha Isabela Viianna é bem dificil mesmo. O meu tbm nao pegava. Mas com o passar dos dias ele foi acostumando. Quando retornei ao trabalho ele ainda estava com 5 meses, e aleitamento exclusivo. Tbm moro com os meu pais, sei como se sente. Vai dar certo. Fique tranquila!!

  11. Isabela Viianna, vai dar tudo certo, viu? Com a minha mais velha tb foi assim… Ela só mamava no peito e tinha apenas quatro meses. Passou uns dias recusando mamadeira. Logo depois, começou a se adaptar e pegou rapidinho!! <3 Parece que não vai dar certo, mas dá! Faça o que seu coração mandar! Vai dar tudo certo!

  12. Chorei horrores, pensando na hora de voltar a trabalhar

  13. Ai Rê que carta linda não aguentei, estou aqui sentada no sofá chorando muito, mas sei que isso vai passar, Deus vai me dar forças e tudo vai dar certo, obrigada pela força, adorei, Beijos!

  14. Ai Juliane Casas, vc leu isso? Que fofo??!!!!

  15. Já passei por isso…..achei que ia ser fácil dessa vez, mas estou sofrendo muito. A Bela só pega peito. ..isso está me deixando louca. Mas vai passar é só uma fase.

  16. Uma dica tb é vc deixar que outra pessoa dê a mamadeira. Pq o BB sente nosso cheiro…aí logo quer o peito. É triste, mas trabalhamos para eles tb. Tomara q tudo dê certo pra vc. Bjs

  17. Vai sim Rê, começa a introduzir as papinhas de frutas com 4 meses e a salgada com 5 meses, a minha também é só peito, mas com o retorno ao trabalho, pedi a pediatra, então Malu se adaptou muito bem , come tudo direitinho e mama no peito também.

  18. Menina já estou quase chorando só de pensar 🙁

  19. Ela já começou e está comendo as frutas super bem….o problema é o bico de mamadeira e chupetas, ela não pega. Com fome não vai ficar….. vai tudo na colher.

  20. Chorei só de ler, pensando na minha hora.

  21. Que dificil ne …. aj ai ai ai qta falta vou sentir

  22. Pior parte! Chorava todos os dias quando estava se aproximando o dia de voltar a trabalhar. Não aguentei e larguei o emprego foi a melhor decisão, voltarei ano que vem ele ja terá 1 ano.

  23. Anapaula Sousa le isso

  24. Lembrei de vc, amiga, Adriana Santana!

  25. Malu também não pegou nenhuma chupeta e o único bico de mamadeira que ela conseguiu pegar foi a da mam

  26. Essa olha ☝ pegou só esse bico da mam, não pegou a chupeta da mam não, nenhuma chupeta ela pegou

  27. Mes que vem eu volto a trabalhar e já estou com o meu coração apertado de deixar minha gugu.

  28. Francielle Mendes, lembrei de vc e do Be

  29. Ana Eluf to chorando horrores com esse texto!

  30. É lindo demais mesmo! Coração apertado, né?!

  31. E sabe que o David é tão anjinho que não chorou! Nunca! Sempre ficou feliz no colo da bercarista! Ainda bem! Eu já saio com normalmente, imagina se ele chorasse…

  32. Eles não ligam, a gnt q qse morre né! Eu só volto em fevereiro, mas fico sem ar só de pensar!

  33. Chorando em 3, 2, 1… Andréa Rodrigues De Lorenzo Suany Pires Vanusa Lourenço Fabiana Fioretti Adriana Bougleux

  34. Nem vou ler agora, Bia… Estou sensível pra isso…

  35. Desculpa… Difícil né, mas vai dar tudo certo!

  36. Noely Mendes… olha que fofo!

  37. Cartinha de Lulu, muito lindo!!

  38. Acho que estou passando umas das piores fases da vida…voltar ao trabalho e deixar meus gêmeos com 5 meses em casa!!!
    Coração ta apertado demais!!!

  39. Lê isso Claudia Rodrigues e Edlaine Raulino!!!!

  40. Erica Azevedo de Carvalho dedico a você!

  41. Graças a Deus tive o privilégio de sair do meu serviço e me dedicar ao meu filho.

  42. Privilégio mesmo,eu também tinha esse plano de só voltar quando ele tivesse com um ano,mas infelizmente só o trabalho do meu marido não está suprindo as necessidades da família …enfim aproveite ao máximo seu bbzinho e muita saúde p ele

  43. Tatiane Moreira …seu momento!!
    Apesar que depois de sermos Mães se tornam pra sempre nosso momento rs

  44. Carine Camini lembrei De vc!!

  45. Ranúzia olha VC com isack e eu com Mika em janeiro

  46. Eu quando voltar minha bebê estará com quase 9 meses e não sei se isso será mais fácil ou mais difícil pq hoje com 6 meses ela já faz um escândalo com a minha saída imagine quando maior

  47. Eu tive que optar entre o trabalho e a minha bebê. .. mesmo recebendo o melhor e maior salário que a Enfermagem pode oferecer optei em sair e me dedicar a ela… hj abandonei minha profissão Enfermeira para trabalhar em casa ao lado da minha filha onde faço o meu horário os meus dias trabalhando realizando sonhos de muitas mamaes que são as festas de aniversário! Não me arrependo, pois muita gente me criticou , mais esse é o momento de estar ao lado dela!

  48. Eu já decidi vou sair do trabalho nada pode pagar a minha presença na vida da minha filha nessa fase tao pequena tao necessitada de mim
    Deixar ela nas maos de outra pessoa não
    Quando ela tiver maior ate com 1 ano eu volto

  49. Ah meu Deus, como é difícil, mas é tudo por eles e pra eles.

  50. Está sendo muito difícil eu aceitar, sei q cada dia estou sofrendo, em saber q vou ter q voltar.

  51. Ai amiga, jah chorei tanto.. mas com fé em Deus vai dar tudo certo! ☝

  52. Isso pq ainda nem nasceu kkkk Nathalia Morais

  53. Estes momentos são realmente difíceis. E como!! Mas possíveis e importantes para os dois: mãe e filho

  54. Nossa é muito difícil mesmo, nem voltei ainda pro trabalho mas já to com coração partido em ter que deixar minha princesa o que me consola é que ela ficará com minha mãe mas é preciso ninguém trabalha por que quer e sim necessidade

  55. Como não lembrar de vc Sabrina Rocha Tevardoski, Vladimir Feliciano

  56. Eu voltei essa semana 🙁 mas tá tudo em paz pois minha mãe e meu marido estão com a minha bb. Agora quando eles voltarem a trabalhar vou ter q ajustar os horários pra q ela não precise ir já pra escola.

  57. Geisa Camila Rosangela Bobolato(Fer) e pra mim tambem

  58. Segunda feira é meu dia. Coração na mão… 🙁

  59. Eu estou sofrendo muitoooo, volto ao trabalho na próxima terça. Coração já ta apertado

  60. Aiii Bia Mercurio chorei um monte. So de levar o material na escolinha hoje ja me bateu arrependimento. Mas vai ser para o bem dela.. Segunda ta aii

  61. Nossa que sufoco, 3 dia de trabalho tentando me controlar, a saudade é imensa, o controle emocional quase que impossível! Lendo essa carta não deu pra segurar a emoção ! Fase difícil, vai passar!

  62. Minha filha só nasce em março e estou na dúvida de por na creche com apenas 4 meses. Fico perguntando me todos os dias, como será? Ler essa carta deixou me com o coração na mão.
    Como é difícil esse momento..

  63. Ainda faltam alguns meses e eu ja estou sentindo… afinal passamos por momentos difíceis juntos #amomuitomeubebe

  64. Fernanda Santana olha isso ♥️

  65. Que lindo ♥♥♥
    Sheila Cavalcanti

  66. Cleidiane Fernandes olha aí, vai se preparando.. aí Jesus tia tbm sofre..

  67. Nossa prima…. chorei viu… Meu coração tá doendo de pensar em voltar a trabalhar. ..

  68. Nossa volto a trabalhar amanhã realmente é doloroso demais já fiz a adaptação dela na escolinha, apesar de ser a terceira filha nós nunca acostumamos com essa situação ela se adaptou muito bem pois é muito boazinha minha bebe, agora a mamãe aqui ta de coração partido o sentimento de culpa é grande mas nas condições que se encontrando nosso país não posso largar o emprego, peço a Deus que me de forças para conseguir passar esses primeiros dias que são os piores.

  69. Fernanda Jean Fernandes, pra aliviar o coração! <3

  70. Lindas palavras!
    Ivana Cardoso

  71. Mi,nem me fala a já dói o coração….=/

  72. O meu Deus volto na segunda dia 01fevereiro ja estou com coração na mão, e olha que não sou mãe de primeira de viagem rsrs. Com fé em Deus vai dar tudo certo.

  73. Carla Gomes Fernanda Goulart
    Eu chorei lendo rsrs!

  74. Carolina Burckle olha o assunto q estávamos falando na segunda feira

  75. Nossa não quero nem imaginar como vai ser 🙁

  76. Muito lindo cheguei até chorar….

  77. Eu voltei ontem , como chorei só Deus sabe q quis mesmo desistir

  78. Eu voltei a três semanas, graças a Deus tudo certo , antes de voltar deixava minha bebe com as avos, dindas e vizinha, sei que segundo os pediatras a introdução de alimentos deve ser feita só com seis meses, mas comecei antes ,minha bebe come papinhas e frutinhas , talvez por isso tenha se adaptado mais facilmente ….tudo tranquilo e por fim a es professoras da escolinha que são fofas …

  79. Nossa é de arrepiar, tenho três filhos, volto da licença maternidade semana que vem e a sensacao que tenho é a mesma que tive no primeiro filho. Sensação de abandono, uma vontade louca de jogar tudo pro alto É ficar com eles em casa. Ficar pelo mais velho de seis anos que precisa da minha atenção, pela do meio de 1 ano e 10 meses que está na fase do aprendizado e do caçula de 3 meses que ainda se alimenta através da mamãe.
    Mas é o jeito, um dia vamos nos separar qdo estiverem crescidos tbm!

  80. Lindo! É bem assim mesmo!

  81. Ain que lindo, até chorei! Mas meu coração já doi de pensar em deixar ela…

  82. Raquel F. Mobrise

  83. Olha Fabíola Carezzato que lindo, até chorei!

  84. Chorando muito ainda faltam 2 meses e eu ja to chofrendo… Meu Deus me dar força pra suportar !

  85. Eu não consegui voltar. Graças a Deus tive todo apoio do meu marido.
    Mas, não sei até quando vai dar pra ficar sem trabalhar fora.

  86. Paula Ortiz Bia Castro forçaa!!

  87. Shirlene Martins lembrei de você.

  88. Eu não vou nem ler. Não tenho coração para isso
    Menos de um mês para minha volta. Estou perdida

  89. Tbm não sei se consigo.
    Meu marido me apoia. Mas tbm quero só até os dois anos
    Quero um filho só e ainda vou perder esse início mágico? Graças a Deus tenho condições de ficar. Entendo quem não tem. E ainda tenho dúvidas

  90. Você eu podia ver o seu nenê?

  91. Aí e muito difícil da um aperto eu passei minha licença cuidando da minha princesa não consegui volta agora que ela fez 1 ano voltei a trabalha mas e muito difícil

  92. Inaiara EAlexandre chorei, pois é desse mesmo jeitinho!

  93. Meus Deus!!! Deixar a filha crescer, se desenvolver e descobrir como se virar nesse mundo dói demais! Lendo isso cheguei a conclusão que este sentimento se dará a cada momento novo, seja o primeiro dia de aula, o primeiro passeio, a primeira noite fora de casa. Ela vai precisar saber se virar, e muito bem, sem mim! A volta ao trabalho é o primeiro passo desse longo caminho que ela vai percorrer com suas próprias pernas! Dói, mas tenho que fazer o melhor pra ela, sempre!

  94. Q lindooooo esse bebê é muito esperto. Puxa realidade. Adorei bjs

  95. Faltam dois meses pra eu voltar, eu nem sei se vou Conseguir!

  96. Tô com coração partido já volto quarta-feira não sei como vai ser minha filha só quer peito não pegou bico e não quer a mamadeira e preciso trabalhar só Jesus já chorei muito dá até vontade de desistir de tudo

  97. ai senhor, só faz chorar mais já penso na Luisa falando tudo isso

  98. Cassiana Moreira de Araújo Ludmila Borges 🙂

  99. Volto na segunda e tô aqui em prantos! Sei q vai ser melhor pros dois mas mesmo assim dói! Foram 9 meses na barriga e cinco no colinho… Mas esse colinho não vai acabar!!!!!

  100. Katia Aprile, Jaqueline Souza e Giliana Pizarro, leiam e não sofram tanto! Amo vcs!

  101. imaginei, amiga! Vai dar tudo certo!!!!

  102. Dois meses pra minha volta li e chorei horrores…mesma sensação da primeira filha..desespero..abandono ain meu deus….

  103. Eu tb volto segunda. E tb não é meu primeiro filho. Estamos juntas… Kkkk

  104. Bem meu momento! Segunda feira já é o dia :(.

  105. Anna Novacosque Maythêr Morgana Iris Miranda Brendah Louyse que Deus meu ajude

  106. Exatamente, Tatiane Lima
    É muito complicado. Tudo se reajustou, pois sempre trabalhei fora.
    Não vou dizer que é fácil, mas, menos fácil ainda seria ter que deixar meu filho pra ir trabalhar fora.
    Quando meu filho nasceu, a primeira coisa que meu marido me pediu foi isso, pra que eu não voltasse a trabalhar antes dele completar 2 aninhos.
    Eu dou Graças a Deus, por estar tendo condições de cuidar dele em tempo integral.
    Fico de coração partido pelas mamães que não tem a mesma opção que a nossa.

  107. “Lá na frente, vou entender que tudo o que você fez foi para me dar o melhor. Vou me orgulhar de você.” ❤❤❤❤❤

  108. Lindo mesmo! Mas o melhor são sempre os comentários kkkkkk

  109. Sharlenny Portela , lembrei do c

  110. Nossa mãe pirada, rsrsr chorei muito agora,
    Volto a trabalhar nesta segunda feira é meu bebe fará 3 meses ainda, Trabalharei meio período e deixarei ele em casa com a sogra, volto a trabalhar antes pois e negócio próprio, é preciso voltar, mas meu coração está em pedaços, e esse texto mexeu muito

  111. Emocionante! Já está chegando a minha hora.
    Suhelen Marques, Isabela Almeida e Leila Beatriz Santos.

  112. Kymya Gonçalves. Juscilene Souza Paiva

  113. Ana Paula ELuciano da Paz, Leila Assis e Debora Portuense, estou chorando litros só de imaginar.

  114. Tb já estou com o maior aperto no coração. Volto em abril! ;(

  115. Ai ai! Já estou querendo ver se fico os seis meses com ele, pretendo manter só o peito até lá.

  116. Irlaine Queiroga, eu vou ficar os 6 meses graças a Deus!

  117. Né me fale ja chorei horrores

  118. Chorei lendo, imagine qnd acontecer.
    Fico naquela sensação de tentar fazer o tempo andar mais devagar. É horrível!
    Queria poder não trabalhar, mas…

  119. Olha que lindo meninas….a dor da separação é necessária!! Julyana Tavares Nathalia Carlines Cardoso Renata Calazans Julyerica Tavares Helen Karine Kelry Costa

  120. Deve ser muito difícil mesmo . Mas Deus te dará forças e logo tudo ficará bem !

  121. Já estou sofrendo mto naum sei oq fazer

  122. RoneVanessa Mausolf marca minhas licenças kkkkkk

  123. Pura verdade, Vanessa Ponce. Que Deus nos guie

  124. mamãe só não fiou mais pirada por que sabe que a mana Chaiana Hoffmann ta cuidando muito bem da nossa princesa. amo muito minhas princesas

  125. Gabriele Morais

  126. Aline Barbosa Raquel Torres

  127. Olha Ana Flávia, que lindo!

  128. Nossa isso vei na hora certa estava me sentindo assim mesmo kkk como é difícil.bjs

  129. Assim mesmo. Da vontade de jogar tudo pro alto. Rsrsrs

  130. Que fofo! Pude ouvir a Lelê falando isso… rs… Graças a Deus agora ela tá bem na creche, vai feliz e volta feliz!

  131. Dani Souza SchmidlinMariana Sheps Rademaker

  132. Dani Souza Schmidlin eu tbm! Tenho a mesma sensação quando saio de casa e a deixo na creche.

  133. Toda vez que deixar ela na creche e ela chorar vou ficar lembrando de cada palavra pra me confortar!

  134. Rubia Souza mostra p sua irmã

  135. Voltei na terça quando meu bebê estava completando seu quarto meszinho, eu sofri muito estou sofrendo ainda mas ele, ele nem ai pra mim te a muito bem obrigada kkkk fica com minha mae ela filma ele tira foto e me envia o tempo todo rs ele rindo dando gargalhada quase não chora só na hora de dormir mas isso faz até comigo … to feliz por ele ter ficado tao bem

  136. Que lindo, imaginei Sophia falando tudo isso pra mim, quase chorei!!! 😉

  137. NOSSA QUE TEXTO MARAVILHOSO!!! Chorei tanto…

  138. Ai como é dolorida essa fase, um bilhões de sentimentos e uma vontade louca de jogar tudo para o alto. Pedi tanto a Deus para conforta meu coração e me dar forças.

  139. Meu coração já tá doendo já falta um mês

  140. Eu li hje mais cedo…mas ainda da um aperto no peito deixar tanto tempo longe da gente né…

  141. Afe, morrendo de chorar aqui…. volto a trabalhar na segunda feira…. ô dor no coração. ..

  142. lEmocionante mesmo, lindo…

  143. Sou eu!! voltei tem pouco mais de uma semana. ainda tá sendo difícil….chorei com o texto, sim ou claro que sim?!!!

  144. Vanessa Gonçalves, minha sobrinha foi com 4 meses e deu tudo certo! Acho que nessa fase, quem sofre mais são as mamães! Quanto mais velha a criança, acredito que mais difícil seja a adaptação, porque elas estranham! Força, viu? Vai dar tudo certo! <3

  145. Tatiane Lima, a cartinha é para dar força! O bebê fica bem e feliz, porque precisa ter novas experiências…rs Lê sim q vc vai gostar!!!

  146. <3 Obrigada, Pamela Maia! Vai dar tudo certo, vc vai ver!!!

  147. Mãe Pirada obrigada pela força. Mãe de primeira viagem aos 32 anos assusta né rs, minha carga horária diária é hiper puxada, mas vou conseguir me adaptar. Preciso aprender a desapegar do escritório tbem rs.. Bjo

  148. Tento não pensar nesse momento. Até hoje fico mal quando deixo a Sofia, imagina agora deixando 2.

  149. Emocionante a cartinha, coração apertado so de pensar que uma hora tenho que deixa a minha bb com alguém. 🙁

  150. Voltei a trabalhar tem 2 dias, foi muito difícil, o dia inteiro olhando a fotinho dela. Ela ainda mama no peito e está sentindo muita falta, dá muita dó, mas eu preciso trabalhar.

  151. Débora Kelly da Silva, olha que fofinho! Chorei e a minha fase difícil já passou

  152. linda linda!! Li a primeira vez qdo voltei a trabalhar chorei e choro novamente…

  153. Ai Dra….daí nós da DP vamos escrever uma cartinha desse naipe pra vc tbem…kkkk

  154. Daniela Morais leia esse texto lindo !

  155. Lindo texto mas já estou sofrendo mesmo Deia de Oliveira

  156. Dura a separação né … Eu vou mais tranqüila por que ele vai ficar com a minha mãe

  157. estou chorando horrores! Nao estou preparada…

  158. Viiiiixi.. Quel..vai acalmando seu coração.. Deus nos ajude..

  159. O mais difícil pra mim tá sendo conciliar a dupla jornada To ficando mto cansada

  160. Chorei, mas é isso aí mesmo! O melhor pra nós duas!

  161. Deborah Peixoto acredite, não parece que vai dar certo, mas dá.

  162. Renata Lucindo imagino.. Amanhã sou eeeu

  163. Nany Gurgel eu sei que vai dar. Obrigada!!!

  164. Amanha, Ellen Gonzalez??? Boa sorte!!
    E vc nao veio conhecer a Elisa!

  165. Esta sendo muito difícil a separação pra mim e para minha princesinha ela está com 1e 4 nossa como eu sinto falta dela e do meu príncipe meu filho tem 10 mais ela é demais tá muito difícil quando eu chego parece que ela fica irritada com tudo a minha impressão é que ela está me cupando por ela está o dia todo na escolinha estou muito chateada

  166. Olá! Muito boa suas dicas. Hoje a busca pelo empreendedorismo digital é o meu foco pensando na maternidade. Obrigada.

  167. Que bom! Fico feliz! Um grande beijo!!!

Submit a Comment

Facebook